Importância da Agência de Inbound Marketing

agencia de inbound marketing

Nesse post vamos falar um pouco sobre a importância da agência de Inbound Marketing e de como ela pode ser valiosa para sua empresa.

O que é o Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing nasceu há alguns anos, em paralelo à expansão da era digital. O conceito foi cunhado pela primeira vez em 2005 por Brian Halligan (co-fundador da HubSpot).

Todavia, o conceito só se tornou popular anos depois, quando Halligan publicou o livro “Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media and Blogs“. Além disso, o livro “The New Rules of Marketing and PR” também contribuiu muito para a difusão e uso do termo.

É um método oposto às técnicas de outbound marketing e àquelas tradicionais: ou seja, longe da publicidade intrusiva, ele procura atingir o cliente de forma mais natural.

Refere-se a uma técnica de promoção comercial cujo objetivo é atrair clientes potenciais fornecendo informações de interesse para eles.

Em contraste com este conceito, o outbound marketing recorre à publicidade e técnicas de marketing que muitas vezes fornecem ao usuário informações comerciais que não foram solicitadas e/ou que não são de seu interesse.

O inbound marketing envolve a atração de potenciais clientes através de conteúdo de valor/relevante (um dos quesitos analisados pelos logaritmos do Google) que seja de seu interesse, seguido de uma combinação de ações de marketing até que você realize uma conversão, isto é, que eles se tornem compradores.

Ao invés de se concentrar diretamente na venda como faz o marketing tradicional, o inbound marketing procura fornecer informações ao consumidor potencial para que ele confie nos produtos da empresa, uma vez que a considerará competente e experiente no campo de atuação na qual exerce suas atividades.

O objetivo final é criar uma comunidade interessada com conteúdo útil e de alto valor que o faça encontrar o que está procurando, no momento em que precisa e finalmente resolver uma necessidade real do consumidor.

O que são as agências de Inbound Marketing

As agências que utilizam o inbound marketing estão se tornando cada vez mais numerosas e eficientes, já que esta estratégia de marketing se tornou uma das mais utilizadas e com resultados cada vez mais positivos, além de possuírem custos relativamente baixos em comparação com a publicidade tradicional.

Uma agência de inbound marketing é uma agência de marketing que se concentra no desenvolvimento de estratégias e iniciativas relacionadas ao “marketing de atração”. Ou seja, elas se concentram em captar a atenção dos consumidores com base em técnicas que estão longe de ser invasivas; elas estão empenhadas em se conectar com o usuário de forma mais natural para estabelecer uma relação que os converta em clientes.

Eis aí um ponto chave da importância da agência de inbound marketing: ela evita o excesso de propaganda que pode arranhar a sua marca ao invés de impulsioná-la!

O que fazem as agências de Inbound Marketing?

Um marketing dirigido a grandes massas não tem o mesmo efeito que uma estratégia bem estruturada para um segmento de mercado bem definido. Por este motivo, uma agência de inbound marketing pode lhe ajudar a ser muito mais assertivo, econômico e eficaz.

Elas concentram seus esforços em um alvo específico. Em muitas ocasiões, estas agências são como um ímã de prospecção para a empresa que as contrata. É por isso que elas também são conhecidas como agências de atração.

O trabalho das agências consiste em desenvolver estratégias eficientes de atração e otimização do conteúdo on-line para atingir metas e objetivos propostos.

Entre as sua responsabilidades, podemos citar:

  • Criação de conteúdo: conteúdo de qualidade que responde às necessidades do cliente;
  • Personalização: criação de ações específicas para diferentes segmentos de marketing para cada etapa do processo de interação com a sua marca/empresa;
  • Viralização: Aproveitar o uso das redes para fazer com que os usuários relacionados com o conteúdo o encontrem e o difundam;
  • Análise da web: no final de tudo, você tem que encerrar com uma conversão!

Daí a importância da agência de inbound marketing . Ela busca fazer com que cada iniciativa desenvolvida sirva para fazer o público (seu buyer persona) se sentir especial, para gerar uma relação de empatia que desencadeia uma atração com a qual, ao invés de você simplesmente obter leads, você consegue clientes que acabam sendo fiéis a sua marca. O objetivo dessas agências mais modernas não é conseguir vendas, mas sim fidelidade, pois isso serve para ter uma fonte de renda maior e mais constante.

Uma agência de inbound marketing ajuda a sua empresa a transmitir os seus valores, a criar todo tipo de estratégias para que o público não se concentre apenas na compra do produto, mas também consiga passar aquilo que diferencia sua empresa das concorrentes e porque ele deve escolher você quando precisa de um serviço ou produto.

Atualmente uma das melhores maneiras para uma empresa se conectar com o público atual, aquele que olha além das características de um produto, é enfatizar a filosofia de uma empresa aquilo que está além do produto/serviço.

Ferramentas e serviços

Dentro das ações de um plano de marketing, algumas técnicas específicas são aplicadas a cada etapa dentro do funil de vendas. As agências podem ajudar você em diversas etapas e processos.

Por exemplo, para atrair o público-alvo e fazê-lo encontrar o que está procurando, pode-se adotar uma (melhor se mais de uma!) das seguintes ações:

  • Elaboração de marketing de conteúdo
  • Criação, otimização ou atualização de seu website
  • Utilização de técnicas de SEO
  • Criação ou publicação de artigos em Blog
  • Elaboração de landing pages
  • Veiculação de anúncios

Para converter leads em clientes, a agência pode ajudar você com as seguintes ações:

  • Envios de e-mail
  • Criação de CTAs (Apelos à ação)
  • Automação de Marketing

Para medir o retorno do investimento, a agência ajudará você a medir os resultados com ferramentas de:

  • Web Analytics
  • Alcance total
  • CTR

Enfim, uma agência poderá ajudar você a analisar o funil de conversão, permitindo saber o que o usuário precisa para avançar pelas etapas e você terminar com a cereja no bolo: fazer o cliente se tornar um “embaixador da marca“.

Conclusão

Uma agência de inbound marketing pode ajudar sua empresa a obter sucesso em suas vendas, convencendo os potenciais clientes a fecharem vendas com você. Decida fazer parte do mundo do inbound marketing e impulsione o potencial da sua empresa.

Contratar uma consultoria lhe ajudará a tomar as melhores decisões possíveis de acordo com sua estrutura, seu posicionamento, seu orçamento, etc. para atrair mais clientes e elevar os lucros da sua empresa.

Invista em uma consultoria de marketing digital e veja na prática a diferença nos seus resultados!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *