Roadmap – o que é e como implementá-lo

Nesse post vamos tratar de ilustrar o que é um roadmap para ajudar você a construir um para sua empresa e seus projetos.

Definição de roadmap

Você já deve ter notado que muitas palavras utilizadas no marketing têm origem anglo-saxônica, não é mesmo? Benchmarking, inbound e outbound marketing, Account Based Marketing, Buyer persona, etc. só para citar algumas. No presente caso, para variar pegamos mais uma palavra emprestada do inglês: Roadmap. Então o que significa em inglês? Basicamente o dicionário de Oxford apresenta três significados.

  • O primeiro é o básico no sentido de um mapa que mostra as estradas de uma área, especialmente para quem está dirigindo.
  • Um segundo sentido é aquele um conjunto de instruções ou sugestões sobre como fazer algo ou descobrir algo.
  • Enfim o terceiro sentido, um plano para o futuro, geralmente com um objetivo particular.

Como é possível observar, em todas definições está presente a ideia de direção, de planejamento, de nortear as ações. E o nosso roadmap do marketing é isso mesmo.

O roadmap é um guia visual e intuitivo que permite a rápida visualização de tarefas, concatenação e interdependência entre elas, os responsáveis de cada uma delas, o andamento, os milestones e o cronograma seja de execução de cada tarefa seja do inteiro projeto.

Com o roadmap você define o quer realizar, mostra o que você fará para chegar lá e quanto tempo será utilizado. À medida que você deixa claro os seus objetivos e o que deseja alcançar, por exemplo, com sua campanha de inbound marketing, seu roteiro de marketing ajudará a comunicar a direção estratégica geral da equipe e alinhar grupos multifuncionais em torno de um plano integrado.

Características

Um roadmap apresenta algumas características:

  • é um planejamento do desenvolvimento de um produto/projeto com objetivos de curto e longo prazo e possivelmente incluindo cronogramas aproximados para a realização de cada um desses objetivos (milestones);
  • trata-se de um método para monitorar a evolução de um projeto através de suas etapas desde sua concepção até sua implementação;
  • é uma ferramenta que permite que todos os profissionais envolvidos em um projeto entrem em acordo sobre procedimentos e ações a serem postas em prática;
  • é um documento dinâmico pois não que é feito uma vez, permanecendo inalterado. Pelo contrário, de acordo com sua evolução em cada etapa, será necessária uma constante atualização ou correção. Se você planejou um outbound marketing e teve algum imprevisto, você replaneja e ajusta o seu roadmap;
  • é uma ferramenta pode ser utilizada em qualquer projeto que esteja sendo desenvolvido e que deva ser monitorada etapa por etapa.
roadmap interativo
Como o roadmap é dinâmico, você pode alterar as tarefas
e as durações delas para adequá-las as suas necessidades

Da leitura dessas características é possível compreender que o roadmap serve para priorizar e organizar tarefas , acompanhar o progresso em direção às metas e objetivos, coordenar as atividades entre as equipes, aumentar a eficácia com o consenso e a compreensão dentro das equipes e ajuda a criar uma transparência para o projeto e os envolvidos nele.

Exemplos de roadmaps

A configuração visual dos roadmaps podem variar segundo as preferências do usuário ou segundo o software de apoio utilizado para sua criação.

Abaixo temos um roadmap das Nações Unidas.

roadmap das nações unidas

Porém, os modelos mais utilizados seguem o chamado gráfico de Gantt. Esse é de gráfico de barras que ilustra um cronograma de projeto e seu nome de seu inventor, Henry Gantt (1861-1919), que projetou tal gráfico por volta dos anos 1910. Os modernos gráficos de Gantt também mostram as relações de dependência entre as atividades e o estado atual do cronograma.

Esse tipo de gráfico possui barras horizontais que exibe atividades, tarefas ou metas ao longo do eixo y, e datas ao longo do eixo x. Cada barra no gráfico representa uma tarefa e abrange desde a sua data inicial até a data final para indicar a duração de cada uma.

roadmap o que é

Benefícios de um roadmap bem elaborado

Um dos principais benefícios do roadmap é que ele conecta os níveis estratégico e tático. Ou seja, a estratégia corporativa com o trabalho tático que a equipe planeja. Mas além disso, podemos destacar outros itens que beneficiarão sua empresa e seu trabalho:

  • Alinhamento de objetivos
    Com ele você consegue reunir a sua equipe em torno dos “porquês” de sua estratégia de marketing, das habilidades e do trabalho necessário para alcançá-la.
  • Coordenação
    O roadmap pode auxiliar você não somente com um projeto. Você pode utilizá-lo para criar “roteiros” de marketing para cada função, projeto, programa ou segmento de cliente. Com ele você pode coordenar, por exemplo, a mesma equipe para trabalhar em diferentes projetos de forma que ela possa entregar o projeto em sincronia com as equipes de outros setores e dentro do prazo.
  • Visibilidade e caráter informativo
    Um roadmap pode manter toda a organização informada sobre o que está acontecendo no exato momento, quando os projetos devem ser finalizados e quando as próximas campanhas e lançamentos de produtos/serviços irão acontecer.
  • Monitoramento e impacto
    Existem softwares no mercado que permitem um acompanhamento e monitoramento em tempo real. Você pode acompanhar o progresso e mostrar o impacto de seus esforços de marketing em relação aos objetivos comerciais gerais.
  • Comunicação
    O roadmap serve também como ferramenta de comunicação interna e externa. De fato, você pode compartilhar seus planos com as equipes internas para mostrar a direção de marketing, usá-lo para mostrar o progresso à liderança da empresa e às equipes internas e também ao cliente para o qual você está trabalhando.

Não deixe de utilizar essa ferramenta

Os marketing roadmaps são a melhor maneira de criar uma visão de longo prazo de como você irá promover seu produto ou serviço para alcançar os clientes certos, como irá organizar suas equipes internas e encaixar seu nível tático com aquele estratégico.

O roadmap alinha toda a organização em torno do que você deseja alcançar para que você possa se concentrar na entrega dos programas e campanhas publicitárias conforme o planejado e deixar uma boa impressão no seu cliente. Elabore um roadmap e compartilhe no seu LinkedIn para empresa, por exemplo, para demonstrar que sua empresa é organizada e atualizada.

Caso não se sinta seguro para criar o seu primeiro roadmap ou ainda não tenha prática com esse tipo de ferramenta, considere buscar apoio em uma empresa que ofereça consultoria de marketing digital que possa lhe fornecer os conhecimentos necessários para desenvolver essas soluções.

Successo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *