Toda empresa precisa conhecer o mix de marketing, ou seja, os 4p in marketing.
O sucesso da Estratégia do seu negócio B2B depende da forma como está trabalhando com esses elementos, que são identificados em: produto, preço, promoção e praça.
Nesse artigo, você encontra uma explicação sobre cada um dos “p” para esclarecer a respeito da importância de trabalhar com essas estratégias.
O mix marketing ou 4p in marketing
O mix marketing ou 4p in marketing pode ser entendido como as variáveis que afetam o seu negócio e que podem ser controladas pela empresa.
Além disso, é importante destacar que são elas que são trabalhadas para despertar o desejo de compra no seu público-alvo.
Por isso, fica fácil para a sua empresa perceber a importância de explorar com sucesso as Estratégias de Marketing Digital. Pois esse tem o objetivo de buscar identificar e satisfazer as necessidades dos clientes.
Sendo que isso envolve diretamente o bom gerenciamento dos clientes, marcas e produtos. Dessa forma, a empresa desenvolve ações estratégicas para atingir o seu público, tornando-se visível.
Vamos apresentar uma explicação de cada um dos 4p in marketing:
Produto
O “p” de produto dos 4p in marketing é um elemento que toda empresa trabalha, que pode ser tangível ou intangível, tal como os serviços. Desse modo, o objetivo é satisfazer uma necessidade do cliente.
Além disso, é importante destacar que todo produto tem um ciclo de vida, que deve ser planejado. Assim como, é importante salientar as características e atributos que o seu produto oferece aos clientes. Por isso, você deve pensar a respeito das seguintes questões:
- Quais as necessidades que o seu produto atende do cliente?
- Quais os desejos que o seu produto pode satisfazer do cliente?
- Como o seu produto atende essa necessidade ou desejo do cliente?
- De que forma o cliente irá utilizar os benefícios do produto?
- Como o produto se diferencia dos outros no mercado?
- O produto inclui recursos extras para satisfazer o cliente?
- Como será a embalagem do produto, caso venha a ter uma?
É preciso que a empresa tenha clareza que o melhor produto é aquele que atende às demandas do cliente e satisfaz as suas necessidades.
Preço
Esse “p” de preço dos 4p in marketing está relacionado com o valor. Dessa forma, temos de salientar que está diretamente associado com a forma da venda consultiva. Assim como tem a ver com o valor final que o cliente irá pagar para adquirir o produto ou serviço.
Além disso, é importante mencionar que existe o valor agregado pelo cliente. Ou seja, o valor que o cliente atribui ao serviço ou produto e, por isso, justifica aceitar ou não o seu preço. Nesse sentido, algumas observações são importantes, tais como:
- Se você mantiver o produto com preço muito abaixo do mercado, pode ser interpretado como sendo que o seu produto não possui qualidade;
- Se trabalhar com preços muito acima da média de mercado, pode ser interpretado como sendo um produto de qualidade muito superior, mas dificultar a venda.
Nesse sentido, é preciso observar que o preço tem de cobrir os custos e gerar uma margem de lucratividade. Pois, caso contrário você corre o risco de desencadear uma crise financeira no seu negócio.
Para estabelecer o preço de um produto ou serviço alguns aspectos são importantes e você pode pensar sobre eles a partir das seguintes questões:
- O custo de produção do seu produto ou serviço está orçado em quanto?
- O produto apresenta um valor que é percebido pelo cliente?
- Em termos de mercado e concorrência, o preço atual é competitivo?
- O preço do seu produto está em qual faixa de preço para a sua distribuição?
É preciso ter em vista que a determinação de preço tem três objetivos:
- O posicionamento que estabelece o valor agregado do seu produto;
- O objetivo financeiro que estabelece a participação de mercado para o seu produto;
- A oferta e demanda que estabelece o equilíbrio entre a quantidade ofertada para a demanda de mercado.
Promoção dos 4p in marketing
No que se refere ao “p” de promoção dos 4p in marketing temos de observar que envolve as estratégias de comunicação que adotadas pela empresa para a divulgação e promoção do produto. Por isso, o objetivo da promoção é atrair os clientes que a sua empresa deseja.
Uma estratégia de promoção pode ser trabalhada a partir dos seguintes itens:
- Propaganda: é uma forma impessoal de promover produtos e serviços, que é paga;
- Vendas diretas: ocorre pelo contato de forma pessoal e direto para realizar a venda;
- Marketing direto: são os esforços voltados para o público que já tem interesse no seu produto, podendo utilizar de e-mail marketing e ações de mala direta;
- Promoção de vendas: são ações como cupons de descontos, concursos e amostras para incentivar as vendas;
- Relações públicas: é a gestão da comunicação corporativa com os clientes que interessam para empresa;
- Publicidade: é a divulgação da marca e do produto através de eventos e patrocínios.
Logo, a ideia de oferecer uma promoção é de estar divulgando a sua marca e as suas soluções para atender as necessidades e desejos dos clientes. Nesse sentido, você deve pensar a respeito das seguintes questões:
- Quais são os melhores canais para estabelecer a divulgação da sua marca e produto?
- Como os concorrentes estão fazendo a divulgação da marca e produto deles?
- Se o seu produto é sazonal, qual é a melhor época para investir em campanhas de marketing?
- Onde a maioria do seu público-alvo se encontra?
- Quais os melhores dias e horários para promover seus produtos e serviços?
Uma boa combinação para o seu mix de promoção deve levar em consideração o tipo de mensagem, o público-alvo e as limitações do orçamento.
Praça
O “p” de praça dos 4p in marketing é mais identificado como sendo distribuição. Ou seja, relaciona-se com a escolha dos canais através dos quais os clientes vão ter acesso ao seu produto, as informações e suporte.
Saiba que uma localização estratégica é um fator de sucesso para o seu negócio. Uma vez que a sua preocupação número um deve ser a de identificar onde o seu cliente está.
Dessa forma, para estabelecer uma estratégia adequada de distribuição é importante pensar a respeito das seguintes questões:
- Em quais lugares os clientes costumam procurar o seu produto ou similar?
- Qual o diferencial que você pode estabelecer para distribuição do produto?
- Quais canais você por utilizar para fazer a distribuição do seu produto?
Portanto, detalhamos para você os 4p in marketing para você aplicar na sua estratégia de marketing. Uma forma de fazer isso com assertividade é buscando os serviços de uma consultoria de marketing digital que está preparada para ajudá-lo a alcançar o sucesso.
Gestão terceirizada do Marketing para definir de forma eficaz os 4ps da sua empresa
Para definir de forma eficaz os 4Ps da sua empresa no contexto B2B, a gestão terceirizada do marketing, através do CMO as a service, desempenha um papel fundamental.
Terceirizar a gestão de marketing permite que as empresas concentrem seus esforços nas atividades estratégicas cruciais, enquanto especialistas externos se dedicam à análise e definição dos elementos-chave: produto, preço, praça e promoção.
Com um CMO dedicado, as empresas podem obter insights especializados e uma abordagem direcionada para adaptar os 4Ps às demandas específicas do mercado B2B, garantindo uma estratégia de marketing sólida e eficaz.