Dicas de parceiros: CRO para empresas B2B

Utilizar estratégias que ajudam no aprimoramento dos sites são maneiras de gerar interesse no público-alvo do negócio. O CRO é uma das diversas técnicas do marketing digital que ajudam na conversão e pode ser crucial para o crescimento das empresas.

O que é CRO?

CRO (Conversion Rate Optimization) significa, em português, Otimização de Taxa de Conversão e consiste em um aprimoramento constante dos recursos presentes em um website e visando atrair e converter usuários.

As empresas que utilizam o Marketing Digital podem transformar o seu site em um canal de prospecção e vendas, no qual os leads (potenciais clientes) podem solicitar orçamentos de serviços e, consequentemente, contratá-los.

O site pode ter muitos visitantes, mas no total, quantos realmente estão se tornando clientes da sua empresa? 

Os números mostram quantos clientes o negócio possui é chamado de taxa de conversão, um conceito de grande importância na rotina de trabalho, principalmente das empresas B2B (Business to Business).

O CRO permite otimizar a taxa de conversão, tornando o processo de vendas mais eficiente e, assim, aumentando os lucros da companhia.

Os profissionais do departamento de marketing podem criar vários testes para compreender o que funciona melhor para o público-alvo do negócio, ou seja, os visitantes da página, convencendo-os de tomar alguma ação.

CRO não igual a SEO

Os iniciantes podem confundir de CRO com SEO, mas as siglas têm uma grande diferença. 

Isso porque, na prática, o CRO é a otimização das taxas de conversão, identificando os processos que funcionam e os que precisam ser otimizados para que o lead se torne cliente.

Já o SEO (Search Engine Optimization) consiste em técnicas focadas para os mecanismos de busca, visando melhorar o posicionamento da página, de modo que a atração e as ações de CRO possam converter esses usuários alcançados.

Qual a relevância do CRO no mundo empresarial?

O tráfego de um site, mesmo que seja orgânico, tem o seu custo. Isto posto, é importante que os empresários saibam o que fazer com o tráfego para concretizar os objetivos e metas da empresa.

Com o CRO é possível transformar o máximo de tráfego, seja orgânico ou pago, podendo se tornar excelentes vendas. Alguns dos ganhos que empresas podem ter com o CRO são:

  • Aumento do ticket médio;
  • Bons resultados sem aumentar o nível de trabalho;
  • Economia de tempo e dinheiro;
  • Permite criar uma experiência mais sólida e memorável com a empresa.

Sendo assim, investir em CRO somado a anúncios pagos são estratégias que fortalecem o marketing da empresa e geram resultados positivos. 

Nesse sentido, é importante que os profissionais responsáveis por este setor saibam, por exemplo, como funciona o Facebook Ads para aproveitar o melhor que a ferramenta tem a oferecer no processo de criação de anúncios.

Dicas de CRO para empresas B2B

Empresas B2B realizam negociações em que o cliente é outra empresa, diferente dos negócios com pessoa física, chamado de B2C (Business to Consumer).

Estas companhias possuem informações de grande valor sobre os usuários e clientes e o ciclo de vendas pode ser mais denso e complexo. 

Analisando o próprio site é possível otimizar a jornada do cliente, além de possibilitar contatos com muita agilidade.

Investir em estratégias de CRO são formas de ter excelentes resultados, otimizando a taxa de conversão e aumentando o faturamento da empresa. As principais dicas são:

  1. Capriche na elaboração da homepage

A home do site é o cartão de visitas da sua empresa. Por isso, o usuário precisa encontrar o maior número de informações que motivem a decisão de compra.

Apostar no uso de títulos que transmitam o valor do negócio, ou seja, o que a empresa pode entregar aos clientes é uma ótima maneira de se diferenciar dos concorrentes. 

Subtítulos que complementam as informações e imagens são outros elementos que podem ajudar nesse processo, além de um direcionamento para atendimentos sempre que necessário.

  1. Elabore formulários simples

Quanto mais simples e objetivo for o formulário de contato, melhores serão os resultados.

A simplicidade pode depender dos serviços ou produtos que a empresa vende. Por isso, no processo criativo é essencial pensar quais são as informações mais importantes para a equipe de vendas.

Dependendo do tipo de negócio, por exemplo, os serviços financeiros precisam de um formulário mais complexo para não gerar desconfiança no cliente e para facilitar as futuras negociações, devido a base de dados que se forma.

  1. CTAs que orientam o usuário

Usar CTAs (Chamadas de Ação) que guiem o usuário em todas as etapas de compra é muito importante para dar clareza no momento da contratação do serviço ou escolha de um produto.

Chamadas simples, acessíveis e que expliquem bem sobre produtos ou serviços, são maneiras de conseguir melhorar as taxas de conversão. Este detalhe é tão relevante quanto saber como anunciar no Google Ads.

  1. Criação de testes para promover boas soluções

Testes A/B são excelentes para ajudar os profissionais a entenderem o que funciona melhor para os clientes e como desenvolver estratégias de otimização que sejam eficientes para o site.

Portanto, criar anúncios em plataformas específicas para atração da audiência, como o próprio Google ou o Instagram Ads e investir nas estratégias de CRO para otimizar a taxa de conversão são formas das empresas B2B conseguirem excelentes negociações, aumentar o número de clientes, lucros e credibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você pode encontrar outros conteúdos informativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *