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          De que forma as estratégias de CRO podem aumentar suas vendas

          Publicado em 27 de janeiro de 202124 de outubro de 2024 por Danilo Alba | 11539 Visualizações

          A sigla CRO significa Conversion Rate Optimization, ou seja, Otimização de Taxa de Conversão. A ideia principal por trás dessas otimizações é aumentar as conversões sem necessariamente alterar o tráfego de sua página.

          Muitas pessoas confundem SEO com CRO. O primeiro diz respeito aos mecanismos de busca; já o segundo trabalha com os visitantes de sua página. Um serve para atrair mais visitas orgânicas e o outro busca usufruir da atenção recebida. Dessa forma, são métodos que andam de mãos dadas.

          Vamos aprender um pouco mais sobre Otimização de Taxa de Conversão!

          O que são estratégias de CRO?

          Vamos supor que a landing page de sua empresa consiga fazer com que 20 usuários de 2.000 entrem em contato com você. Sua taxa de conversão é 20/2.000 = 0,01 ou 1%. Porém, dentro de seu nicho de atuação a taxa de conversão média é de 5%.

          Tem algo errado com sua página.

          Ao analisar as LPs de seus concorrentes, fica claro que a CTA deve estar no início e no meio da página de vendas. No entanto, você só possui uma CTA, e ela está no fim da página. Quando essa alteração é feita, sua taxa de conversão sobre para 4%, por exemplo.

          Sua estratégia de CRO foi analisar seus concorrentes e aplicar algumas alterações com base nessa análise. Como nem sempre isso vai funcionar — ou ser possível —, é importante saber como a otimização funciona.

          Como o CRO funciona?

          Existe um método para otimizar a conversão de sua página e, embora seja simples na teoria, a prática pode oferecer vários desafios. Porém, saber o básico já vai te auxiliar na hora das otimizações.

          Veja as 3 etapas fundamentais.

          Encontre brechas para melhorias

          Por mais que sua página apresente bons resultados, sempre há elementos para otimizar. Portanto, o primeiro passo das otimizações é justamente encontrar pontos de melhoria.

          Uma dica interessante é usar mapa de calor em seu site. Dessa forma, caso seus usuários cliquem em lugares não planejados, você pode adicionar ações nesses locais. É comum, por exemplo, haver cliques em imagens da página, e isso pode ajudar em sua taxa de conversão, se bem explorado.

          Realize experimentos

          Agora que você sabe de algumas brechas em sua página de conversão, é hora de realizar experimentos e testar suas hipóteses. A maneira mais indicada para isso é o famoso teste A/B. Assim você mantém a página original no ar (que já está funcionando) e explora novas configurações.

          Em geral, o que mais causa impacto na conversão são as CTAs, prova social e conteúdo textual da página. Isto é, são ótimos pontos para realizar experimentos e ficar cada vez mais próximo do “melhor resultado possível”.

          Anote os resultados

          O valor dos experimentos está no conhecimento que eles proporcionam. Ou seja, não adianta realizar experimentos se você não aprender nada com eles. É por isso que as anotações são importantes dentro do CRO.

          Aliás, nem sempre as correlações são visíveis, e você deve tomar cuidado com isso. Só para exemplificar, se você mudar muitos elementos de uma só vez em sua página, não vai ser possível distinguir qual deles tem mais peso para a conversão. Embora seja interessante agir dessa forma no começo das otimizações, não se deve fazer isso em páginas que já convertam bem.

          Como o CRO impacta nas vendas?

          A conversão não significa necessariamente vendas, Ok? Porém, no fim das contas é esse o desfecho que queremos ver. No entanto, existem muitas etapas antes de finalmente fechar negócio, e tudo começa com a geração de leads — por isso é a métrica mais comum de conversão, diga-se de passagem.

          Veja os impactos das otimizações para seu negócio.

          Mais vendas com o mesmo tráfego

          Uma otimização de conversão significa utilizar o tráfego que o site já tem. Ou seja, não há necessidade de investir em SEO ou tráfego pago, mas sim alterar os elementos da página visando o aumento de actions.

          Empresas especialistas em Marketing Digital, como a Planejador Web, são mestres em aumentar as vendas sem se preocupar com tráfego.

          Levando em conta o exemplo da LP que converte 20 em 2.000 usuários, podemos esperar, nas primeiras ações, algo como 25 em 2.000 e, posteriormente, 50 ou 60 em 2.000. Repare que ainda temos 2.000 visitas mensais.

          Melhorias cumulativas

          As otimizações oferecem uma vantagem bastante interessante para seu negócio: as melhorias são cumulativas. Dessa forma, a taxa de conversão tende a aumentar ao longo do tempo, o que ajuda a escalar sua atuação no mercado.

          Em suma, existe uma relação interessante entre a quantidade de otimizações e o faturamento de sua empresa.

          Acúmulo de informação sobre seu público-alvo

          Quanto mais testes são realizados em seu site, mais informação você tem sobre seu público alvo. Assim, no momento do planejamento de novas campanhas de Marketing, sua equipe terá um conhecimento aprofundado sobre as pessoas que devem impactar.

          Portanto, o conhecimento acumulado nas práticas do CRO vai se estender muito além do próprio site da organização, e pode ser aplicado até mesmo no desenvolvimento de novos produtos.

          Essa metodologia é bastante legal, não é mesmo? As técnicas de CRO com certeza vão impactar bastante seu negócio!

          Gestão de Marketing
          Este post foi publicado em 2. Gestão de Marketing, 5. Inbound Marketing, 8. SEO -Otimização de Sites. Copie o link.
          Danilo Alba

          Danilo é engenheiro italiano e especialista em desenvolvimento de negócio e gestão operacional de empresas, com foco em segmentos B2B. Com muitos anos de experiência tanto em grandes multinacionais quanto em pequenas empresas, desenvolveu uma sólida expertise em consultoria. Sua experiência estratégica e prática traz um diferencial valioso ao marketing: a Gestão. Gestão vai além da estratégia; é a otimização de processos e recursos para alcançar resultados desejados.

          Customer Success: o que é e qual a sua importância?
          Teste A/B – porque é importante?

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