Na internet, todos estão buscando formas para que sejam vistos pelo público. São inúmeros concorrentes, diretos ou indiretos, que surgem todos os dias, por isso é importante estar atento aos mecanismos que podem alavancar a sua visibilidade em relação aos outros – e o SEM, Search Engine Marketing, é uma técnica que não pode passar despercebida para quem busca autoridade e relevância na internet.
O tópico é complexo e exige atenção, mas não se preocupe! Nós preparamos um conteúdo completo sobre tudo que você precisa saber sobre Search Engine Marketing, incluindo sua relação com o marketing digital para B2B, buyer persona, SEO e muito mais. Está confuso com tantos termos e siglas? Vem com a gente que explicamos tudo direitinho!
Afinal, o que é o SEM?
Vamos começar pelo básico! Search Engine Marketing, ou SEM, é uma estratégia que tem como principal objetivo trazer mais visibilidade a determinada plataforma através do conteúdo produzido.
Além disso, o termo SEM acaba se dividindo em duas vertentes. Ficou difícil de entender? Imagine então um guarda-chuva: ele tem diferentes divisórias, mas todas elas são ligadas a um mesmo objeto, certo?
Da mesma forma é o Search Engine Marketing, que pode ser dividido em dois ramos mais específicos, sendo eles o SEO – Search Engine Optimization – e os links patrocinados. Ambos têm o mesmo objetivo: trazer maior visibilidade para determinada plataforma nos mecanismos de busca, mas eles também apresentam algumas diferenças.
Para entender o SEM, é preciso compreender, em primeiro lugar, as partes que o compõem. Vamos lá?
SEO – Search Engine Optimization: o que é e para que serve?
Muita gente confunde CEO e SEO, apesar de serem coisas completamente diferentes. Enquanto o primeiro termo é referente ao cargo empresarial de diretor-executivo, nosso foco mesmo é na segunda sigla, SEO, abreviação de Search Engine Optimization.
Quando você faz alguma pesquisa em mecanismos de busca, a tendência é clicar nos primeiros links, certo? Dificilmente alguém passa da primeira página de resultados – a menos que a resposta não seja encontrada.
É exatamente por isso que as plataformas precisam utilizar técnicas que as façam figurar entre os primeiros resultados de buscas – e é para isso que o SEO serve. O método dispõe de pequenas regras elaboradas com base nos mecanismos de busca que podem fazer com que o conteúdo produzido seja encontrado com mais facilidade.
Criar um conteúdo interessante e atrair o cliente indiretamente, através do inbound marketing, é preciso utilizar as técnicas do SEO, como palavras-chaves específicas, chamadas para ação, etc. A união entre esses fatores ajuda a trazer uma maior visibilidade à plataforma e fazer com que ela fique no topo das buscas.
É importante ressaltar que as técnicas de SEO são exclusivamente orgânicas, ou seja, não envolvem nenhum tipo de pagamento para aparecer no topo de plataformas de busca, como Google, Yahoo! e YouTube, por exemplo.
No entanto, quando falamos de SEM, não podemos esquecer de uma parte importante que mencionamos anteriormente: os links patrocinados. Chegou a hora de descobrir como eles funcionam e como ajudam na tarefa de trazer maior visibilidade para conteúdos produzidos!
Links patrocinados: definição, objetivos e aplicação
Como o próprio nome já deixa bem explícito, os links patrocinados, segunda vertente do SEM, tem a ver com usar dinheiro para trazer mais visibilidade nas plataformas de busca. Unido ao SEO, que é completamente orgânico, as duas técnicas se complementam para trazer melhores resultados às empresas.
Ao contrário do que muitos pensam, os links patrocinados não são usados apenas em textos, mas também em imagens, vídeos e quaisquer outros mecanismos de busca, disputando espaço com a parte orgânica dos resultados.
Além disso, mesmo pagando, a concorrência para manter-se no topo dos resultados ainda é muito grande, exigindo mais dinheiro, dependendo do espaço disputado. Quando é um nicho mais específico, com uma busca repleta de palavras que delimitam os resultados, o preço de patrocínio tende a ser menor, já que menos pessoas desejam aquele espaço. No entanto, quando a busca é mais geral, a concorrência é acirrada e, consequentemente, mais cara.
O investimento em links patrocinados exige um estudo bem detalhado; se não, vira apenas dinheiro desperdiçado. É preciso, em primeiro lugar, conhecer o seu público para trabalhar o conteúdo que eles querem consumir, e o método do buyer persona, de caracterizar quem recebe as informações produzidas por seu negócio.
Associado ao Account-Based Marketing, que consiste em selecionar apenas quem realmente tem potencial para ser consumidor fiel, e ao buyer persona, o SEM pode ser o ponto de partida que o seu negócio precisa.
Mas falando em público-alvo, fica a dúvida: será que você vai lidar diretamente com o seu consumidor final ou o contato é feito entre empresas? Caso seja a segunda opção, surge a necessidade de trabalhar o marketing digital para B2B (Business to Business), ou seja, de empresa para empresa.
O SEM está em todo lugar e, inclusive, pode ajudar positivamente em técnicas de vendas B2B para alavancar o seu negócio.
Onde o SEM pode ser aplicado?
O SEO e os links patrocinados, constituintes do SEM, podem ser aplicados em qualquer mecanismo de busca, afinal, o principal objetivo é trazer mais visibilidade.
Portanto, toda produção de conteúdo, seja textual ou audiovisual, pode ter o auxílio de técnicas do Search Engine Marketing para alcançar mais resultados. Com elas, é possível criar um conteúdo cada vez mais rico, o que faz com que a concorrência seja colocada para trás e o consumidor seja cada vez mais fiel, afinal, ele entende que a sua plataforma é o local para onde recorrer quando trata-se de conteúdo de qualidade.
Assim, mais visitas constantes fazem com que o mecanismo de busca – como Google e Yahoo! – entenda que o público o considera referência, fazendo com que os algoritmos trabalhem em seu favor, e não atrapalhem.
Deu para entender como tudo é um efeito em cadeia? Ao investir em SEM, tanto no que diz respeito ao SEO quanto aos links patrocinados, você acaba tornando-se uma referência e atingindo um bom retorno não apenas nas buscas, mas também no negócio em si.