É por meio do PLR no marketing digital que infoprodutos podem ser lançados na internet, utilizando conteúdos pré-existentes, cujos direitos de uso e revenda ficam preservados e é uma estratégia utilizada no mercado de afiliados.
Os produtos digitalizados (os infoprodutos) crescem a cada dia e são materiais criados e voltados para quem quer aprender alguma coisa, como montar uma mesa metálica dobrável, por exemplo, e que podem ser comprados, recebidos e consumidos online.
Disponibilizados na internet, é possível ganhar dinheiro com as vendas e, por esta razão, eles atraem muitos parceiros e um grande número de produtores de conteúdo, responsáveis pela elaboração das informações.
PLR: entendendo o conceito
PLR é a abreviação do termo Private Label Rights (Direitos de Marca Própria), onde o direito ao uso do produto criado é obtido por meio de uma licença de propriedade intelectual, para serem comercializados.
É um termo muito utilizado no marketing digital, na venda de produtos físicos e digitais e, quando um infoproduto pronto é adquirido, modificado ou vendido no mercado, esses direitos passam a ser liberados, sem qualquer custo, através da licença de propriedade.
Nesse sentido, um infoproduto pronto para limpeza de divisória em alumínio e vidro para escritório pode ser customizado e revendido por quem o comprou, da maneira que desejar, sem sofrer qualquer tipo de sanção, desde que seja registrada a licença de propriedade.
Os PLRs são mais atribuídos, atualmente, a infoprodutos no marketing de afiliados e os mesmos possuem conteúdos digitais voltados para as seguintes modalidades como:
- Ebooks;
- Cursos pela internet;
- Vídeos;
- Artigos sobre camiseta personalizada avengers;
- Landing pages;
- Infográficos;
- Banners;
- E-mails;
- Podcasts criativos;
- Áudio books e webinars.
Os vendedores de infoprodutos que estão iniciando as atividades, e que não levam jeito na produção de conteúdo, não precisam disponibilizar muito tempo nesse sentido, pois existem os produtores e os custos, a princípio, são bem baixos.
Quando eles compram materiais prontos, como um e-book para a montagem de uma estação de trabalho 8 lugares, por exemplo, e a mesma está no idioma inglês, eles apenas o traduzem ou alteram alguns trechos, colocando a identidade pessoal no conteúdo.
Esta prática é normal, mas requer atenção e muito cuidado, para que o mesmo conteúdo não seja utilizado por outra pessoa, que possui os mesmos direitos de uso e revenda do material.
O funcionamento do PLR no marketing digital
Os infoprodutos só são veiculados pela internet, de forma digital, ainda que não seja a única maneira de comercialização e distribuição de materiais no, mas, os conteúdos são elaborados somente pelos produtores de conteúdo ou pelos infoprodutores.
Eles vendem o conhecimento em várias áreas de atuação como educação, vestuário, música, confecção de windbanner gota, autoconhecimento, cursos de culinária e de idiomas ou também no nicho esportivo, por exemplo.
Desta forma, esse produtor coloca os materiais em um site de afiliados, com os preços específicos de venda e a comissão, e os parceiros que estiverem interessados nos conteúdos destes infoprodutos devem se filiar ao produtor.
Assim, quando este conteúdo divulgado receber um clique, os afiliados passam a receber uma comissão do infoprodutor de materiais sobre painel backdrop personalizado. Por isso, como abordado anteriormente, é possível ganhar dinheiro com esta prática.
No caso do uso de PLR, o conteúdo não é original, mas aquele que já foi produzido por outra pessoa, que concede o direito de revenda e uso do material e o infoprodutor pode alterar, usar e fazer a revenda do PLR da forma como desejar.
Benefícios do PLR
O PLR no marketing digital é uma saída para que os infoprodutores aumentem a produção de conteúdo, perfazendo benefícios, como os apontados abaixo:
- Auxilia quem está iniciando na produção de conteúdo;
- Agiliza e alavanca a produção de conteúdo de estante personalizada;
- Reduz custos para os infoprodutores;
- Aumenta os ganhos financeiros;
- Permite adaptações nos conteúdos existentes.
Nem sempre o infoprodutor possui expertise na produção de conteúdo, portanto, não pode compartilhar a experiência, e, nesse sentido, o PLR ajuda para quem está iniciando esta atividade.
Por exemplo: para quem tem experiência na área de vestuário, fica mais fácil produzir conteúdo de jaquetas para uniforme de empresa, porém, para quem é recente nesse segmento e quase não sabe sobre o assunto, pode criá-lo de acordo com o conhecimento.
Quando o infoprodutor passa a ter mais prática, ao longo do tempo, ele consegue produzir os próprios conteúdos, sem ter gastos na contratação de produtores mais experientes.
Produzir um conteúdo para um vídeo, por exemplo, leva tempo e exige dedicação à produção de conteúdo, pois é necessário planejar o diálogo e o cenário, fazer a edição e publicá-lo.
Portanto, adotando PLRs, há um alavancamento e agilização na produção de conteúdo, sendo que se ele já foi produzido, basta adaptá-lo e customizá-lo de acordo com a necessidade e identidade pessoal, lançando-os mais rapidamente.
Se o tempo da produção diminuir, os custos para os infoprodutores são reduzidos, não sendo necessário, por exemplo, nos casos de vídeos, investir em câmera, iluminação ou softwares de edição, porque um PLR já vem pronto, ideal para quem está iniciando.
Licença de Propriedade Intelectual: como obtê-la?
Quem pretende obter a Licença de Propriedade Intelectual deve fazê-la por meio do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que concede o direito autoral por sobre a produção de um conteúdo, neste caso, quando registrado ele é protegido pela lei.
Porém, o detentor deste conteúdo pode liberá-lo, autorizando outras pessoas ou empresas a utilizá-lo, alterando trechos ou modificando-os, por meio de um contrato, para a comercialização de produtos ou serviços pela internet.
É o INPI quem decide sobre a remuneração nesta conceção de direitos e no Brasil, a propriedade intelectual é protegida pela Lei 9.279/96, onde estão reunidos os direitos e obrigações.
A propriedade intelectual envolve, por exemplo, além do conteúdo, o logotipo e imagem de uma empresa e até personagens e este contrato estabelecido concede o direito a um terceiro (licenciado) a utilizá-los por um prazo estabelecido contratualmente.
Dicas para ganhar dinheiro com a Propriedade Intelectual
É totalmente possível ganhar dinheiro com a Propriedade Intelectual, quando devidamente registrada e amparada pela lei acima descrita. Seguem-se 5 dicas para aumentar a renda financeira:
- Vendendo conteúdos;
- Disseminando propagandas de marcas já registradas;
- Concedendo o uso de patentes;
- Valorando a veiculação de campanhas de produtos registrados;
- Permitindo a utilização de logotipos e imagens das empresas.
Ainda que o PLR facilite a vida do infoprodutor, pode trazer desvantagens, como a produção de conteúdos de baixa qualidade, iguais ou duplicados.
O PLR é utilizado de duas maneiras no marketing digital: através de compra e venda de uma marca customizada no mercado de afiliados ou por meio da venda de infoprodutos, incentivando os leads a se cadastrarem na lista de e-mails da empresa.
Se o infoprodutor for experiente na produção de conteúdo, ele pode criar PLRs de qualidade para outras empresas ou vendedores. Essa expertise pode ser monetizada quando conteúdos sobre aulas de futebol forem vendidos para os interessados.
O uso das PLRs é uma forte tendência mercadológica e pode alavancar os ganhos financeiros desde que haja registro de tudo aquilo que for criado, imaginado e também fabricado, por exemplo.
Considerações finais
O PLR existe para que empresas e empreendedores possam ganhar dinheiro diante de uma ideia original de um produto ou negócio, podendo compartilhá-lo e autorizar o uso por outras pessoas.
Ainda que o caminho não seja a produção de conteúdo, por falta de experiência na área, qualquer material produzido com exclusividade pode ser utilizado na forma de infoproduto e a licença PLR deve ser adquirida para garantir os direitos legais por sobre ele.
Se o intuito é aumentar a rede de networking, dá para ganhar dinheiro revendendo os conteúdos, independentemente do segmento de atuação da empresa, porque as oportunidades criativas são imensas e todas as pessoas podem adquiri-los.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.