O aquecimento global, a poluição e o uso excessivo de fontes de energia não renováveis resultaram em muitos danos ao nosso belo planeta. Tudo isto se deve ao consumo desenfreado de recursos e à produção incessante de produtos plásticos não recicláveis.
Felizmente, o mundo tornou-se melhor no reconhecimento do problema e muitas empresas internacionais estão a tomar medidas para reduzir a sua pegada de carbono e utilizar métodos de produção mais sustentáveis.
Hoje, veremos algumas maneiras pelas quais o marketing pode ser feito de forma sustentável e ambientalmente responsável. O marketing é um grande foco de qualquer empresa. Uma parte significativa do orçamento trimestral é reservada para marketing. Afinal, um bom marketing resulta em lucros maiores.
É precisamente por isso que o marketing também contribui para a pegada de carbono de uma empresa. Então, vamos ver como os métodos de marketing sustentáveis podem minimizar ou reduzir essa pegada.
Dicas de marketing sustentável
Abaixo estão algumas dicas sobre como as organizações podem praticar táticas de marketing ecologicamente corretas.
- Marketing digital em primeiro lugar
O primeiro da lista é o marketing digital. Tradicionalmente, o marketing era feito por meio de panfletos, outdoors, estandes flexíveis, anúncios em jornais, revistas e até anúncios em rádio e televisão.
Hoje em dia, muito disso pode ser feito digitalmente. Cartazes, textos de anúncios, anúncios em vídeo e anúncios de texto podem ser postados em sites da Internet. Na verdade, o marketing digital ultrapassou o marketing tradicional devido ao seu alcance mais amplo.
Apesar disso, as empresas ainda utilizam técnicas tradicionais de marketing. O problema do marketing tradicional é que panfletos, brochuras, outdoors, cartazes e outros meios físicos resultam em muito desperdício de plástico e papel.
Os resíduos plásticos são difíceis de reciclar e ainda mais difíceis de reutilizar. Como resultado, é despejado em aterros ou rios e oceanos, prejudicando o ecossistema e resultando em poluição.
Ao optar por uma abordagem de marketing que prioriza o digital e renunciar totalmente aos métodos de marketing tradicionais, muitos resíduos plásticos e físicos podem ser removidos. O marketing digital gera 50% mais interações e ao mesmo tempo custando significativamente menos, por isso é uma vitória mesmo em um ponto de vista de negócios.
- Conteúdo Educacional
Hoje, os clientes estão mais conscientes do meio ambiente. O consumidor consciente está focado em comprar produtos provenientes de formas sustentáveis. No entanto, a proporção de clientes preocupados com o meio ambiente em relação aos inconscientes é lamentavelmente baixa.
Por ser uma empresa comprometida com a responsabilidade ambiental, é necessário que você desenvolva conteúdos de marketing educacional para seu público e clientes.
O objetivo desse conteúdo deve ser promover a sustentabilidade e incentivar os clientes a apoiarem produtos sustentáveis nas suas compras.
Seu conteúdo também deve destacar seus esforços para reduzir a pegada de carbono da sua empresa. Também deve detalhar como seus produtos são obtidos de forma ecologicamente correta.
Outro ponto de foco deve ser educar o cliente sobre as práticas ecológicas que ele pode adotar para fazer a diferença.
Ao criar e divulgar esse conteúdo de marketing, você pode criar uma imagem positiva da sua empresa. Uma imagem positiva faz maravilhas para o marketing e não utiliza recursos, por isso é uma situação ganha-ganha.
- Codificação eficiente e design de site minimalista
Já que o marketing digital geralmente depende de um site dedicado. O site funciona como uma plataforma online onde os clientes podem ser direcionados após clicar em anúncios ou links em conteúdo de marketing.
Práticas de codificação eficientes e design minimalista de sites ajudam a reduzir os recursos usados para o funcionamento do site. Um site é armazenado em um servidor e usa apenas um pouquinho de energia cada vez que faz uma solicitação.
Embora esse pequeno poder possa parecer insignificante, ele pode resultar em números astronômicos quando você considera quantas vezes o site será solicitado. Com práticas de codificação eficientes, você pode reduzir o número de vezes que uma solicitação é feita.
Com um design de site minimalista, você reduz a quantidade de recursos usados por solicitação. Isso ajuda a reduzir a energia usada pelos servidores e dispositivos clientes. Quando adotado em massa, a diferença é bastante perceptível.
Portanto, pelo bem do planeta, utilize práticas de codificação eficientes e um design minimalista de sites.
- Use recursos reutilizáveis
Ao criar sua estratégia de marketing, é melhor projetá-la em torno da reutilização.
Abordamos parcialmente esse ponto na seção “Digital First Marketing”. Os recursos digitais são fáceis de reutilizar. Eles podem ser editados para se adequarem a novos temas e fornecerem usos diferentes.
Dito isto, existem algumas maneiras pelas quais até os recursos físicos podem ser reutilizados sem reciclá-los. Um método comum é usar códigos QR dinâmicos impressos. Cartazes de códigos QR são frequentemente usados para direcionar os clientes às plataformas digitais.
Os códigos QR dinâmicos têm a propriedade única de serem editáveis. Bem, tecnicamente, o código permanece o mesmo, mas o conteúdo ao qual ele leva pode ser alterado facilmente. Isso significa que você pode essencialmente reutilizar os mesmos códigos QR para todas as suas necessidades de marketing sem precisar reimprimi-los.
Eles também são incrivelmente fáceis de acessar. Os clientes podem usar um QR Scanner para usar o código.
Os scanners QR estão facilmente disponíveis na maioria dos telefones (integrados). Existem também aplicativos e ferramentas gratuitas que podem executar a mesma função. Portanto, os códigos QR são altamente acessíveis e também ecologicamente corretos.
Os recursos digitais reutilizáveis são ótimos nesse sentido, ou seja, acessíveis e ambientalmente responsáveis.
- Divulgue seus esforços de compensação de carbono
A compensação de carbono refere-se a práticas ambientais que visam compensar a sua pegada de carbono.
Existem muitas maneiras de compensar a sua pegada de carbono. Os mais notáveis entre eles são:
- Reflorestamento
- Construindo energia renovável
- Gestão de resíduos e aterros
- Práticas agrícolas de armazenamento de carbono
O reflorestamento é provavelmente o empreendimento mais caro de todos, mas também traz os maiores benefícios ambientais. As empresas conscientes do clima devem divulgar os seus esforços de compensação de carbono ao fazerem o seu marketing.
A vantagem de fazer isso é que os clientes ecologicamente conscientes saberão que sua empresa é ecologicamente correta. Eles terão maior probabilidade de se tornarem seus clientes.
Isso funciona como uma tática de marketing sustentável porque você pode divulgar suas compensações de carbono sempre que fizer uma nova.
Conclusão
Práticas de marketing sustentáveis são uma responsabilidade que toda empresa e organização deve defender. Todos nós vivemos juntos em um planeta. Somos os únicos que podemos salvá-lo. Porém, aqueles que causaram mais danos também têm o dever de desfazê-los. A maior parte das emissões de carbono no mundo se deve a grandes interesses corporativos. Portanto, recai sobre eles a responsabilidade de praticar marketing e fabricação ecologicamente corretos.