A escolha do nicho de mercado é a fase de fundação em uma empresa, por isso, ela é de suma importância.

Sem entender e conhecer bem, se torna impossível criar um negócio sólido e lucrativo.

Entretanto, é muito comum encontrarmos aspirantes a empreendedor tendo dificuldades e sem entender como escolher o nicho de mercado “certo”.

No mundo dos negócios, não existe certo ou errado, existe apenas o que será melhor para nós!

Portanto, hoje vamos passar dicas incríveis para que você consiga encontrar o nicho ideal para você.


Processo de Decisão:

Diferente de muitos conteúdos, aqui valorizamos o seu tempo. Por isso, acreditamos que você só precisa de dois pontos básicos para descobrir em qual nicho de mercado você deve atuar.

Portanto, recomendamos que você leia com atenção e que anote cada detalhe que estamos lhe passando. Os detalhes farão toda a diferença…


Conheça as suas Habilidades:

Como citamos anteriormente, não existe o nicho de mercado certo para se atuar. Se você parar para analisar, existem empresas de sucesso em todas as áreas, portanto, com isso conseguimos perceber que existem várias possibilidades de crescimento em quase todas as áreas.

Entretanto, existe um único ponto que muda tudo em relação ao nicho que você escolherá, a habilidade.

Na hora de escolher um nicho, um dos pontos que menos ouvimos falar é a questão da habilidade. Não adianta nada você atuar em um nicho que movimenta bilhões ao ano, se você não tiver aptidão, não conseguirá ter resultados.

Por isso, antes de pensar no tamanho do nicho, pense no que você sabe fazer bem. Se a sua habilidade é mexer e concertar o seu carro, possa ser que a melhor escolha seja atuar no nicho automotivo… Obviamente, isso é apenas um exemplo.

Outro ponto que devemos valorizar muito é a nossa paixão. O que você gosta de fazer? O que você faz em seu tempo livre?

Um exercício interessante a ser feito é pegar uma folha e em um lado anotar todas as habilidades que você acredita ter, e no outro, anote todas as paixões que você tem…

O importante deste exercício é fazer com que você tente interligar as suas paixões e as suas habilidades. Se você conseguir juntar aquilo que ama com o que você faz bem, tenha certeza que terá chances incríveis de ter encontrado o nicho certo para você.


Veja o que está dando certo:

Entretanto, no mundo dos negócios, não podemos levar em consideração apenas aquilo que amamos e que temos aptidão, o tamanho do mercado também é um fator de suma relevância.

De nada adianta atuar em um mercado onde não possuimos espaço para crescer e para alavancar a empresa, portanto, a análise dos ‘concorrentes’ é um ponto fundamental.

Quando se quer ter uma empresa de sucesso, o Benchmarking é um dos fatores que mais dividirão os que terão sucesso dos que não conseguirão.

Saber analisar e compreender o que os concorrentes estão fazendo pode ser uma das melhores formas de conhecer mais o nicho que estamos cogitando, por isso, precisamos fazer uma boa análise de benchmarking.

Além de fazer benchmarking, existem alguns indicadores essenciais que devemos analisar no nicho, como por exemplo:

  • Tamanho do mercado
  • Quantidade de possíveis consumidores
  • Crescimento nos últimos 5 anos
  • Quem são as maiores empresas do setor
  • Quais são os principais clientes

Analisando estes seis pontos, temos certeza teremos um grande norte de onde estamos indo.

De modo geral, também sempre precisamos ter em mente a consciência que atuaremos neste mercado por anos, então, será que este nicho é perene, ou apenas mais uma bolha do mercado?


Como Crescer dentro do nicho de mercado

Agora que entendemos sobre o processo de decisão e estamos pensando em iniciar em um nicho, vamos passar algumas dicas importantíssimas para lhe ajudar a traçar um plano de crescimento dentro dele.


Importância do Benchmarking:

Anteriormente falamos sobre a importância do benchmarking para o processo de reconhecimento do nicho, entretanto, esta técnica vai muito além disso… Quando analisamos quem está em um nível maior que o nosso, conseguimos ter noção do que está dando certo.

Você já ouviu a frase: “Você não precisa reinventar a roda!” ?

É exatamente disso que estamos falando. Não precisamos criar um modelo de negócio incrível, apenas precisa pegar um que funciona e moldar para a realidade do seu nicho e negócio.

Não criemos a ilusão que toda ideia de negócio é própria, ao contrário, grande parte provém de inspirações.

Por isso, nós recomendamos fortemente o uso de Linkedin, principalmente para empresas do mercado B2B.

O Linkedin não é apenas uma ‘rede social de negócios’, ela vai muito além disso. Uma das melhores funções da rede social é ter a possibilidade de fazer um benchmarking profundo das empresas que estão em seu nicho, portanto, utilize-a.


Consultoria de Marketing Digital

Quando estamos entrando em um nicho que não possuímos muita experiência, é ideal buscar auxilio de profissionais para lhe posicionar no meio. Uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizando estratégias de marketing digital…

A internet está ligada a tudo, por isso, independente do nicho que estejamos, é de suma importância utilizá-la como sua aliada.

Para isso, recomendamos buscar por uma consultoria de marketing b2b (de empresa para empresa).

Com bons profissionais ao lado, teremos certeza de conseguir entrar no nicho da forma mais inteligente e possibilitando mais resultados.

Sendo assim, quando falamos de uma consultoria de marketing digital, estamos nos referindo a ter ajuda de uma empresa que consiga passar métodos e estratégias digitais para nós posicionarmos no mercado, que geralmente será utilizando estratégias de inbound e outbound marketing.

Por sinal, nós somos um exemplo de empresa que presta uma consultoria de marketing voltada para o seu crescimento no nicho desejado. Por isso, caso você queira saber mais, dá uma conferida!

(Clique Aqui para Conferir como escolher entre Agência e Consultoria di Marketing Digital)

Precisa de ajuda para analisar o nicho de mercado da sua empresa e conquistar mais clientes de forma previsível?

Entre em contato com um dos nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *