Dicas de parceiros: Outbound Marketing: saiba como criar um funil de vendas eficientes

outboundmarketing

Quando se fala em empreendedorismo nos dias atuais, diversos termos surgem para tornar o gerenciamento, administração e captação de recursos e clientes cada vez mais eficientes. Entre eles, surge o Outbound Marketing e o funil de vendas.

Para um negócio funcionar de forma apropriada e completa, ferramentas de divulgação e marketing são cruciais, assim promovendo uma captação de leads eficiente e fidelização dos clientes.

Técnicas específicas para controle de leads e a conquista por novos rostos consumidores da marca, devem ser prioridade. Sendo assim, surge o Outbound Marketing.

Entenda o que é Outbound Marketing e funil de vendas.

O que é Outbound Marketing?

Existem diferentes formas de descrever o marketing, entre elas o Outbound e o Inbound.

A diferença crucial entre as duas está na forma de agir. Enquanto Outbound Marketing é o que chamamos de prospecção ativa, o Inbound Marketing é a prospecção passiva. Isso descreve o plano de ação para a equipe responsável.

Por exemplo, o Outbound Marketing procura captar clientes através de meios visuais, chamando atenção com ferramentas clássicas (outdoors, banners em sites, propagandas na televisão, rádio ou YouTube) e modernas (Facebook Ads, Google AdWords, etc).

Apesar de parecer uma técnica antiga e ultrapassada, ainda gera resultados e é muito comum. Através das informações adquiridas por ela, as informações no crm se tornam mais aprimoradas e existe um maior fluxo no funil de vendas da empresa.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é como foi chamada a descrição para o processo de venda e desenvolvimento destas técnicas. Com técnicas especificamente elaboradas para atrair o público-alvo, uma equipe passa a captar e fidelizar novos consumidores e clientes.

Apesar de ser principalmente uma metáfora, funciona para a criação de estratégias, das quais podem incluir os sistemas de crm gratuitos. Em três fases a estrutura do funil pode ser adaptável, pensada de acordo com a marca e quem a consome.

Isso ocorre pois diferentes marcas possuem características únicas e distintos clientes, logo, não existe uma forma única de elaborar o funil. Entre cada uma das três fases a serem mencionadas, pode haver subdivisões.

De forma simplificada, o funil de vendas é constituído pelo topo (atração de possíveis interessados pela marca), meio do funil (geração de soluções e engajamento) e, não menos importante, o fundo do funil (garantia de compra e início da fidelização).

Explicando o funil de vendas de forma mais complexa:

  1. ToFu (Topo do Funil)

A abertura do funil é ampla, através dela entra uma série de interessados nos serviços ou produtos oferecidos. O possível cliente tem em mente que possui uma necessidade ou problema, mas ainda procura soluções.

O papel da equipe de vendas será despertar o interesse dessa pessoa, explicando como o problema ou necessidade pode ser resolvido e fortalecendo a imagem da empresa ou do produto.

Cria-se a consciência clara de que existe um problema ou necessidade e que precisa ser sanada de alguma forma. E a marca pode ser a salvação para a situação. Assim encaminha-se para o meio do funil.

  1. MoFu (Meio do Funil)

Através das soluções oferecidas pela empresa, o cliente reconhece que existe uma necessidade. A equipe de vendas passa a orientar o cliente enquanto ele pondera e julga se os serviços oferecidos são realmente eficazes. 

O vendedor passa a analisar o perfil do cliente, com uma visão empresarial. Assim pode-se concluir as formas mais eficientes de convencimento, a partir de observações dos métodos mais eficazes para promover esse investimento na solução oferecida.

O método mais recomendado é a criação do senso de urgência pela solução. Respeitando o tempo do interessado, a equipe irá oferecer um suporte para a tomada de decisão.

A forma mais eficiente de comprovar a necessidade do cliente é ressaltando o problema, demonstrando que está de fato fazendo falta. Dados, porcentagens e feedbacks podem ser ferramentas úteis.

  1. BoFu (Fundo do Funil)

No fundo do funil, a arte da persuasão se torna crucial. Mesmo após a compra final e o apertar de mãos, o processo de convencimento e comunicação continua existindo. A partir daqui, o cliente passa a fazer parte do seu crm plano.

Convencendo o cliente de que existe uma necessidade e uma solução ao seu alcance, agora é hora elogiar o que está sendo oferecido, ressaltando os benefícios e a qualidade de tudo.

Torne sua marca a principal estrela, comparando-a através de imagens, números e informações. Destacando a si mesmo da concorrência, demonstrando que junto à qualidade existe economia e diversas recompensas.

O segredo para o sucesso da marca e fidelização dos clientes está na evolução entre um lead para um cliente: a comunicação constante no pós-venda. Isso gera lealdade pois expressa confiança e a importância da satisfação.

Para um banco de dados e avaliações mais completo, é importante pedir por feedbacks de todos os clientes. Isso gera ainda mais material para captação de leads e criação de novos e leais consumidores.

Como construir um funil de vendas?

Como mencionado no item anterior, não existe somente uma forma de construir o funil de vendas, pois cada marca tem suas próprias características.

Contudo, existem passos que podem ajudar na criação de um funil de vendas altamente eficiente e que gera prospecção. Isso inclui:

  • Determinação do que está sendo oferecido pela empresa ao cliente;
  • Estudo constante do stakeholder;
  • Criação da persona e mudando-a junto a movimentação do mercado;
  • Criação de ofertas;
  • Automatização de fluxos como e-mails e mensagens em redes sociais;
  • Promoção da conexão direta da landing page e links para marketing;
  • Tornar o site mais intuitivo;
  • Uso do crm preço;
  • Sempre otimizar as análises dos clientes.

Tudo isso torna o funil de vendas ainda mais eficiente, assim criando renome para a marca e reconhecimento em relação aos clientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech.

Processo de Venda Consultiva para B2B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *