Dicas de parceiros: Métricas de SEO para atração de leads

por Business Connection

As lojas eletrônicas reúnem uma série de técnicas que costumam funcionar para que se faça a atração de leads.

Sendo assim, a captação de dados de um público interessado nos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.

Por meio de uma ferramenta estratégica centralizada em SEO (Search Engine Optimization), os sites que servem como buscadores de links apresentam resultados que sabem trabalhar esse ponto de maneira correta.

Para que esse trabalho apresenta um resultado adequado, as empresas precisam proporcionar uma navegação fluida, dinâmica e intuitiva, para que os usuários possam encontrar exatamente o que procuram, e ainda mais.

Sendo assim, é preciso investir em um marketing de conteúdo com artigos e textos interessantes e relevantes, com assuntos que possam ser abordados e levem à atração de leads a cada dia, sempre mais e mais.

É preciso proporcionar uma experiência que se aprofunda na jornada de compra, promovendo um site devidamente organizado e que se atenha às finalidades propostas, seja informar, entreter ou vender produtos e serviços.

Planejamento de negócios alinhado a SEO da empresa

A implementação de um sistema SEO junto aos sites de busca tem como objetivo otimizar o resultado levando em consideração alguns pontos primordiais.

Além das palavras-chave empregadas dentro de um site corporativo, um blog despretensioso ou uma rede social.

A ideia principal é alavancar as vendas, quando essas estão relacionadas a um e-commerce, ou uma loja virtual. 

Tudo pode depender da intenção do internauta, o que ele está procurando especificamente, como:

  • Informações técnicas;
  • Comparativo de preço;
  • Facilidade de entrega;
  • Disponibilidade de marcas.

Pode ser que um empreendimento imobiliário esteja procurando uma Empresa de cabeamento de rede, e então as palavras-chave serão completamente diferentes. 

Portanto, é preciso focar em palavras que estão diretamente relacionadas ao negócio comercial ou serão apenas números trafegando pelo site, sem finalidades definidas e muitos menos propostas ou intenções de compra.

A aplicação de uma métrica de SEO a partir de palavras-chave com termos de busca pode proporcionar.

Por outro lado, muitos benefícios, como um volume de busca por causa de assuntos em alta na sociedade.

Outra percepção está em tendências de busca, abrangendo termos que sejam associados às finalidades da empresa. Isso se dá por conta do algoritmo proposto pelos sites de busca.

Especialização destaca instituições de ensino

Os profissionais que trabalham na área de métricas de SEO precisam destacar pontos que sirvam como atrativos para leads, permitindo a captação dos dados e seguir para a jornada de compra, conforme o funil de vendas é acionado.

As instituições de ensino, por exemplo, podem se destacar ante a concorrência apresentando aulas de especialização em uma localidade específica, como um curso de bombeiro civil em Cajamar ou treinamento em mata na região norte do país.

Isso pode ser associado à métrica de backlinks de outras páginas associadas, sites de interesse comum ou redes sociais. 

Da mesma forma há uma métrica associativa em que é linkado páginas dentro do próprio site. 

Isso permite que uma página de pesquisa se abre e permite a captação de leads sem que o usuário tenha que sair do ambiente em que está navegando. 

Segmentos próximos ajudam profissional autônomo

O comportamento do usuário também pode ser determinante para que a SEO transfira para páginas de interesse comum, ajudando pequenas e médias empresas.

Assim como os profissionais autônomos, que se utilizam de palavras-chave pontuais.

Isso permite que o site de busca possa apresentar resultados que direcionam por meio da métrica de CTR (Click Through Rate), ou seja, em relação à taxa de cliques que um site específico recebe continuamente.

As empresas que trabalham no setor de seguros podem utilizar essa estratégia para atrair os leads interessados, por exemplo, em um plano Bradesco odonto empresarial ou uma clínica médica com atendimento de especialidades.

As métricas adotadas podem ser direcionadas em conformidade com a autoridade de domínio, pois há o nome de um banco devidamente estabelecido e de conhecimento público. 

Aqui o algoritmo empregado na engenharia de busca por causa da quantidade de links sobre  domínio.

O marketing digital é outro fenômeno que promove a busca quando a SEO é acionada pelo usuário dentro do site de busca. 

Se uma corretora de seguro para auto mantém as palavras-chave em evidência, e ainda associa os serviços ao nome de uma empresa de grande porte.

Isso ajuda no direcionamento de leads ou mesmo nos links associativos que levaram da primeira para a segunda pesquisa.

Nesse segmento ainda, é possível estabelecer uma métrica acionada pelo Autoridade de Página (AP), em que é verificado a qualidade e a quantidade de links que direcionam para URLs específicas, em relação a outros sites presentes em toda a internet.

Setor busca referência em rede de computadores

A incidência que uma palavra-chave aparece em um artigo ou um texto de determinado site pode ser mensurado por meio da densidade, em que o volume pode garantir uma elevação nos resultados de busca.

O setor da construção civil busca referências quando se trata em desenvolver um projeto eletrico industrial ou na produção de um condomínio residencial dentro de um bairro planejado. 

Por isso, as empresas precisam investir na SEO para que a experiência seja positiva e renda bônus ou para ser mais direto, se tornem contratos fechados para atendimento a construtoras e incorporadoras.

Os canais podem ser os mais variados, desde que estejam alinhados os sites ou blogs ou mesmo as redes sociais e o uso de hashtags para marcação, com a otimização da SEO e a estipulação de, ao menos, uma métrica específica.

Vale reforçar que as métricas podem ser mescladas, inclusive quanto à Taxa de Rejeição, que é quando se aponta que usuários da internet até chegaram ao site, mas não deram continuidade para uma outra página.

Mesmo o rankeamento dos sites de busca podem indicar as proporções de sites que receberam um clique, mas por alguma razão, retornaram porque o resultado não apresentou informações relevantes à pesquisa inicial.

Oferta de serviços permite compras pontuais

A internet disponibiliza os mais diversos produtos e serviços, indo desde os mais simples, como vestuários, brinquedos, alimentos e calçados, até aquisições de vulto, como veículos e imóveis. 

Em uma pesquisa rápida no site de busca é possível encontrar desde imobiliárias que oferecem casas e apartamentos nas proximidades em que o internauta está presente, até um consórcio de caminhões seminovos que é interessante para empresas de logística.

Por isso, as estratégias precisam ser aprimoradas quando se trata de marketing de conteúdo, para que possam servir como atrativos de leads ativos e que procuram um produto específico para as compras pontuais.

Dentro do planejamento estratégico é preciso demonstrar organização e com objetivos definidos de maneira clara, pois assim fica mais fácil o emprego de SEO para a execução das tarefas.

Consequentemente, a mensuração dos leads alcançados e a análise direcionada ao funil de vendas. 

Assim fica mais fácil vender um imóvel para quem está procurando uma casa ou apartamento ou um consórcio para quem busca esse tipo de investimento.

Construção civil aproveita mercado aquecido

A sociedade passou por mudanças profundas quando se trata de acesso à tecnologia, desenvolvimento de sites de pesquisa, redes sociais e facilidades implementadas no dia a dia.

Isso afetou a economia de tal forma que as compras online deram um salto significativo e não demonstram nenhuma tendência de queda, pelo contrário.

Por isso, as empresas que investem em sites corporativos devidamente organizados, com facilidades de acesso e informações esclarecedoras tendem a se destacar.

Ainda mais quando se utiliza a SEO de maneira correta e utiliza as métricas para reter os leads de maneira inteligente.

Mais uma vez a construção civil se destaca nesse sentido, pois muitos serviços estão relacionados ao desenvolvimento de novos projetos imobiliários, ou mesmo em reformas promovidas por proprietários em períodos sazonais. 

Pode ser pela pesquisa do preço tubulação de cobre para ar condicionado ou para a contratação dos profissionais que realizam esse tipo de serviço, instalação, assessoria técnica ou substituição de peças. 

Por se tratar de serviços que possuem um preço elevado, as pesquisas realizadas na internet podem ser muito produtivas para entender como anda o mercado, os produtos oferecidos e as marcas mais comentadas. 

Tudo isso está relacionado com a SEO e as métricas utilizadas para uma pesquisa segura e que esteja relacionado com a busca em questão.

As instalações de esquadrias como portas e janelas podem ser direcionadas a outros assuntos relacionados, como o emprego de motores para portões em Fortaleza, desde que a região pesquisa esteja dentro do algoritmo do site de busca.

A otimização de um site depende das métricas de SEO trabalhadas de maneira correta, e para isso, é importante contar com uma equipe profissional que entende do assunto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *