Você pode ler este artigo ou assistir o vídeo para decidir como escolher entre a plataforma Wix e WordPress:
Wix e WordPress são plataformas CMS (Content Management System – Sistema de Gestão de Conteúdo). Ou seja, plataformas para subir e gerenciar conteúdo sem recorrer a um programador.
São ferramentas essenciais para sua Estratégia de Marketing de Conteúdo ou, em geral, para um plano de Marketing Digital para empresas.
Podemos sugerir que essas plataformas são tão simples como quando você está no Facebook e quer criar uma nova página ou um novo grupo.
Você faz isso dentro do Facebook, usando o template deles, sem necessidade de saber nada de programação.
As ferramentas de CMS funcionam mais ou menos desta forma, dando de fato mais opções para personalizar o seu conteúdo.
Além disso, com uma plataforma CMS você pode ter o seu próprio domínio. O que o Facebook não deixa de fazer.
Na verdade existem várias plataformas de CMS e Wix e WordPress são simplesmente as mais populares.
Outras conhecidas são Squarespace, Joomla e Drupal. Outras focadas em e-commerce são prestashop, magento, vtex.
Neste conteúdo veremos as diferenças principais entre as duas mais populares (wix e wordpress) e como escolher entre as duas.
Quais são as diferenças entre Wix e WordPress?
Primeiramente é bom destacar que tanto Wix quanto WordPress foram concebidas principalmente para fim de criação de blog, o que é o princípio do CMS (Content Management System).
Mesmo assim, hoje em dia, as duas são usadas para criar também tanto sites institucionais, quanto e-commerce.
Gosto de um vídeo do site wpbeginner que mostra as diferenças entre Wix e WordPress em diferentes categorias.
Precisa analisar 5 categorias para entender a diferença entre Wix e WordPress, conforme mostrado neste vídeo.
Custos:
Com Wix você faz tudo gratuitamente e você praticamente não depende de um programador. Todavia, no modelo totalmente gratuito, você não pode ter o seu domínio.
Para ter o seu domínio, você precisa pagar um valor mensal!
No WordPress, plataforma gratuita, você tem a opção de hospedar o site gratuitamente no domínio wordpress.com.
Caso queira você pode usar o seu próprio domínio. Como?
- Compre o seu domínio (R$ 30-40/ano);
- Pague o aluguel no servidor (R$ 194/ano no hostgator);
- Peça ajuda de um programador para configuração e manutenção do site.
Versatilidade do Design
Wix trabalha com a opção drag and drop, ou seja, você pode construir o seu site brincando e juntando blocos já pré-criados dentro da plataforma.
WordPress tem uma interface visual, mas não tem por natureza a possibilidade de inserir blocos, a não ser que você instale Plugins que permitam fazer isso, como o Visual Composer.
Temas visuais disponíveis
Wix tem cerca de 500 templates para escolher.
WordPress tem milhares de temas gratuitos ou pagos, desenvolvidos com princípio open source (código aberto). Assim qualquer pessoa pode modificar e adaptar o código conforme própria necessidade. Um programador pode pegar um tema de outro e adaptá-lo às próprias necessidades.
Flexibilidade
As duas plataformas tem um conceito modular, ou seja, você pode acrescentar funções ao seu tema por meio de Plugins.
No entanto a quantidade de Plugins gratuitos e pagos disponíveis para WordPress é muito maior do que no Wix.
Por exemplo, se você quer trabalhar o SEO do seu site é fundamental ter um plugin que ajude na otimização do seu site.
Nós, da NTP, somos muito fãs do Plugin para WordPress Yoast, que permite fazer uma análise da SEO do seu post e inserir as várias tags de otimização sem recorrer ao programador.
E-commerce
Wix permite transformar o seu site em loja virtual só nas versões pagas e só com Paypal.
WordPress é mais versátil e você pode ter o seu e-commerce de forma gratuita, sempre por meio de plugins.
O mais conhecido é o woocommerce, muito indicado para quem precise de um e-commerce mas não tem um volume muito alto de produtos e vendas. Aliás para quem está começando agora a própria loja online.
E quanto ao SEO? É melhor escolher Wix ou WordPress?
Google não tem uma posição oficial contra sites.
Mesmo assim existem vários artigos sobre o risco de desindexação do Google dos sites em Wix.
Até o mesmo Wix admitiu este problema, em janeiro de 2016, comunicando que entrou em contato com Google. Aparentemente o problema foi resolvido, conforme comunidado oficial.
E acreditamos que o problema foi resolvido de fato, se em janeiro de 2017 teve uma comunicação oficial do mesmo John Mueller, Webmaster Trends Analyst do Google, dizendo que o Wix não tem problema de indexação, nem de ranqueamento no Google.
O ponto é que como visto acima, o Wix é menos flexível para alterações customizadas, então se você está pensando em algo um pouquinho a mais do que umas páginas institucionais ou blog clássico, o WordPress vai te dar mais possibilidade de tornar o site a sua cara.
Essa versatilidade do WordPress pode melhorar a identidade visual do seu site e até a experiência do seu visitante.
O problema é que se essas alterações no WordPress requerem mais do que uma integração de blocos pronto, você vai ter que trabalhar a configuração destas alterações, para inserir as tags corretas (título, H1, H2, meta-description, etc) e para otimizar a parte código JavaScript, para deixar o site mais rápido de carregar, etc.
Nesses casos um site em WordPress te dá a possibilidade de mexer mais e tornar a sua customização, não somente visual, mas também limpa no código. O que a gente chama de SEO higiênico.
Então como escolher entre Wix e WordPress?
Em resumo:
Wix é mais fácil de mexer, mas é menos versátil.
WordPress requer um pouquinho mais de conhecimento do mundo internet, mas é bem mais flexível.
Então, aqui vão as regras para escolher entre Wix e WordPress
- Se você tem uma ideia de startup, mas não sabe se vai dar certo. Neste caso você está na primeira fase de uma startup
Nesta situação você não só está inseguro se a sua ideia funciona, mas também provavelmente está reticente em investir pesado em algo que não sabe se vai dar certo. Neste caso Wix é a sua solução por ser gratuito e mais intuitivo
- Caso a sua startup esteja já na fase de protótipo completo (fase 3 de vida de uma startup)
Por estar nesta fase, você já tem algo pronto para testar o mercado e ver se funciona, provavelmente precisa ter a possibilidade de acrescentar funções conforme solicitações pelo mercado. Aqui WordPress é a solução melhor
- Caso você tenha horas/homem disposição
Falando de recursos, muitos ainda pensam instintivamente aos recursos financeiros. Mas na verdade o recurso tempo é bem mais importante.
Podemos mencionar o ditado popular e até trivial que o tempo é dinheiro, mas eu gosto mais de poesias pragmática, as que juntam filosofia e vida concreta do dia a dia. Cabe então lembrar uma frase de Pepe Mujica, ex presidente do Uruguay, diz que:
“Quando compramos algo, não compramos com dinheiro, compramos com o tempo de vida que tivemos de gastar para ter esse dinheiro”.
Se você tem horas/homem a disposição (suas ou de seu sócio ou funcionário) e alguém que possa te orientar, com certeza WordPress é a melhor solução.
Caso tenha horas a disposição, mas ninguém para te orientar, vá para Wix.
Conclusão
Em resumo, se você está em uma fase onde você está testando a sua ideia para ver se dá certo, está ainda montando o seu negócio, então está com recursos financeiros limitados para contratar especialistas, mas mais tempo a disposição para mexer e testar, então vá para Wix.
Isso não vai afetar de forma tão negativa o seu SEO e vai começar a te entregar dados históricos de negócio e do desempenho do site, de forma completamente gratuita.
Em todos os outros casos em que a sua ideia funciona, e precisa alavancar o seu negócio e o número de visitas qualificadas para seu site.
Neste caso a solução é WordPress ou até uma outra plataforma desenhada especificamente para sua necessidade.
Você precisa de ajuda para decidir se escolher Wix ou WordPress?
Entre em contato com um dos nossos consultores!
Obrigado pela matéria. Vejo o seguinte: Necessidade, facilidade e resultados limitados esta para o Wix. (faço Eu todo o trabalho). Agora se pensar em negócio,investimento e resultados maiores, está para WordPress.(Já que tenho de contratar profissionais)
Mas vamos começar e ver onde vai dar.
Atenciosamente
Márcio
Olá Márcio, obrigado pelo comentário!
Se te interessa o assunto wordpress, sugiro os seguintes artigos:
Por que usar WordPress é melhor para fazer site?
Criar um Site em WordPress – veja porque precisa desta plataformaDicas para Otimização em Sites WordPress
SEO para WordPress: 5 ajustes fáceis que você mesmo pode fazer!
Muito bacana! Estava perdida. Obrigada pelo conteúdo.
Olá Luiza,
obrigado pelo comentário!
Convido você a acompanhar as nossas pílulas de Marketing Digital, no nosso canal Youtube
Caso queira que abordemos um assunto específico de Marketing Digital, só deixar um comentário aqui.
Abs e boa sorte!
Nenhum, nem outro, se quer um site decente, contrate um profissional de verdade, plataformas prontas não são boas para um site profissional, wordpress também te limita a muita coisa, enche o servidor com arquivos, é uma gambiarra para amadores. Hoje em dia o site do seu cliente deve ter opções de administração específicas para a empresa dele, o conteúdo deve ser aproveitado, estamos entrando em uma era onde o site pode ter um sistema por trás que faz a gestão da empresa e ainda puxa dados desse sistema e se atualiza, estou desenvolvendo para vários ramos dessa forma, e falo pra vcs que nenhum cliente está contente com seu site em wordpress, limitado a parecer um cartão de visita apenas, a única interação com visitantes é um formulário de email, sem contar que o pessoal do wordpress não são programadores em sua maioria e o rankeamento em buscadores vai ficar muito a desejar.
Admir, obrigado pelo comentário!
claramente depende do caso. Na nossa experiência wordpress nunca deu problemas por ser wordpress e todos nossos clientes estão felizes. Existem sites globais em wordpress (bloomberg, sony, bbc, disney, playstation, etc) o que prova a solidez da plataforma.
O principal problema técnico está nas integrações e na criação de código do zero e não no uso em si da plataforma.
Na maioria das vezes o problema é estratégico e não técnico, por exemplo, nós planejamos a otimização da manutenção após entrega do site. E isso é dado usando templates prontos (para sites institucionais, claro, e-commerce são outra questão).
Quanto mais programação tiver no desenvolvimento do site, mais manutenção vai se precisar após a entrega. O que significa que precisa planejar antes mesmo de começar o trabalho. E neste planejamento a escolha de temas prontos para o segmento (com reviews, dados históricos, etc), é a melhor forma de garantir menor tempo de desenvolvimento, alinhamento de expetativas com o cliente e otimização da manutenção após entrega.
Claro esta é a nossa experiência, após ter testado várias opções, mas não existe a verdade absoluta, o mundo é lindo pois é variado.
Boa sorte!