Como vender consultoria empresarial?

Um grande erro dos empresários, inclusive de quem quer vender consultoria empresarial, é imaginar que já sabem tudo sobre funcionamento do mercado.

Isso atinge não apenas os mais experientes, mas também empresários mais novos que estudam por um tempo e acreditam ter o mundo nas mãos.

No entanto, após algum tempo, a realidade do empreendedorismo se mostra bem mais complexa.

É importante ter em mente que, independentemente da situação, tudo sempre pode melhorar. Se a sua empresa apresenta certa estabilidade, ela pode crescer, e se está em um patamar negativo, é possível aperfeiçoá-la. Como? A consultoria empresarial é a solução perfeita, capaz de salvar o seu negócio e alcançar cada vez mais clientes com estratégias pensadas especificamente para o seu caso. Conheça melhor!

O que é consultoria empresarial e qual sua importância

A ideia da consultoria empresarial é exatamente melhorar o seu negócio.

Uma equipe especializada no ramo de vendas é contratada para estudar a sua empresa de forma profunda, analisando todo o seu sistema interno e as estratégias utilizadas.

Ao fim desse processo, é apresentado um relatório completo diagnosticando tudo que foi encontrado, destacando possíveis falhas que impedem que a sua empresa tenha um melhor desempenho.

Por isso, contratar consultoria empresarial é algo completamente indispensável para qualquer negócio, seja ele iniciante ou experiente, e mesmo que esteja indo bem, a consultoria empresarial serve para mostrar que sempre pode ser melhor.

Além disso, é importante ressaltar que resolver os problemas da sua empresa deve ser uma missão sempre urgente. Afinal, caso demore muito, eles podem se tornar permanentes na imagem dos consumidores. Se a consultoria empresarial for contatada o quanto antes, é possível reverter o cenário e elevar a imagem do negócio.

Como vender consultoria empresarial

Apesar de a consultoria empresarial ser visivelmente importante para os mais diversos negócios, ainda há, como mencionamos anteriormente, uma ideia bem errada de que o serviço é dispensável.

Por isso, é importante traçar estratégias para convencer o seu possível cliente de que a consultoria empresarial é o que falta para ele alavancar seu negócio. Quer entender como você pode fazer isso? Confira!

Saiba como procurar possíveis clientes

É importante investir os seus esforços em locais que possam trazer resultados e por meio de estratégias variadas para alcançar diferentes públicos.

Uma estratégia interessante para conhecer possíveis clientes, em primeiro lugar, é a da buyer persona. A partir dela, é possível criar um cliente ideal repleto de características, como idade, classe social, gostos, etc. Tudo isso serve para que o vendedor tenha uma noção maior do tipo de pessoa que é preciso encontrar para vender os serviços oferecidos.

Mas como é possível chegar até eles? Você pode ser mais sutil, investindo em produção de conteúdo e fazer com que o cliente venha até você, como ensina o princípio do inbound marketing, ou ser mais direto e usar o contato interpessoal para chegar até a pessoa e mostrar que os seus serviços são exatamente o que ela precisa.

Existe uma técnica melhor do que a outra? Não! Ambas são válidas e funcionam com pessoas distintas. Por exemplo, quando o serviço é prestado para outro negócio, é preciso pensar em técnicas B2B para conseguir resultados, o que é diferente de lidar com o cliente final, sem a necessidade de focar especificamente em marketing digital para B2B.

A dica principal, portanto, é conhecer o público e definir estratégias com base nisso!

Trabalhe as falhas de possíveis clientes

Quem trabalha com vendas sabe que a conversa é uma parte fundamental para fazer com que a parceria seja fechada. Muitas vezes o potencial cliente aceita o bate papo de forma inocente, sem ter real pretensão de aceitar a venda, e é em uma oportunidade como essas que está a chance tão esperada.

Não precisa usar técnicas de venda logo de cara: converse sem demonstrar suas intenções, entenda como funciona o possível cliente e aproveite a oportunidade para absorver o máximo de informações sobre o seu negócio, incluindo possíveis fraquezas.

Com isso, quando chegar o momento certo, você finalmente será capaz de mostrar como a consultoria empresarial pode suprir os problemas que ficaram nas entrelinhas. Quando a recomendação é feita de forma pacífica e prática, demonstrando como o serviço realmente é capaz de resolver tais problemas, é mais fácil de ser recebido.

Algumas vezes o processo será mais fácil, principalmente quando você lidar com o chamado “cliente ideal”, como ensina o Account Based Marketing. Ele é a pessoa ou empresa que encaixa em todos os requisitos para adquirir o seu serviço e todo o seu esforço será voltado para dar o pequeno impulso que falta para que ele vire, efetivamente, o seu cliente.

Inbound e outbound marketing, como mencionamos anteriormente, podem ser caminhos viáveis para conquistar de vez o cliente ideal. Se for uma empresa? Conheça mais sobre marketing digital para B2B e as próprias técnicas de vendas B2B, aumentando seu repertório ao máximo. Conhecimento nunca será demais!

Invista nas redes sociais

Pode parecer que não faz sentido levar a consultoria empresarial para redes sociais, mas é inegável dizer que estamos na era da tecnologia e não ter uma presença digital pode limitar bastante o alcance do seu negócio.

Por isso, é essencial manter um serviço de comunicação também nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter ou LinkedIn, para que os potenciais clientes tenham diferentes meios para encontrar os serviços de consultoria empresarial.

Além de estabelecer um canal de comunicação, as redes sociais servem também como uma vitrine para o seu negócio, afinal, cada postagem pode contribuir para exibir os serviços oferecidos, casos de sucesso, equipe por trás da empresa e muito mais.

É um vínculo criado entre o seu negócio e possíveis clientes que a partir das postagens vão gravar o seu nome e saber onde recorrer quando surgir a necessidade.

Mantenha uma relação duradoura

Lidar com o processo de vendas é estabelecer diversos relacionamentos ao longo de sua vida, afinal, quando o cliente recebe assistência apenas durante a compra e depois o vendedor some, é possível que ele se sinta perdido e isso o leve a procurar outros negócios caso o problema se repita.

Por isso, investir no pós-venda é um processo fundamental para qualquer negócio. Questionar como o cliente se sentiu em relação ao serviço prestado, se restou algum tipo de dúvida e disponibilizar a sua companhia para eventuais problemas é essencial para fidelizar o cliente. Com isso, além da avaliação positiva que a própria pessoa sentirá, é mais provável que ela divulgue o serviço oferecido através de recomendações e o seu negócio alcance mais pessoas.

Viu só? O processo de vender consultoria empresarial ainda é muito subvalorizado no Brasil, já que muitas pessoas consideram o serviço como algo dispensável, mas é inegável a importância da assistência oferecida.

Muitas empresas têm potencial para crescer de uma maneira absurda, mas acabam falhando em pequenos detalhes, como foco no público-alvo errado ou ausência nas redes sociais, por exemplo, e perdem a oportunidade que estava em suas mãos.

Com a consultoria empresarial, especialistas no ramo de vendas serão capazes de localizar cada uma dessas pequenas falhas e ajudar a superá-las com estratégias práticas e viáveis. Um serviço incrível que pode mudar seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *