Marketing Digital para empresa é mais do que estar presente online: é estruturar ações orientadas a resultado, como geração de leads qualificados, nutrição de oportunidades e apoio direto às metas de vendas.

A prática se faz cada vez mais latente em um contexto no qual os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia navegando na internet.

Segundo o relatório Digital 2024: Brazil, o Brasil é o segundo país mais conectado do mundo, com usuários passando em média 9h32 por dia online.

Se o seu público está conectado, a sua marca também deve estar.

Em uma Estratégia de Marketing Digital, a comunicação deixa de ser uma via única – das empresas para o público – e passar a ser de mão dupla – o público também participa, interage e responde ao que foi comunicado.

Além de enviar uma mensagem sobre sua marca, é preciso monitorar o que os seus clientes estão falando sobre ela.

Afinal, consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas opiniões.

O ponto crítico hoje não é estar presente, mas construir uma presença digital eficaz, capaz de gerar oportunidades reais de negócio para sua empresa.

Mas você sabe como usar essa vantagem do mundo online ao seu favor?

A estratégia de Marketing de Conteúdo existe justamente para isso: para que você saiba como, quando e onde impactar potenciais clientes.

Aliada aos esforços de Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo, o Marketing Digital para empresa é responsável por entender a jornada do consumidor, atrair potenciais clientes, ofertar conteúdos que despertem a necessidade de adquirir um produto ou serviço, converter em vendas e realizar a manutenção do relacionamento com clientes – para que ele volte mais vezes ao seu ambiente e o recomende para outras pessoas.

Veja, a seguir, quais são as principais ferramentas de marketing de conteúdo e como aplicar esses esforços para dar visibilidade à sua empresa.

Para que o Marketing Digital funcione com previsibilidade e escala, é necessário ir além da execução tática e contar com uma gestão de marketing eficaz — que alinhe estratégia, metas e execução com foco em geração de valor.

Quais são as principais ferramentas de Marketing Digital?

Existem diversos canais onde a empresa pode trabalhar seus pontos de contato com os cliente na internet.

Através de uma análise de Benchmarking, já é possível entender quais deles são mais estratégicos para o seu setor.

Redes sociais

As redes sociais são, sem dúvida, as principais ferramentas para a execução da estratégia de Marketing Digital para empresa.

Afinal, são elas que detém a maior quantidade de acessos de usuários na internet.

Além disso, uma rede social é o ambiente perfeito para uma marca se aproximar do público, fazendo com que o mesmo interaja com o conteúdo criado – ampliando, consequentemente, o espaço da sua empresa no mundo digital.

É preciso analisar com cautela o objetivo de cada rede social e ver qual se aplica melhor ao seu negócio.

O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para vídeos e fotos; se a sua empresa não pretende trabalhar com esse tipo de conteúdo, não faz sentido criar uma conta na plataforma.

Blogs

Uma boa estratégia de SEO é desenvolvida para entregar conteúdos pertinentes e plataformas responsivas para as necessidades do usuário.

O blog é uma ferramenta crucial para que essa estratégia dê certo. É através dele que você deve entregar conteúdos relevantes para o público que deseja alcançar.

Essa ação, além de tornar a sua empresa uma autoridade no assunto proposto, cria uma boa indexação para o seu site/blog nos resultados de mecanismos de buscas, como o Google.

Se alguém estiver pesquisando sobre um assunto que você já foi publicado no seu blog, e a sua estratégia de SEO foi trabalhada com sucesso, as chances de aparecer nos primeiros resultados do Google – e criar um primeiro contato com o cliente – são gigantes.

Landing Pages

Blogs e redes sociais também são responsáveis pela geração de leads para a sua empresa, assim como as landing pages. Leads são contatos de clientes em potenciais, que deixam suas informações (como e-mail, telefone, entre outras) em troca de algum conteúdo ou benefício.

Já as landing pages são as páginas ou domínios onde essa troca acontece; o cliente preenche um formulário e ganha acesso para fazer download ou assistir um conteúdo.

Quais são os principais pilares do Marketing de Conteúdo?

Além de definir as ferramentas a serem usadas, é sempre estratégico analisar o tipo de conteúdo a ser trabalhado.

O foco aqui deve ser o seu Buyer Persona, para que a comunicação seja clara e chegue até o público que realmente importa.

Inbound Marketing

Este é o principal pilar do Marketing Digital para empresa, que tem como objetivo atrair mais pessoas para o seu negócio, através da famosa Jornada do Consumidor.

Essa jornada define cada uma das etapas pelas quais o consumidor percorre até virar um cliente pagante, e cada uma delas oferece insights para trabalhar o consumidor, de modo a fazê-lo pular para a próxima etapa.

A jornada do consumidor está dividida da seguinte forma:

  • Atração: ofereça conteúdos relevantes que satisfaçam as necessidades do seu público;
  • Conversão: ofereça uma demonstração do seu serviço, para que o cliente considere comprá-lo;
  • Venda: as duas etapas iniciais educam o consumidor sobre a necessidade de adquirir o produto; na etapa de venda, é necessário fornecer oportunidades exclusivas para que ele feche o negócio;
  • Encante: mesmo depois de se tornar um cliente pagante, o consumidor merece atenção; esteja sempre pronto para atendê-lo, fidelize-os e torne-os embaixadores da sua marca.

Em vendas complexas e com múltiplos decisores — comuns no B2B — estratégias como o Account Based Marketing (ABM) são essenciais para personalizar o discurso e aumentar a conversão por conta estratégica.

Cada uma dessas etapas depende muito da produção de conteúdo que interesse o público que você deseja alcançar. Para isso, usamos outro pilar do Marketing Digital: o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Para atingir o público desejado, é preciso oferecer o que ele está procurando.

No ambiente digital, a forma mais eficaz de fazer isso é disponibilizando conteúdos relevantes para o seu público — especialmente em setores como tecnologia B2B, onde o processo de decisão é mais técnico e consultivo.

O Marketing de Conteúdo é responsável pela pesquisa, produção e distribuição desses conteúdos para cada uma das etapas da jornada do consumidor que vimos anteriormente.

Através dele, é possível definir os melhores formatos de conteúdos para cada canal de comunicação, o tom de voz da sua marca, quais canais você deseja explorar, entre outros pontos fundamentais da estratégia.

Lembre-se: o objetivo do conteúdo é fazer com que o seu público reconheça a sua marca como uma solução para os problemas que ele possa ter, fazendo com que ele volte mais vezes ao seu ambiente digital.

Assim, ele enxergará valor na sua marca, o que aumentará as chances de que ele se torne de fato um cliente.

SEO

SEO é a sigla, em inglês, para o termo Search Engine Optimization – que, em português, significa otimização dos motores de busca.

Essa estratégia é formada por um conjuntos de boas práticas a serem seguidas nas plataformas digitais, que potencializam as suas chances de uma boa indexação nos sites de busca – principalmente o Google. Isso significa aparecer entre os primeiros resultados em uma página de pesquisa.

As boas práticas de SEO podem ser resumidas em uma boa construção do texto disponibilizado nas suas plataformas e no desenvolvimento da plataforma em si (ela precisa ser responsiva, ter velocidade, entre outros fatores).

Em termos práticos, SEO é um bom aliado do Marketing de Conteúdo porque é ele quem direciona o conteúdo a ser
desenvolvido, com a ajuda de pesquisas que apontam as palavras-chave mais buscadas pelo público que a sua empresa deseja alcançar.

Agora que você já conhece os principais fundamentos do Marketing Digital e o reconhece como uma estratégia para trazer mais visibilidade e clientes para a sua marca, é hora de de se aprofundar no assunto para desenvolver o seu próprio plano de Marketing Digital.

Conclusão

O Marketing Digital para pequenas ou grandes empresas é sempre o mesmo, as estratégias apenas vão se refinando com a maturidade das análises e o engajamento do público.

Se você busca estruturar um marketing digital orientado a metas, com eficiência e visão estratégica, conheça o modelo da NoTopo.com de CMO as a Service.

12 thoughts on “Marketing Digital para empresa: como trabalhar?

    • Danilo Alba says:

      Que bom que gostou!
      já deu uma olhada no nosso canal youtube com vário tutoriais de Outbound e Inbound Marketing?
      basta entrar no youtube.com/EstratégiasDigitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *