Estratégia de LinkedIn: Como implementar a melhor?

banner estratégia de linkedin

O Linkedin é uma plataforma essencial para quem deseja interagir e implementar a sua estratégia de marketing no universo B2B.

Entenda que exatamente – tudo – relacionado ao ambiente profissional sempre estará nas pautas de todos os conteúdos nesta rede social.

Tendo estas informações em mãos, agora você é capaz de entender e já tem aptidão para decidir a melhor Estratégia de LinkedIn para localizar talentos, fazer networking, buscar parceiros e até mesmo prospectar novos clientes.

Perfil pessoal ou Company Page para uma Estratégia de LinkedIn?

O perfil pessoal no LinkedIn é importantíssimo para estreitar o seu relacionamento com os prospects. Estabelecer vínculos com as pessoas, é muito mais efetivo do que quando a conexão é apenas por e-mail ( que muitas vezes não funciona).

Lembre-se sempre disso: as pessoas compram de quem está perto delas e que elas confiam.

Utilize o conceito de escala de uma Venda Consultiva, onde o objetivo da conversa nunca é a venda em si, mas sim marcar uma ação seguinte,  trazendo um comprometimento do lead.

Um exemplo bem simples seria o agendamento de uma ligação ou uma chamada de vídeo.

Por outro lado, a Company Page – também conhecida como Página de Empresa –  permite que você se torne uma autoridade no mercado.

Distribua os seus conteúdos e alcance o seu público-alvo ajudando-os com marketing de conteúdo de valor por meio de um trabalho intenso de Inbound Marketing.

Para criar uma página, você necessariamente deve ter um perfil pessoal dentro da plataforma. Também vale lembrar que é possível vincular os seus colaboradores à página da sua empresa. 

Como divulgar a sua empresa em uma Estratégia de LinkedIn?

Existem diversas formas de divulgar a sua empresa no LinkedIn, mas a mais efetiva é, sempre foi e sempre será através das Estratégias de Marketing.

Trabalhe com a variedade tipos de conteúdo no Linkedin.

Compartilhe conteúdos exclusivos, conteúdos do seu blog ou escreva artigos no Linkedin Pulse.

Você também pode publicar imagens, layouts e vídeos visando envolver o seu público.  Para engajar o seu público, utilize enquetes, vídeos e transmissões ao vivo.

Em relação às transmissões ao vivo, existem duas alternativas. Programe um evento redirecionando o público para um link externo ou transmita o vídeo diretamente pelo Linkedin Live — para isso, você precisará contar com uma plataforma de transmissão como o Vimeo ou o Streamyard.  

Linkedin é bom como ferramenta de prospecção?

Sim. Como já foi mencionado anteriormente, o LinkedIn é uma das melhores ferramentas com uma plataforma relativamente simples e interativa para prospectar clientes.

O primeiro passo para entender o Linkedin como uma ferramenta de prospecção está na compreensão de que a plataforma pode funcionar tanto para captura de leads, quanto para fazer diversas conexões. 

Na captura de lead no LinkedIn, você é capaz de encontrar um contato e o inserir nas cadências de e-mail. Desta forma, a conexão acontecerá via e-mail.

– “E quando a abordagem no e-mail não funcionar, o que eu devo fazer?”, você pode se perguntar…

É relativamente simples: você tem total liberdade e poderá enviar um convite para o lead prospectado na própria plataforma do Linkedin. Uma vez que o convite é aceito, você já pode iniciar um diálogo.

Principais vantagens do Linkedin na prospecção e conversão de novos leads.

Uma conexão via Linkedin não depende do horário. Pode acontecer no primeiro horário do dia ou até mesmo após anoitecer. Aqui em nosso blog há uma série de dicas que valem a pena serem lidas e que irão te ajudar.

É menos humana do que uma ligação e mais humana do que um e-mail.

A maior questão aqui, é o quão intencional o seu conteúdo é. O quanto de valor é agregado e entregue ao lead, e o tanto de identificação que gera e relacionamento com os mesmos.

Considere que o Linkedin pode ser parcialmente automatizado com o uso de ferramentas como “Catacliente” e “Meet Alfred”.

Linkedin ADS realmente é uma ferramenta efetiva que converte os leads?

O Linkedin ADS é similar a plataformas como Facebook ADS e Google ADS. No entanto, tem as suas especificidades.

Você ainda pode fazer anúncios no Linkedin através da página da sua empresa. 

Neste caso, a principal vantagem da plataforma é a segmentação de público por cargo, empresa e nicho de mercado – o que contribui para a geração de leads mais qualificados no meio B2B

O Linkedin ADS serve para que a sua empresa conquiste diversos objetivos voltados para a promoção da sua marca. Você pode alcançar clientes em potencial gerando leads com diferentes segmentações.

São vários os modelos de publicidade, desde banners na timeline até impulsionamento de posts específicos.

Os valores são mais altos que os de ferramentas pagas de outras redes sociais, mas o alcance costuma aumentar muito em relação aos resultados orgânicos.

Quais são os principais formatos de impulsionamento no Linkedin ADS?

  1. Sponsored Content

O seu anúncio é veiculado no feed de notícias do seu público-alvo. Você pode veicular anúncios em vídeo, carrossel e imagem única. 

  1. Anúncios em mensagem

Este recurso permite que você faça o envio de mensagens privadas para perfis em grande escala. Segundo o Linkedin, mais de 1 em cada 2 leads abre um anúncio em mensagem. 

  1. Text ADS e Dynamic ADS

Estes formatos são direcionados para o acesso em computadores. Ou seja, você exibe anúncios no lado direito da página do LinkedIn e eles podem conter CTA’s

Vale a pena investir no Linkedin Premium?

Antes de tudo, considere que o Linkedin tem quatro planos. Os objetivos são distintos entre cada um deles. Confira:

  1. Plano de Carreira

Para quem está em busca de empregos relevantes e quer aumentar suas chances de contratação.

  1. Plano de negócios

Para quem está expandindo a rede e construindo sua reputação profissional.

  1. Plano Profissional Sales Navigator

Para encontrar mais e melhores leads direcionados para vender produtos e/ou serviços.

  1. Plano Recruiter Lite

Indicado para recrutadores e/ou empresários que desejam encontrar os melhores talentos para contratar.

Agora que você já conhece os planos, avalie se os recursos extras servirão para você. Isto é, de que forma você pretende usar as ferramentas?

É hora de questionar:

  • Você quer aumentar o seu networking enviando mensagem para pessoas com quem não tem conexão?
  • Você deseja saber quem visualizou o seu perfil nos últimos 90 dias e não somente as 5 pessoas que a versão gratuita permite?
  • Deseja realizar pesquisas de forma ilimitada e salvar os filtros? 
  • Você quer se aperfeiçoar profissionalmente e praticar o lifelong learning com os cursos do Linkedin?
  • Você precisa de uma Estratégia de LinkedIn para buscar networking, geração de leads ou recrutamento?

Se você respondeu “sim” para todas as perguntas: – sim, o Linkedin Premium certamente será essencial para o seu dia a dia. Veja outras dicas em aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *