A importância da concorrência

O senso comum e a história fazem com que a palavra “concorrência” muitas vezes seja encarada como um problema ou uma ameaça. Mas saiba que não é sempre assim. Com uma mente aberta e atenta aos movimentos do pós-industrial — ou seja a situação atual que vai além do mundo simplista e puramente baseado em produção industrial — você pode notar facilmente e perceber isso. Nesse post vamos explicar melhor a importância da concorrência e como ela pode ser benéfica para sua empresa.

O que é a concorrência

Resumidamente, concorrência é uma espécie de competição dentro de um determinado mercado entre empresas de produtos/serviços e que desejam vender seus artigos (que podem ser bens/serviços substitutos ou concorrentes – sobre isso veja link USP). Nota-se que o mesmo pode ocorrer do outro lado, ou seja a concorrência entre consumidores que pretendem obter os mesmos produtos.

Nesse cenário, cada empresa busca vender no mercado seus produtos/serviços para obter o lucro pelo seu trabalho, adotando variadas estratégias para se tornar a marca preferida pelo consumidor.

A concorrência é um estado “normal e desejável” segundo os economistas. Nela, produtores e consumidores “negociam” os preços de forma que quando um produto é abundante os produtores competem para vender sua produção – eventualmente baixando preços e diminuindo margens de lucro – para evitar que restem produtos em depósitos. Por outro lado, quando o produto se torna escasso, são os consumidores que, não querendo ficar desprovidos de determinado produto, aceitam pagar preços mais altos para realizar a sua aquisição.

O nível de concorrência que existe dentro do mercado depende de uma variedade de fatores tanto do lado da empresa/vendedor; o número de empresas, barreiras à entrada, disponibilidade de informações, disponibilidade/acessibilidade de recursos. O número de compradores dentro do mercado também é fator de concorrência, com cada comprador tendo vontade de pagar, influenciando a demanda geral pelo produto no mercado.

Dessa breve descrição se pode notar a importância da concorrência, pois se existem poucas empresas oferecendo um produto (ex. oligopólio) esses produtos podem ser escassos e seu valor alto. Já caso existam muitas empresas (ex. concorrência perfeita) se terá uma maior disponibilidade de produtos similares ou substitutivos. Então os preços tenderão a ser menores e os consumidores beneficiados devido ao aumento da concorrência.

Monopólio é benéfico?

Inicialmente o empresário pode ser levado a acreditar que o monopólio seria a situação ideal para uma empresa em determinado mercado, pois enquanto uma firma competitiva é tomadora de preço, uma firma
monopolista é formadora de preços. Porém, somente em um caso o monopólio é benéfico para empresa e consumidor: é o caso do monopólio natural, ou seja, quando uma única empresa pode oferecer um
bem ou serviço para todo um mercado a um custo menor que duas ou mais empresas (veja link PUC).

Nos demais casos o monopólio determina seu preço acima do custo marginal, ou seja ele coloca uma diferença entre a disposição a pagar do consumidor e custo do produtor. Esta diferença faz com que a quantidade
vendida caia abaixo do ótimo social.

A importância da concorrência e os benefícios para sua empresa

No pensamento econômico clássico, a concorrência faz com que as empresas comerciais desenvolvam novos produtos, serviços e tecnologias, o que daria aos consumidores uma maior seleção e melhores produtos.

Em um regime de concorrência, o produtor procura oferecer ao consumidor produtos de qualidade superior ou mais baratos que os dos seus rivais. Uma forma de atingir isso é melhorando seus processos e práticas internas, capacitando seus funcionários, procurando melhores fornecedores, aumentando sua produtividade, diminuindo os desperdícios, etc..

Esse é um ambiente no qual o mais habilidoso dos produtores de bens/serviços é premiado. De modo mais amplo isso acaba beneficiando o produtor, o consumidor e dando um “empurrão” ao progresso da tecnologia e da indústria. Portanto, em teoria, esse cenário tende a satisfazer aos interesses de todos os agentes e da sociedade em geral.

Assim, a concorrência (perfeita) faz com que os agentes econômicos se esforcem para melhorar o uso dos recursos para produzir bens e serviços, para melhorar e inovar na qualidade e variedade destes, visando melhorias na competitividade e mais benefício para o consumidor, tudo isto para alcançar maior crescimento econômico e bem-estar social.

A importância da concorrência
A habilidade e perspicácia no analisar a concorrência
podem trazer grandes vantagens para sua empresa

Além disso, a concorrência pode ajudar sua empresa em diversas fases.

Iniciando seu negócio

Se você pensa de iniciar um negócio, antes mesmo de constituir sua empresa você já pode se preocupar e aprender com a concorrência. Você precisa estudar a área em que busca se inserir. Assim, é necessário ter bem claro se o negócio tem chances de prosperar, o nicho em que você quer operar, o seu posicionamento estratégico e, claro, conhecer seus concorrentes. O que eles oferecem? Você possui algum diferencial? Já estipulou e projetou o seu buyer persona? Está certo de apostar nessa atividade/ramo? A concorrência lhe oferece algo valioso: ver os erros e acertos sem precisar pagar por eles, testá-los ou repeti-los. Ou seja, você pode aprender com os erros e acertos dos outros players do mercado. Identificar e estudar casos de fracassos ou de recuperação são extremamente valiosos para sua segurança financeira.

Você não deve fazer o mesmo que a concorrência, pois uma empresa já consolidada possui uma marca/nome conhecidos e você vai precisar se diferenciar. Então, por exemplo com um benchmarking, você pode saber quais são os pontos negativos e positivos da sua concorrência e comparar com sua empresa. Os primeiros você busca não repetir e aperfeiçoar, enquanto os demais você os melhora ainda mais!

A importância da concorrência para potenciar seu negócio

Se você já atua no mercado, observar o comportamento da concorrência pode ensinar a você lições e prevenir ameaças. E aqui podemos falar da concorrência real e daquela potencial, ou seja, daquelas empresas que atuam no mesmo segmento que você (concorrência real/direta) e daquelas que podem vir a fazer concorrência e ameaçar sua empresa se decidirem, por exemplo, efetuar um reposicionamento estratégico.

Se você não está atento aos players e movimentos do mercado, você pode ser pego de surpresa e talvez não ter o tempo de reação rápido o suficiente para organizar um ação responsiva, seja de defesa seja de ataque. Aqui pode-se fazer referência a diversas situações nas quais a importância da concorrência pode ser útil para potenciar seu negócio.

No caso de “defesa” você pode afrontar empresas que já foram concorrentes no passado e que possam retornar a essa posição; novos agentes que possam entrar no mercado; fusões e aquisições que possam ameaçar seu quota de mercado; ainda a empresas que podem decidir iniciar operações no seu segmento ou concorrentes que iniciaram novas ou mais agressivas campanhas de outbound marketing, inbound marketing ou simultaneamente de inbound e outbound marketing.

Por outro lado, no caso de “ataque“, estar atento ao mercado pode ajudar você, por exemplo, a antecipar as jogadas no tabuleiro em caso de possíveis falimentos para que você possa agir e obter parte dessa quota de mercado que fica “órfã”.

Observar a concorrência ajuda sua empresa a ter planos previamente estruturados para enfrentar “acidentes de percurso” ou mesmo ver promissoras situações futuras que outras empresas já estão visualizando mas a sua empresa ainda não. Isso ajudará a sua empresa a estar mais preparada para enfrentar qualquer situação inesperada.

Em qualquer caso, lembre-se do ditado:

Os tolos erram e nunca aprendem; os inteligentes aprendem com os próprios erros; os sábios aprendem com os erros dos outros!

Invista em uma consultoria de vendas ou de marketing digital e veja na prática a diferença dos seus resultados!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *