Marketing de afiliados é uma estratégia para divulgar produtos e serviços online, contando com a ajuda de pessoas que se encarregam de promover a marca.

Essa metodologia ganhou a internet há alguns anos, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que realmente significa esse trabalho. É uma maneira muito popular de trabalhar o marketing e muitos ganham dinheiro dessa forma.

É interessante para muitos porque não é necessário fazer grandes investimentos para trabalhar com marketing de afiliados, mas é importante conhecê-lo, antes de decidir se vai investir ou não.

Mesmo que não seja uma questão de investimento financeiro, ainda assim envolve dedicação, comprometimento e tempo para conseguir bons resultados. De qualquer forma, a prática é acessível a muitas pessoas.

Seja para obter uma renda extra ou para investir e transformar o marketing de afiliados na principal fonte de renda da pessoa, existem alguns pontos que precisam ser compreendidos antes de iniciar as atividades.

Para ajudar a esclarecer todas as dúvidas, este artigo vai mostrar o conceito de marketing de afiliados, como funciona, e alguns motivos para investir nessa estratégia que tem chamado a atenção de tantas pessoas na internet.

Entendendo o marketing de afiliados

A internet se tornou o espaço favorável para os empreendedores e pessoas que ainda não estão totalmente inseridas no mundo dos negócios, mas desejam encontrar uma forma de ganhar dinheiro na web.

Existem muitas possibilidades e inovações que estão conquistando a atenção e o espaço na vida dos empreendedores e entre elas está o marketing de afiliados, também conhecido como programa de afiliados.

Para compreender seu conceito, é interessante observar um exemplo. Uma confecção de colete de futebol masculino, considerada vendedora dentro desse esquema, lança um produto na internet.

Para ajudar na divulgação e nas vendas, conta com os afiliados, que nada mais são do que pessoas que vão divulgar seus produtos nos canais digitais, principalmente nas redes sociais.

Quando alguém compra o produto por meio da divulgação do afiliado, utiliza um link personalizado durante a transação.

Esse link contabiliza números que vão metrificar o sucesso da estratégia e estipula o valor que o afiliado vai receber pela divulgação. O valor pago por essas pessoas pode ser entendido como um tipo de comissão pelas vendas e conversões.

Como funciona o marketing de afiliados

O marketing de afiliados precisa de conhecimentos e estratégias bem planejadas para acontecer, mesmo assim, seu funcionamento é bem simplificado.

A marca só precisa lançar um produto que será vendido na internet ou um infoproduto que também pode ser comercializado dessa forma.

Para fazer a divulgação dessa solução, a companhia procura pessoas comuns que vão ajudar a divulgar suas soluções. Quando alguém se torna afiliado, precisa dispor de recursos, como as redes sociais e outras plataformas, para divulgar.

Um fabricante de estação de trabalho vidro pode fazer sua divulgação dessa forma e quanto mais o afiliado vender, melhor será sua comissão.

Quando a venda é realizada em um canal de comunicação de afiliados, acontece por meio de um link personalizado que identifica o divulgador. É assim que as comissões serão contabilizadas de maneira justa e de acordo com as vendas.

Isso significa que o valor pago para o afiliado não é fixo, visto que compreende a capacidade de cada um em definir a porcentagem final.

É muito comum contabilizar diferentes números e métricas de desempenho para estipular o quanto cada um vai receber pela troca comercial.

Por que investir em marketing de afiliados?

As empresas precisam de uma estratégia eficaz para alcançar bons resultados e um bom planejamento de marketing é algo muito amplo, visto que existem diferentes estratégias que podem ser trabalhadas, como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing nas redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios pagos;
  • Estratégias offline.

No entanto, um fabricante de placa de empresa personalizada também deve considerar o marketing de afiliados porque, se for bem trabalhado, é uma poderosa ferramenta para os negócios.

As organizações têm muita dificuldade para gerar tráfego e converter leads, mas se puder contar com a ajuda de outras pessoas, fica muito mais fácil alcançar esse propósito.

Contudo, existem diversas opções na internet e o marketing de afiliados, sendo uma das mais interessantes, traz diversos benefícios para a marca, como:

Manter uma equipe de baixo custo

O método está se tornando cada vez mais popular, principalmente no Brasil, mas ainda precisa amadurecer. Os afiliados se encarregam de vender os produtos e recebem de acordo com sua performance.

Entre as formas de remuneração está o custo por lead (CPL) e o custo por venda (CPV). Isso significa que o anunciante só vai receber por valor validado ou se a venda for realmente confirmada.

Para divulgar, por exemplo, extensão de cílios efeito boneca, os afiliados vão usar seu conhecimento e sua audiência de diferentes formas, seja por meio das redes sociais, conteúdos e cupons de desconto.

Para o anunciante, é uma forma de economizar tempo e dinheiro e manter o foco em outras estratégias do negócio.

Economia com marketing e baixo risco

Quando a companhia investe em campanha patrocinada, independentemente da forma como isso é feito, o risco é totalmente assumido por ela. Se conseguir atrair tráfego e não gerar leads ou vendas, ainda assim, terá que pagar pelos investimentos.

Ao trabalhar com afiliados, esse risco é diluído, uma vez que são os promotores que vão usar seus recursos e táticas para atrair as pessoas.

Caso as ações não sejam bem-sucedidas, a corporação não terá nenhum custo a mais, uma vez que o modelo de pagamento acontece de acordo com a performance.

Seus pagamentos de comissões estiverem altos, demonstra que a estratégia está dando certo e que a marca está vendendo bastante.

Melhora as estratégias de SEO

Para um fabricante de lacre de segurança personalizado, é muito importante investir em links referenciando o site, e para que essa exposição seja ainda maior em diferentes plataformas, é muito bom contar com afiliados.

Isso porque eles vão promover os produtos e serviços para as páginas, e tendo em vista que é por meio dos links que os leads e vendas são convertidos, o ganho acaba sendo notório. Como resultado, o site cresce ao longo do tempo.

Vantagens de ser um afiliado

Ter um negócio de sucesso é um grande desafio, principalmente porque é necessário construir uma audiência favorável nas redes sociais. Para superar os desafios, muitas pessoas estão procurando o marketing de afiliados, e suas vantagens são:

Gerar renda

Ter o próprio produto envolve diversos fatores que consomem recursos financeiros, além da necessidade de investir em desenvolvimento, suporte, compra e estocagem.

Ao ser um afiliado para um fabricante de peças para manutenção de impressora, a única coisa que ele precisa se preocupar é com sua performance e na geração de resultados para vender os produtos.

Isso evita outros custos com vendas e transporte, e mesmo que a remuneração seja limitada, existem marcas que oferecem uma excelente comissão que geram bons frutos e com baixo risco.

Favorece parcerias

O mercado de afiliados é muito grande e expressivo no Brasil e existem muitos varejistas que possuem seus programas e oferecem oportunidades em diversos nichos e setores.

Novos players também estão entrando nesse mercado, principalmente pequenas e médias empresas que precisam aproveitar os benefícios dessa prática para expandir a marca e chegar ao conhecimento de mais pessoas.

Dessa forma, seja para vender embalagem de papel para camisetas ou qualquer outro tipo de produto, sempre vai existir um programa de afiliados que aumenta as rendas do negócio.

Baixo investimento inicial

Para se afiliar a uma marca, produto ou serviço, não é necessário pagar. Tudo o que o empreendedor precisa fazer é criar uma conta gratuita em uma rede de afiliados e selecionar os programas que deseja trabalhar.

Depois de ser aprovado, começa a divulgar os links e nem mesmo é necessário ter um site ou blog, pois passa a ter algum tipo de rede social para começar a divulgação.

Se for divulgar, por exemplo, forro de gesso para sala pequena, é muito importante estar atento às regras do anunciante para facilitar o processo e não ter as vendas canceladas.

Outro ponto que merece destaque é que os anunciantes só trabalham com a filha dos profissionais, então é necessário ter um CNPJ para receber as comissões.

Considerações finais

Trabalhar pela internet ficou muito mais fácil com o marketing de afiliados, uma forma de receber um valor por uma venda, sem precisar desenvolver ou investir no fornecimento de produtos.

Por meio de uma estratégia bem elaborada nos canais digitais, os afiliados conseguem atrair a atenção dos consumidores, vender os produtos e obter excelentes comissões.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *