O que é Brand Persona? Construa a identidade da sua marca!

Brand Persona é a maneira como sua marca vai se comunicar com o seu público, o tipo de linguagem, a personalização da missão e valores da marca, além, claro da padronização desse discurso em todos os pontos de contato com os clientes.

Brand vem do inglês e significa marca e Persona vem do latim e significa máscara. Portanto, o Brand Persona é a máscara da sua marca, uma simulação dela diante dos olhos dos clientes.

Mas antes de saber mais sobre Brand Persona, você precisa entender que hoje em dia, uma das formas mais eficazes de você conquistar novos clientes é utilizando as redes sociais.

No entanto, apesar de já serem muito utilizadas, poucas empresas fazem isso da maneira certa.

 

Brand-Persona-Pode-Ajudar-Empresa-Vender-Mais

 

Por que as empresas têm dificuldade em se destacarem nas redes sociais?

Por dois motivos:

  1. Muitas marcas esquecem que as redes sociais mais usadas, Instagram e Facebook, são C2C. 
  2. Muitas marcas possuem diferentes linguagens para cada canal. Acabam tendo um “Transtorno de Múltiplas Personalidades”. 

O primeiro motivo é bem simples de entender. A maioria das marcas cresceu em um cenário onde a comunicação era exercida pelas mídias convencionais (TV, rádio, jornal e etc.).

Portanto, nessa época não havia um diálogo, apenas a marca falando e o cliente escutando.

 [alert type=”info” close=”true”]Uma percepção é que ainda hoje as marcas têm dificuldade de criar um diálogo. Elas querem estar presentes, mas não entendem que precisam mudar a forma de agir e enxergar os canais de mídia.[/alert] 

 

Era uma estrutura quase de “enfiar o produto goela abaixo”, com pouquíssimo espaço para feedback direto.

 

Mesmo isso sendo gritado na cara das empresas, temos que repetir: essa estrutura de recepção de mensagem ficou para TRÁS!

As pessoas “exigem” uma presença maior das empresas nas redes sociais – Muitos clientes que atendemos vêem seus canais de Mídias Sociais como um SAC PODEROSO

Ao mesmo tempo em que querem falar com uma pessoa e não com uma empresa. Logo, as marcas precisam participar das redes sociais, mas com uma presença mais humana e personificada.

Obviamente tudo isso comporta custos e é mais fácil para grandes corporações do que para uma estratégia de marketing para pequenas e médias empresas.

O segundo problema é um pouco mais complexo e é o tema central deste conteúdo.

As marcas não têm uma Personalidade/Identidade Estruturada, por isso não conseguem criar uma consistência na comunicação.

Parte desse problema é resolvido com o desenvolvimento da BRAND PERSONA

 

Brand Persona: padronize o discurso de sua empresa em todos os pontos de contato com o seu cliente!

Mas o que é Brand Persona?

A Brand Persona é uma personagem criada para representar os valores da sua marca. Dando personalidade e voz a ela e tornando a interação com o público mais natural e humana. 

Brand Persona é basicamente uma forma de você determinar qual linguagem utilizará nas redes sociais em todos os pontos de contato da marca com interações humanas.

Geralmente as empresas pensam que ter uma logo, um avatar resolve o problema.

 

Pode ser que sim, mas o desenvolvimento da Brand Persona é muito mais para criar uma identidade do que ser apenas um símbolo que representa a marca.

As marcas desenvolvem uma “personalidade” própria!

Podemos arriscar em dizer que elas “têm” sentimentos, emoções e ideias que podem mudar ao longo do tempo.

Todo esse mapeamento de emoções, influências, discursos, crenças e valores faz com que a marca consiga conectar-se com uma audiência semelhante a ela – seus potenciais clientes. 

Por que criar uma Brand Persona?

1 – Brand Persona ajudará os colaboradores da empresa a entenderem o que a empresa é, qual sua identidade, o que ela representa e como ela se mostra para o mundo. 

2 – Dará mais consistência para a empresa – Principalmente nos canais de comunicação

3 – Ajudará a empresa a se posicionar sem medo de errar, porque estará 100% mapeado o que a marca é, no que acredita, na postura que tem diante a desafios, crises e sucessos… 

Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, criar um relacionamento que seja pessoal e natural entre marca e cliente torna-se essencial para fidelizar e conseguir um maior engajamento.

E isso é um grande diferencial da empresa e pode ser o empurrãozinho que o cliente precisava para converter.

 

Brand Persona x Buyer Persona

Apesar de uma ser confundida com a outra e normalmente serem parecidas, a Brand Persona e a Buyer Persona possuem uma diferença em sua essência.

Lembrando que persona significa máscara, o Brand Persona basicamente simula sua marca (marca) e o Buyer Persona simula o comprador de seu produto (comprador).

 O que é Brand Persona

 

Veja neste vídeo o significado de Brand Persona e Buyer Persona

 

O que é Brand Persona nas redes sociais?

Como o nome já sugere, se trata da personalidade que a sua empresa terá nas redes sociais. Tanto na troca de mensagens quanto nas postagens.

 

O que é ICP e Buyer Persona?

Buyer vem de comprador em inglês e nas redes sociais pode representar os seguidores para qual suas postagens serão feitas.

É importante distinguir entre ICP (Ideal Client Profile) e Buyer Persona.

O ICP representa seu cliente ideal e o Buyer Persona representa o comprador. 

 

Veja neste vídeo o significado de ICP e Buyer Persona

 

 

Em mercados B2C, por exemplo em estratégias para ecommerce o cliente é na maioria das vezes também o comprador.

No entanto, em segmentos B2B (Business to Business) o ICP representa a empresa ideal para comprar seu produto ou serviço e o Buyer Persona simula o comprador dentro da empresa, que seria o tomador ou influenciador de decisão.

Por exemplo, em uma estratégia de marketing digital para empresas de engenharia ou em um planejamento de marketing para empresas de tecnologia, a empresa que você quer prospectar será parte da lista de potenciais clientes, enquanto as pessoas, dentro das empresas, com quem você irá conectar, serão os Buyer Persona.

Que tipos de pessoas você quer atrair e entreter com suas postagens para depois converter em clientes?

Agora você já sabe porque deve utilizar uma Brand Persona, o que ela é e sua diferença em relação a Buyer Persona, só falta saber uma coisa:

 

Como construir uma Brand Persona?

Bom, sabendo que a Brand Persona é o firmamento da identidade da sua empresa, não é difícil deduzir que o primeiro passo é descobrir e definir qual é a identidade da sua marca.

Portanto, deve-se fazer um estudo detalhado de sua história, valores, propósito, de como funciona seu produto ou serviço e qual seu público-alvo.

Definida a identidade de sua marca, você deve determinar qual será sua linguagem e sua voz nas redes sociais e isso pode ser feito de diferente formas.

 

O que é Brand Persona

  • Há marcas que criam um verdadeiro alter ego da empresa, como é o caso da Magazine Luiza. A Lu, é uma persona baseada na fundadora da rede, Luiza Trajano, que possui um diálogo doce, educado e paciente para responder todas as dúvidas e comentários em suas redes sociais.

O que é Brand Persona

  • Há também empresas que possuem apenas um tipo de linguagem, sem um alter ego em si. Esse é o caso da Netflix que possui uma personalidade ousada, sem preconceitos, engraçada e divertida, tentando combinar com o tom de suas séries e de seu serviço.

Lembre-se sempre que não há um tipo ou uma personalidade que seja a certa ou a errada. Afinal, o importante é que seja a personificação de sua marca, com todas as características de seu serviço e de seu público.

 

[alert type=”info” close=”true”]ATENÇÃO: A Brand Persona não serve para corrigir erros de seu serviço ou produto.[/alert]

 

Então não funcionará, por exemplo, você possuir uma persona que prega pela sustentabilidade se seu produto causa a poluição de um ecossistema.

Venda o que você realmente é!

Brand Persona percebido e Brand Persona desejado

A primeira vez que você criar o Brand Persona para sua marca, provavelmente será um trabalho bastante teórico, porque é algo novo e você não tem dados históricos disponíveis.

O resultado será, portanto, um Brand Persona ideal, desejado, o que não corresponde necessariamente à forma como sua marca é vista pelo mercado.

E aí vem o importante conceito de percepção.

Na hora de criar sua marca, o ideal seria partir da percepção atual que o mercado tem de sua marca e definir uma estratégia para que essa percepção possa corresponder aos poucos a como você gostaria que ela fosse vista.

Para fazer isso, sugerimos iniciar a definição do seu Brand Persona com perguntas para seus clientes atuais.

Para empresas B2B com pagamentos mensais recorrentes, isso é relativamente simples.

Sugerimos fazer perguntas como:

  • Que problema da sua empresa resolvemos?
  • Por que você se tornou nosso cliente e não de nossos concorrentes?
  • Você nos indicaria como fornecedor para outra empresa?

Você ficará surpreso ao ver que a percepção que eles têm de sua marca não é necessariamente o que você gostaria que eles tivessem.

Você poderia fazer a mesma coisa perguntando a seus colaboradores. Como eles realmente percebem a marca e a empresa?

Haverá outra surpresa aqui!

De todas as formas, partir da percepção atual da marca permitirá que você crie uma estratégia de Brand Persona mais concreta e eficaz.

Esta abordagem também é válida para mercados B2C, mas é particularmente válida para empresas que operam no segmento Business to Business.

 

Brand Persona: Mãos a obra!

Agora que você já sabe como funciona uma Brand Persona, produza a sua!

Descubra a identidade de sua empresa, veja qual personalidade se encaixa melhor ao seu tipo de negócio e estruture suas redes sociais a ela.

O que você achou desse conteúdo? Deixe sua opinião aqui embaixo!

 

5 thoughts on “O que é Brand Persona? Construa a identidade da sua marca!

  1. Pingback: Revisão da Estratégia de Marketing Digital para segmento de Móveis e Decoração | DecoraçãoWEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *