O que são anúncios de alta conversão? O que comem e onde vivem?
95% das pessoas ignoram os anúncios, mas, o que 5% das pessoas têm em comum?
A maioria dos criativos de anúncios não parecem anúncios! Banner blindness foi um estudo científico sobre a não eficiência dos anúncios, feito por Benway e Lane, em 1998, através do qual eles descobriram que as pessoas automaticamente ignoravam os anúncios, porque o nosso cérebro é treinado para pular anúncios.
A maioria dos anúncios que dão resultado não se parecem com anúncios. isso significa que você deve fazer um anúncio sem cara de anúncio?
Não!
Tudo vai depender de uma série de regrinhas que veremos a seguir
Definindo o público alvo
Para criarmos um bom criativo para anúncios efetivos e de alta conversão é importante saber para quem será aquele anúncio e qual é o objetivo do mesmo.
Qual é o cargo dessa pessoa? Qual é a idade? O que ela gosta de fazer? Qual é o tamanho da empresa em que ela trabalha? Quais são as dores e valores dessa pessoa?
Tenha sua persona bem mapeada, entenda suas dores. Tanto no b2b quanto no b2c a lógica é a mesma: São pessoas, todo CNPJ possui um cpf por traz
Mais importante do que chamar a atenção das pessoas é não chamar a atenção das pessoas erradas. PAra montar o seu ICP e sua buyer persona aqui vão algumas dicas:
Em uma Estratégia de Marketing para segmentos B2B, existe um diferença entre Buyer Persona (Perfil do Comprador) e ICP (Ideal Client Profile = Perfil do Cliente Ideal).
O Cliente Ideal pode não ser uma pessoa, no segmento b2b por exemplo ela se trata de uma empresa
Já o Buyer Persona é a simulação do tomador de decisão ou influenciador de decisão dentro da empresa que corresponde ao Cliente Ideal.
Por exemplo, essa pessoa pode ser tanto o diretor de um departamento, quanto o sócio da empresa.
Em segmentos B2C, o cliente é uma pessoa (consumidor final). Desta forma, o ICP pode coincidir com o Buyer Persona.
No B2B, informações sobre ICP incluem:
- Segmento e Mercado
- Faturamento da empresa – potencial cliente
- Número de colaboradores
- Geolocalização
- Já usou nossa solução
- Qual a faixa de Investimento.
Já as informações sobre o Buyer Persona incluem:
- Nome;
- Idade;
- Sexo;
- Departamento;
- Cargo;
- Meios de comunicação usados;
- Principal dor / desafio dentro da empresa;
- Qual dos nossos produtos/serviços podem ser a solução ao problema do Buyer Persona;
- Objeções que possa ter sobre nossa solução;
Quando encontramos uma empresa que se encaixa nas características do ICP, falamos de FIT da empresa.
FIT é uma palavra inglesa que significa ‘caber’. Assim, uma empresa FIT é aquela que tem todas ou quase todas as caraterísticas do ICP.
Segmentação
Quando você faz a lição de casa e já mapeou todo o seu icp a segmentação será o mais simples, basta segmentar a plataforma que irá rodar o criativo para o anúncio de acordo com o que você já definiu como persona.
A ideia aqui não é atingir todo mundo, apenas a pessoa certa. Não tenha medo de segmentar as suas campanhas.
Exclua públicos que você tem certeza que não fazem parte do seu ICP e mantenha aqueles que fazem parte.
Ferramentas como insight tag do linkedin, google analytics podem te ajudar a verificar quais públicos estão interagindo mais com o seu site e quais não possuem tanta interação. No caso do facebook você pode utilizar o facebook insights para analisar quais públicos estão interagindo com sua página ( https://www.facebook.com/ads/audience-insights/ )
Entenda o motivo pelo qual você fez aquele anúncio.
Muita gente faz anúncio sem pensar qual o objetivo com o anúncio (por exemplo: se você quer que as pessoas chamem você no WhatsApp, você tem que falar no anúncio pra pessoa clicar no botão e chamar você no WhatsApp).
Ser o objetivo é falar com o comercial a call to action precisa ser para falar com o comercial ou pedir um orçamento, para cada etapa do funil teremos um objetivo diferente e um anúncio diferente.
Antes de sair criando anúncio é importante entender qual é o seu objetivo, se você não souber para onde vai, qualquer lugar serve. Então defina os objetivos do anúncio antes.
Faça uma análise sobre os seus concorrentes
Por meio de plataformas como semrush ou a própria biblioteca de anúncios do facebook ( Biblioteca de Anúncios) é possível dar aquela espiadinha nos criativos dos anúncios que os seus concorrentes estão fazendo, o semrush te mostra concorrentes da mesma palavra chave e a biblioteca do facebook é possível pesquisar pela página do concorrente ou por palavras chaves. Se inscreva na news de seus concorrentes, entenda o que eles fazem e por que fazem.
Lembre-se:
A análise é para se INSPIRAR e não COPIAR.. Então, pegue, em média, 3 anúncios de referência por semana. Isso já dá 150 anúncios por ano. SEJA MÉDIO COM CONSISTÊNCIA PARA SAIR DA MÉDIA! São as pequenas coisas que você faz todos os dias que vão fazer de você um anunciante incrível.
Como o google meu negócio pode aprimorar os seus anúncios?
Ainda falando sobre concorrentes o google meu negócio é uma ótima sacada para entender o que falam sobre os seus concorrentes, por meio dos comentários você entende o que as pessoas gostam e o que elas não gostam sobre eles. Utilize esses argumentos a seu favor.
Se alguém reclamar sobre o atendimento do seu concorrente, coloque no seu anúncio que você possui suporte 24 horas.
Quando alguém elogia seu concorrente pela qualidade do serviço, coloque em sem anúncio ou em sua comunicação depoimentos de clientes e notas sobre o seu produto.
Cliente oculto
Pera o que um cliente oculto tem haver com o criativo dos anúncios?
Por meio de um cliente oculto você conseguirá visualizar melhor todas as fases que o lead irá percorrer durante a reunião com seu concorrente e qual é o tipo de comunicação que ele está usando, não preciso dizer que você não deve jamais plagiar o concorrente não é?
Utilize as forças do seu concorrentes para se inspirar e às fraquezas como pontos para serem desviados
Entender o formato de cada mídia (cada um no seu quadrado).
Cada mídia tem o seu formato (por exemplo: você não vai anunciar no TikTok uma aula de 1h30min sobre como funcionam os anúncios online, porque não é o formato da mídia).
Cada canal possui um formato e um público, (sim você vai ler muito sobre público), por isso é importante fazer todos os passos anteriores bem feito.
Exemplo o Linkedin possui os anúncios mais caros, porém uma segmentação mais assertiva para o b2b,
Nessa etapa um consultor de marketing poderá te auxiliar, para definir o canal será necessário ter um vasto conhecimento sobre o que aquela plataforma faz e o que ela não faz, qual é o público que utiliza aquele canal e como ele utiliza? Você pode passar a mesma mensagem em todos os canais, mas cada um terá sua forma adaptada
Título dos anúncios
Usuários da internet não leem. Eles examinam, em um padrão em forma de F.
Se você simplesmente copiar os seus concorrentes, você não vai se destacar entre eles. Existem uma grande quantidade de pessoas tentando aparecer no topo do google com o mesmo termo.
Veja o que elas possuem em comum e analise você mesmo quando clicar em algum anúncio.
Por que eu cliquei nesse anúncio e não em outro?
O que ele tinha de diferente?
Uma das dicas de redação para o seu anúncio é usar as palavras ‘você’ e ‘seu’ quando for falar dos benefícios ao cliente.
Essas duas palavras podem melhorar significativamente o desempenho do seu anúncio.
Então, você não tem que fazer o anúncio pra agradar todo mundo! Tente ativar o gatilho do “aaaaaah, ele tá falando comigo”.
Como saber que o criativo dos anúncios funcionou?
Por meio de perguntas
Por exemplo: “Se uma das suas metas é ter mais engajamento/vendas/visibilidade através da internet, eu tenho um convite pra fazer pra você.
Você quer aprender a fazer anúncios online?”
“Precisa de uma solução com baixo custo benefício e alto engajamento para a semana do meio ambiente?”
As perguntas auxiliam o lead nesse processo de “Sou eu, esse cara sou eu”
Testar o criativo para anúncios
Para ter anúncios de alta conversão é necessário testar.
Veja o que funciona de forma orgânica e expanda para o ads. Isso não significa que irá funcionar todas as vezes, mas será mais fácil validar um criativo que performou bem de forma orgânica do que ir gastando dinheiro à toa a cada novo teste.
Anúncio de alta conversão: Elementos básicos
Faça o básico bem feito, existem alguns elementos que todo anúncio precisa ter.
O padrão mais simples é o seguinte: gancho + conector + corpo + conector + CTA.
Gancho: O gancho é a pergunta, a história, a sacada contraintuitiva e o segmentado. Por exemplo: “SE você…” +
Conector: O conector + o corpo seria o Quando, onde e o que. Por exemplo: “Hoje, temos uma promoção imperdível de pizza. O frete é grátis e a pizza vai chegar quentinha na sua casa em 30 minutos.”
CTA: Chamada para a ação. Por exemplo: “É só apertar no botão aqui embaixo e fazer o seu pedido”.
Então, segue exemplo de um anúncio com esse padrão: “Se uma das suas metas (gatilho) para 2022 é aumentar o engajamento dos seus eventos online, eu tenho um convite para fazer para você. No dia 22 de setembro teremos um evento online e gratuito. (corpo) Para se cadastrar, é só apertar no botão de ‘saiba mais’ que tem aqui perto de mim (cta).
Métricas para os anúncios
Para saber se o anúncio é realmente de alta conversão você precisa mensurar tudo que está acontecendo e todos os seus testes, é muito importante que suas metas estejam bem alinhadas nas ferramentas, lembre se de tomar o cuidado com o aprendizado de máquina, um anúncio precisa de pelo menos 15 dias para performar, uma campanha de 2 dias não será o suficiente para te responder se aquele anúncio é de alta conversão ou não
Quais métricas devo ficar de olho?
A princípio começamos com as básicas: ctr (click through rate) que seria das pessoas que visualizam seu anúncio quantas clicaram e a taxa de conversão,de nada adianta ter um anúncio com um alto ctr e baixa conversão, ou pior alta conversão de pessoas desqualificadas.
Página de destino
A página de destino é para onde seus usuários são direcionados depois de clicar no seu anúncio.
Sua página final precisa ter coerência com seu anúncio, ou você terá problemas, o google ads penaliza sites que oferecem algo e na página de destino mostram coisas totalmente diferentes ou que o site esteja muito lerdo, algo que pode te ajudar nesse quesito são ferramentas para testar a velocidade do site.
Conclusão: Importância de criativos de sucesso para uma Gestão eficaz do Projeto de Marketing
A importância de criativos de sucesso para uma gestão eficaz do projeto de marketing é indiscutível.
Eles não apenas cativam a atenção do público-alvo, mas também são fundamentais para impulsionar conversões significativas.
Na era digital, onde a competição pela atenção é acirrada, criativos de alta conversão são essenciais para destacar uma marca e alcançar resultados mensuráveis.
Empresas que buscam excelência em sua estratégia de marketing podem recorrer a serviços como CMO as a service para garantir a criação e implementação de campanhas eficazes.
Ao investir em criativos impactantes, as organizações fortalecem sua posição no mercado e maximizam o retorno sobre o investimento em marketing.