Milestones de Projeto – o que são e como criar ?

milestones de projeto

Neste post vamos tratar de outro assunto relacionado aos projetos, ao ato de planejar, estipular metas e objetivos. Vamos discutir sobre milestones de projeto, o que são e como utilizá-los no nosso dia a dia para organizar nossos projetos.

Uma gota de história sobre a milestone…

Quem segue o site NoTopo.com já deve ter notado como o a língua inglesa se faz presente na maioria dos posts, para não dizer em todos! Em diversas áreas, mas especialmente naquela do Marketing, acostumamo-nos a utilizar palavras da língua inglesa sem traduzi-las para o nosso idioma. E esse é o caso de milestone.

Então, em âmbito original milestone seria aquela pedra (não tão comum no Brasil) na beira de uma estrada que mostra a distância para vários lugares, especialmente para a grande cidade mais próxima.

Essa prática iniciou-se com os eficientíssimos e organizados romanos no ano de 123 (!).

Suas estradas foram cuidadosamente medidas e nelas foram inseridas pedras cilíndricas a cada mil passos romanos (daí o termo milestone, ou seja, algo como “pedra dos mil passos”).

Milestones - o que são
Milestone em seu sentido original presente na cidade de Cerignola (Itália)

Em sentido figurado, porém, esse termo pode indicar duas possibilidades, nesse caso mais relacionados com a nossa área de interesse [Marketing] ou seja, indica-se em âmbito geral:

(a) um evento importante no desenvolvimento ou na história de algo ou na vida de alguém.

No âmbito dos negócios:

(b) um momento em que uma parte do trabalho deve ser concluída ou algo deve ser alcançado, ou mais simplesmente um “marco”.

Milestones de projeto e Roadmap

Já falamos sobre a importância do roadmap em um post precedente. Como destacamos, assim como o benchmarking, os roadmaps são muito úteis para sua empresa.

Eles podem lhe ajudar no dia a dia pois são polivalentes. De fato, sua empresa deve utilizá-los, mas eles também são essenciais para um projeto de casa, um projeto de lei, para um projeto de pesquisa e, por que não, para o seu projeto de vida!

Afirmamos que ele “é um guia visual e intuitivo que permite a rápida visualização de tarefas, concatenação e interdependência entre elas, os responsáveis de cada uma delas, o andamento, os milestones (marcos) e o cronograma seja de execução de cada tarefa seja do inteiro projeto.

Os marcos

Então podemos dizer que os marcos são um subgrupo de um roadmap, ou seja, os marcos fazem parte do roadmap.

Usam-se os marcos para destacar datas específicas e que são importantes para sua equipe de Marketing ou seu projeto.

Eles são colocados no seu projeto para destacar os objetivos da sua equipe e da sua empresa (sejam internos sejam externos).

Então caberá a você e à sua equipe definir no momento de planejamento quais serão os marco dignos de nota.

Sua empresa pode – e deve – utilizá-lo seja em seu projeto de outbound marketing, de inbound marketing, de web marketing ou até mesmo em processos internos.

Por exemplo, no caso de uma campanha de inbound e outbound marketing, o seu plano de Marketing vai determinar os passos que sua empresa dará para atingir metas de Marketing precisas.

O plano conecta as ações de Marketing com metas estratégicas. Os marcos do plano são as metas que mostram o progresso dos trabalhos enquanto a equipe de Marketing executa cada etapa do plano.

Os marcos também propõem prazos importantes que a equipe de Marketing deve cumprir, como por exemplo, o orçamento para cada parte do plano, o gerente encarregado de cada aspecto e as metas de vendas. Você deve especificar cada tipo de marco conforme as necessidades que tiver ou que o seu projeto demandar.

Benefícios dos Milestones de Projetos e do Roadmap

Como os marcos fazem parte do seu mais abrangente roadmap, os benefícios se equiparam aos benefícios desse último.

Ou seja, um dos principais benefícios do roadmap é que ele conecta os níveis estratégico e tático. Ou seja, a estratégia corporativa com o trabalho tático que a equipe planeja. Mas além disso, podemos destacar outros itens que beneficiarão sua empresa e seu trabalho:

Benefícios

  • Alinhamento de objetivos
    Com eles você consegue reunir a sua equipe em torno dos “porquês” de sua estratégia de Marketing, das habilidades e do trabalho necessário para alcançá-la.
  • Coordenação
    Eles podem auxiliar você não somente com um projeto. Você pode utilizá-los para criar “roteiros” de Marketing para cada função, projeto, programa ou segmento de cliente. Com eles você pode coordenar, por exemplo, a mesma equipe para trabalhar em diferentes projetos de forma que ela possa entregar o projeto em sincronia com as equipes de outros setores e dentro do prazo.
  • Visibilidade e caráter informativo
    O roadmap e os seus milestones de projeto de pr mantém toda a organização informada sobre o que está acontecendo no exato momento, qual o prazo final dos projetos e quando as próximas campanhas e lançamentos de produtos/serviços irão acontecer.
  • Monitoramento e impacto
    Existem softwares no mercado que permitem um acompanhamento e monitoramento em tempo realTendo bem definidos o roadmap e os milestones, você pode acompanhar o progresso e mostrar o impacto de seus esforços de Marketing em relação aos objetivos gerais de Marketing.
  • Comunicação
    Eles servem também como ferramenta de comunicação interna e externa. De fato, você pode compartilhar seus planos com as equipes internas para mostrar a direção de Marketing, usá-los para mostrar o progresso à liderança da empresa e às equipes internas e também ao cliente para o qual você está trabalhando.

Organize sua empresa

Os milestones, junto com o roadmap, são a melhor maneira de criar uma visão de longo prazo de como você irá promover seu produto ou serviço para alcançar os clientes certos, como irá organizar suas equipes internas e encaixar seu nível tático com aquele estratégico.

Com eles você alinha toda a organização em torno do que você deseja alcançar para que você possa se concentrar na entrega dos programas e campanhas publicitárias conforme o planejado e deixar uma boa impressão no seu cliente. Elabore um roadmap com milestones e compartilhe no seu LinkedIn para empresa, por exemplo, para demonstrar que sua empresa é organizada e atualizada.

Caso não se sinta seguro para criar o seu primeiro roadmap ou ainda não tenha prática com esse tipo de ferramenta, considere buscar apoio em uma empresa que ofereça Consultoria de Marketing Digital que possa lhe fornecer os conhecimentos necessários para desenvolver essas soluções.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *