Para entender como montar uma loja virtual, precisa ter claros os problemas que seu ecommerce poderá apresentar.
Assim pode se planejar para resolvê-los logo que aparecerem.
Quando você se depara com alguns problemas comuns de ecommerce, as coisas podem complicar um pouco.
Um mito comum é que comprar na Internet é mais barato, quando na verdade a Internet simplesmente oferece mais oportunidades que é igual a + concorrência! Às vezes entre estas oportunidades estão maiores promoções, ou pelo menos acesso a essas promoções.Mas esta não pode ser considerada uma regra.
Estimativas de Crescimento das Lojas Virtuais
Vamos começar com alguns números:- O mundo do varejo online faturou R$ 52,2 bilhões em 2018, um aumento de 12% comparado com o ano de 2017 ( Fonte: EM);;
- Segundo essa mesma matéria, o tíquete médio de compras foi de R$ 434, ligeira alta de 1%;
- Segundo a revista Ecommercenews, o e-commerce cresceu 12% em 2017 e tem projeção de 15% de crescimento para 2018 – bem próximo ao esperado.
- Além disso, uma pesquisa do Google estima que as vendas pela internet devem dobrar até 2021. (Fonte: G1)
Então, você surfa na onda, resolve montar um site e-commerce e pronto, é só deixar lá, certo?
Seus esforços serão mínimos…..
NÃO!!Sabemos que muita gente pensa assim, porém estão super enganados!
Importante avisarmos que tanto um site institucional como um e-commerce são o que chamamos internamente aqui na NoTopo, de organismos vivos! Sim!Não se iluda achando que Investimentos devem ser 100% voltados apenas para lojas físicas.
A sua loja online precisa estar em perfeitas condições para que não perca visitas, clientes e vendas! *principalmente vendas.Um site desatualizado, sem manutenção, sem informações de contato, muito poluído, cheio de erros de carregamento e problemas de navegação, por exemplo, é um CAOS total!
Ao invés de facilitar a compra do internauta que acessou o seu site, muitas vezes através de um link pago, ele o deixa mais frustrado e ainda passa uma impressão de amadorismo.Embora o e-commerce seja uma opção cada vez mais frequente entre os consumidores- já entrando em categorias de serviço, pois facilitam a vida das pessoas, alguns erros cruciais, que são cometidos pela falta de manutenção do mesmo (como análise e teste), podem fazer com que o usuário perca o interesse e desista da compra e corra atrás daquele seu concorrente que vive disputando cliques com você.
Esse problemas que vão desde a estruturação até a processo de finalização da compra, podem afetar diretamente o faturamento e fidelização dos clientes.Sendo o segundo o processo que devemos mais no atentar, pois a primeira compra de um usuário no seu site não indica que ele já é seu cliente, ele vira seu cliente a partir da segunda compra.
Se você não estruturar o relacionamento com o cliente muito bem, não adianta promoção, frete grátis e black friday!
Você sempre vai gastar um dinheirão para encontrar novas pessoas para converterem no seu site.
O que você precisa fazer, que é ESSENCIAL para todos que entram nesse novo mundo, é: oferecer a melhor experiência online para o usuário e pesquisar muito bem sobre o segmento que vc quer entrar, pois a internet é um Oceano Vermelho com grandes Market Places! Aqui falaremos sobre algumas dicas valiosas que podem te ajudar a enxergar e evitar erros no seu e-commerce!
No entanto a maioria dos problemas principais de um e-commerce estão na gestão do negócio em si, bem antes da divulgação do mesmo. Precisa levar isso em consideração pois, enquanto para divulgação você tem mais controle da Tática e da Estratégia que você implementa e de como é operacionalizada, na gestão da sua loja virtual existem problemas que poderiam estar fora do seu controle.Estas dicas vão acabar te ajudando no SEO para seu ecommerce e, de forma geral, na sua estratégia de Inbound Marketing, para que sua loja possa vender com ROI positivo.
Vamos lá?
1. Navegação não amigável e Mecanismo de busca para entender como montar uma loja virtual
Nada mais chato e desanimador do que entrar em um site e não encontrar o produto que deseja! Que adianta divulgar seu site se o usuário entra nele e tem dificuldade para achar o produto que ele quer?Ele deveria chegar a qualquer produto com no máximo 3 cliques.
Em algumas situações, o problema está no mecanismo de busca do site, a barra de pesquisa que geralmente fica no cabeçalho do e-commerce.Isso é um meio simples e rápido de encontrar o produto no site, porém, se for ineficiente pode gerar uma GRANDE frustração!
Desenvolver um design bem pensado, colocando em destaque e com sugestões de autopreenchimento de produtos são algumas das funções para que seu e-commerce forneça uma boa experiência para o usuário. Criar um mecanismo inteligente é uma das melhores formas de evitar que seu cliente migre para o concorrente.2. Estoque dos produtos de um e-commerce: logística, custo alto de frete, frete gratuito, etc
Acabo de comprar um iluminador para gravação no grande Mercado Livre, paguei direitinho e só depois de 3 dias eles me informaram que o produto está fora de estoque. Imagine a minha frustração!Não ter um controle eficiente do estoque é um dos erros mais comuns de logística. Se o cliente compra um produto que não está disponível, ele ficará frustrado. Por isso, lembre-se de controlar todas as mercadorias que entram e saem, criando um sistema de organização impecável.
Esteja ciente dos produtos mais vendidos e mais procurados, e claro, não deixe faltar! 😉 A qualidade da logística muitas vezes é independente do seu serviço e uma entrega ruim pode impactar seriamente o posicionamento da sua marca. Além disso os custos de logística (frete e depósito) são muitas vezes subestimados para quem começa um e-commerce, pensando que é simplesmente uma loja, porém mais barata. Errado! É uma loja…simplesmente diferente do que a física.3. Processo de compra complicado em uma Loja Virtual
Por mais que a pessoa esteja MUITO interessada no seu produto, um processo de compra muito complicado ou longo pode dificultar suas vendas!É chato para você, é chato para seu cliente também! Seus clientes, e uma grande parte das pessoas, não terão tempo e nem vontade de preencher três ou quatro formulários com dados pessoais antes de fazer uma compra.
Ainda mais através do celular… Esse processo além de tornar chata e complicada a primeira experiência para entende como montar uma loja virtual, pode fazê-lo pular fora antes do checkout.
4. Detalhe do produto
Muitas vezes o produto é apresentado só com o nome, falta uma descrição, algumas imagens lindas.Aqui você ainda pode usar as redes sociais para divulgar a descrição do produto.
Tenha cuidado em manter a consistência entre o que é divulgado no Facebook e no Instagram e o que é apresentado no seu e-commerce.
5. Produtos de uma loja virtual mal apresentados
Muitas vezes as lojas virtuais não apresentam uma consistência visual (fundo de cores diferentes, mais comum nos market place).Você deve ter uma identidade visual, então por exemplo se sua identidade é laranja e azul, use sempre as mesmas tonalidades toda vez que usar estas cores. Caso contrário passará uma sensação de confusão para seu potencial cliente. Além disso outros problemas recorrentes em site de e-commerce são:
- Fotos de baixa qualidade;
- Plataforma de compra ou muito ruim ou excessivamente avançada para as necessidades.
No e-commerce, entretanto, a chance de arrependimento é maior.
Se o produto não for apresentado de forma correta, haverá grandes chances de não despertar o desejo do consumidor.
Além da má impressão que a sua marca poderá deixar na cabeça desse internauta.A dúvida sobre o que se está comprando é a maior inimiga das vendas, e muitas vezes mais impactante do que o preço!!
Fotos de qualidade e em todos os ângulos dos produtos e uma descrição detalhada sobre todas as suas características, fornecem ao cliente a segurança para comprar o que ele procura, e evitar devoluções e surpresas desagradáveis.Nunca desperdice a chance de pedir para um cliente, que acabou de comprar um produto do seu e-commerce, fazer uma avaliação na página do mesmo produto comprado. 😉
6. Poluição visual do seu site
Quando o layout do seu site é mal planejado, projetado ou ainda poluído, o cliente não consegue se localizar. Fica perdido em meio a propagandas desnecessárias, design confuso e janelas pop-up por todos os lados.Evite utilizar tudo que for capaz de cansar as vistas do seu consumidor.
Não encha o seu site de coisas chamativas, luzes piscando, recursos vibrando ou se mexendo, inúmeros banners e imagens.
Esses elementos não são proibidos, o importante é saber utilizá-los na medida certa.
7. Integrações com plataformas externas (ERP, API de compra e pagamento)
Grande dor de cabeça, especialmente em relação aos meios de pagamento. Pense que se o grande PayPal tem um atendimento que é um desastre, imagine o de algumas plataformas nacionais.E isso também pode impactar na imagem da sua marca.
E não adianta xingar o programador, são problemas mesmo de protocolos de integração. Mesmo problema acontece quando existem muitos plugins no site, por exemplo se o e-commerce foi feito em WordPress.
8. Links quebrados
Cuidados com os links quebrados.. Sabe, aqueles links que levam o visitante para lugar nenhum? Então, isso não deve mais existir.Utilize ferramentas que te ajudam a identificar esse links!
É preciso fazer uma verificação para saber se todos os links do seu site estão funcionando corretamente, caso contrário, corrija-os!9. Tempo de carregamento do site
Que adianta o usuário chegar até o seu site e ele demorar para carregar? Faça uma avaliação no Google Speed Insights antes de divulgar o seu site e frustrar os seus clientes.10. Como resolver os Problemas de um site e-commerce?
Ofereça a opção de compra sem cadastro ou, então, o login com o cadastro de uma das Redes Sociais.Permita com que ele compre o produto sem essa obrigação que, muitas vezes, consistem em muitos dados!
Outras coisas super frustrantes são os problemas com o frete e erros na hora do pagamento!É importante, que o processamento do pagamento seja seguro e também eficiente, garantindo o sucesso da venda.
11. Atendimento para um cliente para entender como montar uma loja virtual
Na hora que os clientes precisarem, como irão entrar em contato com a sua equipe?As informações de contato da sua empresa, devem estar sempre visíveis para que os clientes consigam entrar em contato facilmente.
Confira abaixo alguns sinais de falha nas vendas do e-commerce:
Conclusão
Você ainda acha que ter um e-commerce é suficiente para vender online? Por mais complexo que sejam as tarefas de gestão da sua loja, é importante saber que um site não vende só pelo fato de existir. Ele precisa de divulgação que passe por um reconhecimento da marca e dos seus produtos nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram.Lembre-se que os preços dos produtos não são mais o único fator chave da avaliação dos usuários, mas, sim, a sua loja como um todo.
O seu e-commerce deve ser bem apresentado e funcional!Não deixe de resolver os erros que podem detonar o seu site.
Busque soluções e ideias junto com a sua equipe e faça a seu e-commerce crescer em vendas, com um atendimento de qualidade e sendo referência no mercado.
Precisa de uma Estratégia de Marketing Digital para que sua loja virtual aumente as vendas e melhore o seu Retorno sobre Investimento?
Fale já com um dos nossos consultores! 😉
Oiii tudo bem ? Espero que sim !
Adorei seu artigo muito bom mesmo;
Sucesso 🙂