Saiba um pouco mais sobre os motores de busca na internet, o Search Engine Optimization e a importância da consultoria de SEO para sua empresa ou e-commerce.

O que é e para que serve o SEO

A “otimização para motores de busca” ou SEO são estratégias e técnicas que as empresas utilizam para buscar uma melhor colocação ou posição nos rankings de sites como Google, Yahoo, Bing, DuckDuckGo, entre outros. Busca-se otimizar um site ou uma página da internet para aumentar a quantidade e a qualidade de seu tráfego a partir dos resultados orgânicos de um mecanismo de busca. Os benefícios são óbvios: tráfego livre e passivo para seu website.

Como funciona um motor de busca

Quando você digita algo em uma página de pesquisa (um motor de busca), ele inicia uma busca em todas as páginas de seu índice e tenta retornar os resultados que ele julga mais relevantes para o usuário. Ou seja, o interesse dele é “acertar” o que você quer ver ou está procurando. E como a quantidade de sites existentes é de cerca de 56 bilhões, você pode imaginar o quão hercúlea é essa tarefa. Para fazer isso, ele usa um programa de computador chamado algoritmo.

Com a palavra… Google!

O Google fornece algumas dicas de como ele funciona.

Com a quantidade de informações disponíveis na web, encontrar o que você precisa seria quase impossível sem alguma ajuda para classificar as informações. Os sistemas de classificação do Google são projetados para fazer exatamente isso: classificar através de centenas de bilhões de páginas da web em nosso índice de busca para encontrar os resultados mais relevantes e úteis em uma fração de segundo, e apresentá-los de uma forma que ajude você a encontrar o que está procurando. Estes sistemas de classificação são compostos não de um, mas de uma série de algoritmos. Para lhe dar as informações mais úteis, os algoritmos de busca analisam muitos fatores, incluindo as palavras de sua consulta, relevância e usabilidade das páginas, expertise das fontes e sua localização e configurações. O peso aplicado a cada fator varia de acordo com a natureza de sua consulta – por exemplo, o frescor do conteúdo tem um papel maior na resposta a consultas sobre tópicos de notícias atuais do que nas definições do dicionário. Para ajudar a garantir que os algoritmos de busca atendam a altos padrões de relevância e qualidade, temos um processo rigoroso que envolve tanto testes ao vivo quanto milhares de Avaliadores de Qualidade de Busca externos treinados em todo o mundo. Esses Avaliadores de Qualidade seguem diretrizes rigorosas que definem nossos objetivos para os algoritmos de Busca e estão disponíveis ao público para qualquer pessoa ver.

Google

Alguns fatores analisados pelos algoritmos e analisados por uma consultoria de SEO

consultoria seo

É fácil encontrar uma palavra-chave ou palavras-chave para as quais você quer se classificar. Basta colar um tópico em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, depois procurar por idéias relevantes de palavras-chave com volume de pesquisa. O que muitas pessoas deixam de considerar é se sua página se alinha com a intenção de busca da palavra-chave escolhida.

Isso é o que Google menciona sobre o significado de sua consulta:

Para retornar resultados relevantes para sua consulta, precisamos primeiro estabelecer quais informações você está procurando – a intenção por trás de sua consulta. A compreensão da intenção é fundamentalmente sobre a compreensão da linguagem, e é um aspecto crítico da Busca. Construímos modelos de linguagem para tentar decifrar que sequência de palavras devemos procurar no índice. Isto envolve passos tão aparentemente simples quanto interpretar erros ortográficos, e se estende até tentar entender o tipo de consulta que você entrou, aplicando pesquisas sobre a compreensão da linguagem natural. […] Este sistema levou mais de cinco anos para se desenvolver e melhorar significativamente os resultados em mais de 30% das buscas em todas as línguas.

Google

Outro fator primordial na interpretação do Google é a relevância das páginas web:

Os algoritmos analisam o conteúdo das páginas da web para avaliar se a página contém informações que possam ser relevantes ao que você está procurando. O sinal mais básico de que a informação é relevante é quando uma página da web contém as mesmas palavras-chave que sua consulta de busca. Se essas palavras-chave aparecem na página, ou se elas aparecem nos cabeçalhos ou no corpo do texto, é mais provável que a informação seja relevante. […] Transformamos esses dados em sinais que ajudam nossos sistemas de aprendizagem por máquina a estimar melhor a relevância.

Google

Vamos tratar de um último interessante fator nesse post. Para uma consulta típica, existem milhões de páginas com informações potencialmente relevantes. Portanto, para classificar primeiro as melhores páginas, o Google desenvolveu algoritmos para avaliar a utilidade dessas páginas. Esse fator é a classificação das páginas úteis:

Estes algoritmos analisam centenas de fatores diferentes para tentar descobrir as melhores informações que a web pode oferecer, desde o frescor do conteúdo, até o número de vezes que os termos de busca aparecem e se a página tem uma boa experiência de usuário. A fim de avaliar a confiabilidade e autoridade sobre seu assunto, procuramos sites que muitos usuários parecem valorizar para consultas similares. Se outros sites de destaque sobre o assunto tiverem um link para a página, isso é um bom sinal de que a informação é de alta qualidade.

Google

Como se pode notar apenas nesses três fatores, os motores de pesquisa buscam desenvolver cada vez mais esses algoritmos buscando deixá-los cada vez mais eficientes e “inteligentes”. São diversos os fatores e os algoritmos utilizados, portanto você pode imaginar que uma consultoria de SEO pode realizar um trabalho que você sozinho dificilmente conseguirá realizar.

Como minha empresa pode se beneficiar com uma consultoria de SEO

Empresas que oferecem consultoria de marketing digital geralmente oferecem uma gama de serviços úteis para a sua empresa como: auxílio e análise do seu posicionamento estratégico, consultoria em matéria de campanhas seja de inbound marketing seja de outbound marketing (note que nada impede que sua empresa adote simultaneamente campanhas de inbound e outbound marketing, consultoria no âmbito B2B – por exemplo para melhor efetividade nas ações dentro do LinkedIn para empresas -, auxílio com a criação e avaliação do buyer persona da sua empresa.

Ou seja, essas empresas podem ter uma importância primordial para alavancar os resultados de sua empresa, fazer com que ela emerja com mais facilidade do oceano da internet e seja capaz de obter uma boa “competitividade digital”. E claro que entre os serviços oferecidos também consta a fundamental consultoria de SEO.

Uma consultoria de SEO busca analisar, revisar, melhorar os sites e o desempenho dos resultados nos mecanismos de busca. Como parte crítica procura transmitir conselhos especializados, orientação e recomendações que permitem aos proprietários de negócios ganhar mais tráfego natural nos mecanismos de busca, leads de negócios qualificados e posições mais altas nos mecanismos de busca. Tudo isso leva a mais cliques no site e tráfego qualificado nos mecanismos de busca.
A consultoria disponibilizará habilidades sofisticadas com foco em estratégia de conteúdo e foco em palavras-chave semânticas. Há um novo conjunto de trabalhos necessários para criar conteúdo informativo, único e excepcional, juntamente com melhores experiências para o usuário. Servem ainda esforços para otimizar as inter-relações entre mídias sociais, pontuação de qualidade de conteúdo, conteúdo de base, intenção do usuário, competição extrema e comportamento do usuário, tudo isso, ao mesmo tempo em que se presta muita atenção às intermináveis investidas das atualizações dos algoritmos de busca do Google.

Caso não se sinta seguro para encarar um do it by yourself ou ainda não tenha prática com esse tipo de ferramenta, considere buscar apoio em uma empresa que ofereça consultoria de marketing digital que possa lhe fornecer os conhecimentos necessários para desenvolver essas soluções.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *