Você já parou pra pensar no que uma consultoria de vendas poderia fazer pela sua empresa ou seu e-commerce?

Afinal o que é uma consultoria?

consultoria de vendas e-commerce

A consultoria é uma palavra que está cada vez mais frequente nos jornais, televisão e anúncios em geral. Como vivemos em uma época de extremo dinamismo, você e sua empresa precisam estar sempre atualizados e certos de adotar as melhores práticas para sua empresa. Uma consultoria é uma atividade na qual um profissional, geralmente um especialista em determinada área, busca fazer um diagnóstico da situação atual da sua empresa, analisando os problemas e “gargalos”, estudando ações possíveis e apresentando soluções para um determinado negócio.

Esse especialista é um profissional externo, portanto é imprescindível que você tenha confiança pois você necessitará muitas vezes disponibilizar e compartilhar dados e informações sigilosas/secretas. Em contrapartida, esse profissional usará seus conhecimentos e acabará transferindo parte do seu know how para sua empresa.

Nessa troca, a consultoria deve contribuir para melhorar a performance do seu negócio ou empresa. Isso reduz muito o tempo para alcançar seus objetivos e evitar possíveis erros. Existem diversas possibilidades. Pode, por exemplo, ser uma consultoria de marketing digital, para definir as melhores práticas de inbound e outbound marketing para seu negócio.

Uma coisa muito importante é o fato do profissional ser externo ao ambiente da empresa. Isso permite que a análise seja o mais imparcial possível, sem que questões internas interfiram na análise. Assim você obterá os melhores resultados para sua empresa ou e-commerce.

O que é uma consultoria de vendas e e-commerce ?

Uma consultoria de e-commerce tem algumas particularidades que a diferem de uma consultoria tradicional. Esse tipo de consultoria busca uma encontrar a melhor estrutura e estratégia para aumentar as vendas do seu negócio vendas e, de consequência, a receita da sua loja virtual.

O consultor em e-commerce presta um serviço de aconselhamento personalizado, desenvolvido para aumentar a eficácia e eficiência das ações da sua loja virtual, inclusive podendo utilizar técnicas de benchmarking para analisar as melhores práticas realizadas por seus concorrentes.

Após uma análise detalhada do negócio, um estudo sobre o mercado de atuação e uma análise SWOT na web, o profissional apresenta algumas soluções e orienta você nas decisões a serem feitas. Podem ser sugeridas, por exemplo, medidas para destacar um diferencial do seu negócio que pode facilitar a atração/retenção de clientes.

Com a proliferação de negócios online, a concorrência se tornou muito mais acirrada e isso tornou-se ainda mais útil a contratação de um especialista para ajudar a sua empresa a se diferenciar e conquistar a preferência dos internautas e consumidores.

Um consultor que dispõe de anos de experiência, já cometeu erros e adquiriu sabedoria. Nesse sentido ele poderá lhe indicar estratégias testadas, fazendo com que você não cometa erros que o consultor já cometeu e que não cometerá mais. Isso lhe garante maior chance de se consolidar no ambiente digital.

Como funciona uma consultoria

Quando você abre um negócio online ou mesmo quando você já está atuando no mercado há algum tempo, muitas questões se põem ao empreendedor: Qual o próximo passo agora que a loja está online? O que fazer para a divulgação dos meus produtos? Como posso trabalhar para aumentar as vendas?

Nessa hora uma consultoria pode ser de grande valia podendo orientar você e ajudar a definir as melhores estratégias para o seu negócio.

Geralmente o primeiro passo é fazer uma reunião para se tomar conhecimento da situação atual. Faz-se então uma verificação do tamanho do negócio, quais produtos a loja disponibiliza, as características buyer persona, as metas estipuladas, as principais dificuldades etc. As demais reuniões se subseguem até que se inicia a colocar em prática as ações preparadas e propostas pela consultoria.

Que áreas podem ser abordadas pela consultoria?

Uma área primordial é aquela do planejamento. Uma consultoria de qualidade pode ajudar sua empresa no processo de planejamento estratégico do e-commerce garantindo ao seu negócio: rapidez e assertividade. Engloba variáveis como a análise de mercado, estratégias de marca, mix de produtos, viabilidade econômica/financeira e cronogramas de trabalhos e de resultados. Um e-commerce com um bom planejamento tem muito mais chance de dar certo.

Um outro âmbito importante é aquele das estruturas, dos sistemas e das integrações. Você precisa de uma estrutura funcional e bem fundamentada. Definir a melhor plataforma de atuação, as ferramentas e o sistema de gestão mais adequados conforme o tipo de negócio e também a escolha dos marketplaces. Você ainda pode obter aconselhamentos sobre os meios de pagamento, sistemas de segurança e aconselhamento em relação aos custos associados.

Quando você vê o símbolo de uma Ferrari, o logotipo da Nike ou qualquer outro grande brand, você pode imaginar o poder e a importância da identidade visual. Ela precisa estar alinhada aos valores da marca. Isso pode ser resolvido com a contratação de uma consultoria. Uma identidade marcante pode ajudar sua empresa a obter mais conversões.

Se você tem um e-commerce a otimização do seu site com SEO é fundamental. Com o Search Engine Optimization, você otimiza o seu site para os mecanismos de busca e atrai mais clientes de forma orgânica (sem mídia paga).  Essas são apenas algumas das áreas nas quais a ajuda de uma consultoria de vendas pode ajudar sua empresa.

Alguns dos benefícios proporcionados por uma consultoria de vendas

Vamos abordar alguns dos benefícios mais evidentes.

Se você compara os custos de uma loja física em um e-commerce, parece natural e obvio que os custos de uma loja virtual são muito menores. Um dos mais evidentes é que você não precisa de uma loja bem posicionada, talvez no centro da cidade, arcando com todos os custos de aluguel, ar condicionado, custos de pessoal/vendedores, treinamentos etc. O mundo virtual atrai muitas pessoas com promessas de lucros e custos baixos. Não deixa de ser verdade, mas uma consultoria lhe ajuda a tomar os devidos cuidados.

Você não pagará o aluguel no centro da cidade, mas precisará pensar, por exemplo, em estratégias de marketing para conseguir atrair tráfego (pago ou não) e convertê-los. Nesse sentido uma consultoria de marketing digital pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso! Com um e-commerce, você inevitavelmente deverá se acostumar com diversos termos como CPC, CPV, CPA, COM entre outros. Você precisa entendê-los para otimizar os seus investimentos. O Google AdWords, por exemplo, é muito utilizado no âmbito do e-commerce. Funciona como uma espécie de leilão de certas palavras. Investindo neles, você pode obter uma boa audiência e colocar seu negócio em evidência rapidamente. Porém, você sabe quanto investir? Sabe se o lucro é maior que o investido? É possível melhorar os resultados? Tudo isso você pode perguntar ao seu consultor e conseguir otimizar os seus investimentos.

Conclusão

Contratar uma consultoria lhe ajudará a tomar as melhores decisões possíveis de acordo com sua estrutura, seu posicionamento, seu badget etc.; para atrair mais clientes e elevar os lucros do seu e-commerce.

Invista em uma consultoria de vendas ou de marketing digital e veja na prática a diferença dos seus resultados!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *