RD Station e Ramper – Leads não interessados

Ramper RD Station

RD Station e Ramper podem trabalhar juntos, permitindo a integração de uma abordagem de Inbound Marketing com Outbound Marketing.

Neste conteúdo nós vamos ver como integrar o trabalho do Ramper, que é uma plataforma de prospecção ativa (Outbound Marketing) e o RD Station que é uma plataforma de Inbound Marketing.


Vamos começar pela plataforma do Ramper, lembrando que ele faz capturas de contatos a partir do site das empresas ou das páginas do Linkedin.

Então, se eu preciso entrar em contato com uma empresa de “Desenvolvimento de Software” por exemplo, eu faço a busca no Google e abro uma empresa qualquer.

Se eu quero conversar com o pessoal de Marketing, faço minha busca em Marketing.


Posso selecionar todas as pessoas ou somente algumas, como o editor, o gerente etc.; e mando para as minhas cadências que eu configuro dentro do meu Ramper.

Então as pessoas começam a ser impactadas através de e-mails de prospecção, lembrando que não são SPAM, ok ? Pois este é um trabalho feito a partir das regras da LGPD pois estamos utilizando e-mails corporativos então neste caso, tem uma função pública de legítimo interesse que estamos usando para fins corporativos.


Prosseguindo, nós mandamos esses contatos dentro da plataforma e a plataforma já começa a impactar conforme as cadências que a gente configura no Ramper.

Feedback, leads impactados

Quando a pessoa responder ao e-mail, ela pode responder que está ou não está interessada, ou pode ocorrer outros casos como por exemplo, de pessoas que respondem que o assunto não deve ser tratado com essa pessoa [impactada] mas sim deve ir para outro responsável etc.
Caso a pessoa responda que está interessada, nós selecionamos a pessoa, colocamos a tag interesse e enviamos para o nosso CRM [no caso da NoTopo é o CRM da RD Station].

Obviamente neste caso, a gente sugere colocar todos os contatos da mesma empresa com uma tag diferente. Se a pessoa mostrou interesse significa que a gente conseguiu abrir a porta da empresa ou seja, não faz sentido continuar prospectando os outros, lembrando que o objetivo do Ramper é abrir portas dentro da empresa, depois de todo o processo de qualificação e tudo o que vamos fazendo dentro no nosso CRM.
Em alguns casos, o lead pode responder:

1) Não possuo interesse
2) Vamos retomar a conversa daqui um tempo

No caso que ele não esteja interessado, e aqui lembramos um detalhe: se o lead realmente ficou incomodado com o e-mail, e responde de forma bem seca mesmo, nossa sugestão é de realmente não seguir com a tentativa de relacionamento.
Se for uma resposta do tipo: “Não estou interessado no momento mas podemos retomar o assunto daqui um tempo”. Vamos ver o que precisamos fazer neste caso.

E depois precisamos fazer o seguinte:

Enviando lead para RD Station

Precisamos enviar este lead para a RD Station, sem ser a do CRM, ok ? Enviamos então para o RD Station do Marketing.
No caso você utilize outro CRM você pode integrar com ele (Por ex. com o CRM do HubSpot).

Nós aqui da NoTopo usamos o CRM tanto para Marketing quanto para o CRM.

Então, em ‘RD Station CRM’ nós enviamos caso o lead esteja interessado e pelo ‘RD Station’ nós enviamos caso o lead não esteja interessado mas é válido ainda tentar uma reabordagem daqui um tempo, lembrando que não preciso fazer isto pelo Ramper.
Quando enviamos esta tag, a pessoa entra dentro da base de leads, dentro da RD Station Marketing.

Além disto, ela entra com uma tag já do Ramper. Mas acho oportuno ressaltar que esta integração não funciona 100% ou seja, isso significa que ela funciona bem mas o problema dela é que se por alguma razão, por exemplo, a chave da RD Station vence ou por alguma razão as duas plataformas se desconectam, nenhuma delas (nem Ramper nem RD Station) vai notificar e nós aqui da NoTopo, identificamos isto como um bug de plataforma.
Nenhuma delas notifica que integração está falhando.

Por este motivo, sugerimos que seja feito em todas as vezes que fazemos o envio, o controle [ver IMG] para verificar se a pessoa realmente entrou.
Desta forma, também otimizamos o tempo ao invés de ficar cadastrando manualmente.

Quando o lead entra por tag, o que ocorre ?

Este processo significa que eu posso criar dentro da RD Station ou seja, no momento que selecionamos a pessoa como [sem interesse] ela sai das cadências e não irá mais atrapalhar nossas prospecções dentro do Ramper e vai entrar na nossa RD Station.
O que precisamos fazer é somente uma abordagem para essas pessoas ( por exemplo: daqui 3 ou 4 meses ) é uma automação que fará isto.

Vamos ver como se faz ?

Vamos em fluxo de automação de marketing, onde definimos nossos fluxos.
Definida a automação, quando entrarmos vamos ver as listas de entradas que são as listas de pessoas, de empresas que estão com a tag de ‘contato futuro’, lembrando que essas listas vêm do CRM ou seja, quando nosso comercial entende a nível de CRM que a nossa conversa não irá para frente, ele poderá entrar na RD Station Marketing e colocar essa tag [ver IMG]:

Então, essa tag (Tag contato futuro) significa que as empresas, os leads que possuem essa tag vão receber essa cadência.

Este fluxo de automação feito de vários e-mails onde praticamente o conteúdo é (Ex: Você lembra que conversamos anos passado ? Faz sentido retomarmos o contato ? etc.).
Quando esse fluxo termina, caso a pessoa não responda, com essa automação nós podemos tirar a tag (Remover a tag futuro) e colocamos outra tag que é: contato futuro 4 meses.

Quando o lead tem a tag (contato futuro 4 meses) ela ainda entra no fluxo de automação visto anteriormente só que com 1 condição.
Significa que este lead volta no fluxo automático onde fica por 90 dias e depois volta para o fluxo: Todos os outros fluxos de automação.

A pessoa neste caso, deverá refazer este fluxo a cada 3 meses.

O Ramper dentro do processo para engajar leads não interessados

Nós temos a opção de criar também uma entrada de Ramper ‘sem interesse’:

Onde nesta configuração nós podemos colocar uma configuração das pessoas e da segmentação sem interesse.

Como eu já criei esta segmentação (Ramper sem interesse) eu automatizei para que sejam colocados todos os leads que tenham a tag Ramper e eu mando este lead para RD Station.
Este lead entrando na RD Station, ele automaticamente já com tag Ramper (sem interesse) e por estar com esta segmentação, ele entra no fluxo (ver IMG):

Entrando neste fluxo, ele verifica a condição. Como no fluxo ele só possui a tag Ramper, ele irá seguir o mesmo fluxo do ‘Tag futuro 4 meses’.
Então desta forma nós conseguimos enviar este lead e ele automaticamente, a cada 3 meses será impactado até o mesmo se posicionar ou se cadastrar (Por exemplo: dizendo que o momento para uma conversa não é o adequado etc.). Portanto, nós aqui da NoTopo, utilizamos uma automação para reduzir ao máximo nosso trabalho de engajamento depois da prospecção.

Prove você também essas ferramentas e veja na prática como engajar com leads não interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *