SEO para ecommerce: Como rankear para vender mais

seo para ecommerce

Você sabia que SEO para ecommerce não é só encher seu site de palavras-chave (o que é conhecido como Keyword stuffing)? Especialmente quando falamos de comércio eletrônico.

Vários fatores influenciam a Otimização da sua Loja Virtual, partindo da experiência do usuário no seu site, passando pelos comentários sobre seus produtos, os compartilhamentos nas redes sociais, chegando aos links criados em outros sites para o seu e-commerce.

Lembrando que toda otimização também faz parte das ações de Estratégias de Inbound Maketing, pois melhorando a experiência do usuário e os conteúdos do seu site, você rankeia melhor e atrai mais tráfego qualificado.

Configuração de projeto de Otimização

Qualquer estratégia efetiva começa pela identificação de um objetivo SMART.

O Time NTP te ajuda a entender que meta você vai precisar atingir, em quanto tempo e se tal meta é viável. Uma vez estabelecido o objetivo de projeto, vamos implementar as seguintes etapas:

  • Primeiramente precisamos estabelecer quem é a persona do seu negócio. A NTP te dá assessoria para identificar o seu alvo de forma detalhada e assertiva.
  • Depois vamos analisar o mercado onde você está atuando ou vai atuar. Vamos fazer o que se chama Estudo de Benchmarking para achar referências (Benchmarks) online para seu negócio.
  • Na base da análise de mercado, de benchmarking e da sua concorrência, estudaremos quais são as palavras-chave principais a serem trabalhadas para sua loja virtual.
  • Depois aprofundaremos com base na análise dos dados históricos de interação dentro do seu site. Para fazer isso, vamos configurar as ferramentas de rastreamento (Google Analytics, Google Tag Manager, Hotjar, SemRush, Screaming Frog, Similar Web).
  • Finalmente a Consultoria NTP te dá orientações para melhorias do site e das páginas de produtos e serviço para deixar a experiência do usuário mais amigável e simples. Sempre focando na Buyer Persona específica da marca.

Operação: Projeto SEO para ecommerce On-Page

Um projeto de Otimização On-Page inclui uma série de técnicas de SEO, com o objetivo de deixar a sua loja online pronta e limpa para o potencial comprador.

Nós dividimos um projeto de SEO On-Page em

  • Fase higiênica – onde vamos intervir no código do seu e-commerce para deixá-lo mais leve e estruturado para facilitar a vida dos motores de pesquisa;
  • Fase estética – otimização e estratégia de marketing de conteúdo (texto, imagem, vídeo) deixando o site mais agradável para o usuário.

É muito importante, em um projeto de SEO On-Page, fazer um estudo de usabilidade do Site (UX Test)

Projeto SEO para ecommerce Off-Page

Com a sua loja online funcionando, você precisa interagir mais proativamente com o mundo externo.

A otimização Off-Page tem o objetivo de criar, de forma natural, links externos para seu site. Assim aumentará a autoridade do seu e-commerce na internet.

Isso é feito por meio de:

  • Link Building – criação de links de sites com já boa autoridade para o seu e-commerce entrando em contato direto com os donos dos sites alvo (exemplo Blogs);
  • Marketing de Influência (Blogueiros e Vlogueiros) – interação com os influenciadores de segmento com objetivo de entrar na comunidade deles;
  • Análise de qualidade de backlinks – remoção de links que podem ser nocivos para seu site.

Conclusão

O SEO para ecommerce deve ser trabalho em conjunto com estratégias de qualquer modelo de marketing digital, pois os resultados de SEO costumam aparecer mais médio e longo prazo.

Fortalecer o rankeamento orgânico de qualquer site é o objetivo principal , mas isso sempre deve estar atrelado a melhor experiência de usuário para que não haja obstáculos durante sua jornada de compra que possam afetar sua decisão negativamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *