COMO A ESCOLHA DO HOST INFLUENCIA A CLASSIFICAÇÃO DOS MECANISMOS DE PESQUISA E A ESTRATÉGIA DE MARKETING

host seo

Conteúdo de responsabilidade do autor.

Este artigo é escrito por Feliciano Telica, especialista em Auditorias de SEO, Análise de palavras-chave, Análise de Concorrentes, SEO on-Site, Linkbuilder, Redator de blogs, SEM / Adwords e SMM

O marketing digital gira essencialmente em torno do SEO. Isso explica o fato de quase todas as empresas utilizarem atualmente.

Neste contexto, os webmasters tendem a se concentrar em técnicas on-page, ou seja, inbound ou  long tail, muitas vezes negligenciando a qualidade da hospedagem, que é, no entanto, o ponto de partida de ” boa visibilidade nos resultados de pesquisa (SERPes).

Para entender por que uma boa hospedagem é um ativo importante para a lucratividade do seu negócio, é importante detalhar o que é hospedagem na web e SEO, quais são os problemas e a relação entre os dois.

O QUE É HOSPEDAGEM  WEB?

A hospedagem Web permite que o conteúdo de um site pessoal  ou entidade seja acessível aos internautas de todo o mundo, por meio de um servidor que armazena todos os dados necessários para o seu funcionamento.

Existem 4 tipos diferentes de hospedagem na web: hospedagem compartilhada, hospedagem dedicada, hospedagem em servidores VPS e servidores em nuvem.

  • Hospedagem Compartilhada

De um modo geral, a hospedagem compartilhada é a maneira mais econômica de hospedar seu site. Cada servidor web hospeda muitos sites e seus recursos são eficientemente distribuídos entre eles. 

No passado, o compartilhamento de um servidor poderia causar problemas quando o aumento do tráfego ou uso de recursos de um único site tornava seus sites “vizinhos” mais lentos. No entanto, atualmente as assinaturas de hospedagem na web incluem uma quantidade generosa de recursos que garantem um bom desempenho na maioria dos casos. Serviços confiáveis você encontra neste site. Fornecedores avançados também têm soluções de balanceamento de carga e limitação para conter picos, bem como medidas de supressão para investigar sites que usam quantidades excessivas de recursos.

  • Hospedagem Dedicada ou Servidor Dedicado 

Hospedagem dedicada significa que você tem todo o servidor para você. Isso fornece acesso como um VPS, mas você não precisa compartilhar o servidor com outros sites ou aplicativos. Na verdade, você está alugando um servidor da Web físico instalado em seu provedor de serviços. Você também tem suporte profissional e experiência quando necessário.

Esta hospedagem web premium só é garantida para sites de qualidade profissional muito exigentes. As pequenas e médias empresas não precisam gastar milhares de dólares todos os meses para alugar um servidor web dedicado para seus negócios.

  • Hospedagem VPS ou Servidor Virtual privado 

VPS significa Virtual Private Server. Assim como a hospedagem compartilhada, os sites executados em VPS compartilham um servidor físico com outros sites. No entanto, cada locatário VPS tem sua própria partição com recursos dedicados garantidos. Geralmente, há mais memória, armazenamento e capacidade de processamento disponíveis.

A hospedagem VPS é recomendada para usuários altamente experientes com habilidades de gerenciamento de servidor. Os clientes VPS têm acesso root, à sua partição e podem configurar seu software de servidor, por exemplo Ubuntu, CentOS ou Windows Server. Isso fornece um alto nível de personalização para executar aplicativos da web integrados para esses sistemas.

  • Hospedagem em Nuvem ou Cloud hosting 

Hospedagem em nuvem se tornou um termo um pouco nebuloso nos dias de hoje. Portanto, é altamente recomendável que você dê uma olhada no que você ganha. 

No início, “hospedagem em nuvem” se referia a uma configuração VPS escalonável em vários servidores; dessa forma, se o seu aplicativo da web tivesse um aumento repentino no tráfego, o sistema seria capaz de fornecer mais recursos e executar as coisas sem problemas. Como resultado, a hospedagem em nuvem poderia ter um modelo de preço mais variável e especificações fluidas.

No entanto, com o aumento da popularidade da computação em nuvem, algumas empresas começaram a usar o termo para sua hospedagem compartilhada ou VPS regular. Outros fornecedores como Amazon Web Services ou Microsoft Azure oferecem serviços de computação em nuvem, que normalmente incluem hospedagem em nuvem em uma série de outras ferramentas avançadas para operações baseadas em nuvem. 

O QUE É SEO?

A otimização para mecanismos de pesquisa ou  search engine optimization também é chamada de SEO natural ou orgânico. Reúne todas as técnicas que podem fazer surgir um site nos resultados de um motor de busca.

É um trabalho de longo prazo que essencialmente permite atrair tráfego qualificado para um site, gerando  melhor lucratividade.

RELAÇÃO ENTRE HOSPEDAGEM NA WEB E SEO

Os seguintes fatores, garantidos pelo provedor de hospedagem, influenciam a classificação de um site nos motores de busca:

  1.   Segurança do site

Os mecanismos de pesquisa do Google priorizam a proteção dos dados do usuário. Qualquer domínio vulnerável a intrusões é marcado com a bandeira “conexão não segura”. Este indicador penaliza o desenvolvimento e até a viabilidade da empresa.

É aqui que a escolha do provedor de hospedagem assume toda a sua importância, pois a segurança das suas páginas é essencialmente garantida pelo provedor de hospedagem  através da qualidade dos seus servidores e da sua instalação.

Além disso, há também a atualização regular dos plugins do servidor. Os módulos de reescrita de URL, por exemplo, são  atualizados pelo provedor de hospedagem para tornar o site mais dinâmico.

  1.  Uso de certificados SSL

 A maioria dos bons provedores de hospedagem  oferecem certificados Let’s Encrypt gratuitamente e acesso a certificados pagos de qualidade a preços competitivos.

Embora este seja de acordo com o Google um fator de impacto mínimo, é de extrema importância se você tem um negócio online!

  1.  Disponibilidade do servidor

Pode acontecer que um site não esteja mais acessível para os  visitantes por vários motivos. Quando uma conta de hospedagem  é frequentemente vítima de falhas de servidor, os sites nele hospedados  podem simplesmente ser rebaixados pelos mecanismos de pesquisa.

A indisponibilidade do site, assim como a presença de páginas mortas com erros 404, são  um elemento importante que afeta negativamente a experiência do usuário. Por isso , o administrador deve avaliar a disponibilidade média do servidor alugado e monitorá-lo diariamente.

  1.    A qualidade do suporte técnico 

A qualidade do suporte técnico também é fundamental para remediar prontamente qualquer mau funcionamento e obter assistência a tempo útil. O suporte técnico do provedor de hospedagem  deve estar  operacional 24 horas por dia e com uma equipe experiente.

  1.  A velocidade de carregamento e a largura de banda disponível

A escolha do plano de hospedagem afeta muito a taxa de rejeição de um site.

Isso ocorre porque as configurações do servidor e a quantidade de largura de banda disponível determinam por quanto tempo suas páginas são carregadas. Eles também influenciam a qualidade das transferências de dados no site.

A qualidade do servidor também pode afetar negativamente a indexação do seu site. É por isso que é melhor calcular suas necessidades nesta área antes de fazer uma escolha final.

  1.  A localização do servidor

A localização do servidor pode afetar o tempo de carregamento do site. Geralmente é recomendável hospedar seu site em um servidor próximo ao seu mercado-alvo para minimizar o tempo de carregamento de dados.

Obviamente, é possível minimizar seu impacto por meio de um CDN ou rede de distribuição de conteúdo.

Os critérios mencionados acima demonstram que existem de fato ligações entre a qualidade da hospedagem  web e o desempenho de SEO de uma empresa.

Portanto, é melhor procurar um provedor de hospedagem  de qualidade que leve em consideração os requisitos modernos de SEO natural .

Uma empresa sem grande visibilidade nos resultados da pesquisa terá dificuldade em se desenvolver, mesmo que os produtos e serviços que oferece sejam de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *