Independente do ramo de atuação da sua empresa, duas premissas são necessárias para fazer do seu negócio um sucesso: gestão financeira e marketing eficientes.
Sem clientes sua empresa não sobrevive e com as contas desorganizadas as chances de fechar as portas rapidamente são enormes.
Por isso, é fundamental que o empreendedor ou gestor da empresa tenha conhecimentos relevantes nesses dois aspectos para saber organizar e administrar esses setores com destreza.
Mas, infelizmente, não é isso o que acontece na maioria dos casos.
E, quando juntamos esses dois aspectos, as dúvidas são ainda maiores.
Por isso, hoje vamos falar sobre como fazer uma boa gestão financeira para o marketing.
Vamos descobrir como administrar corretamente os recursos destinados ao marketing da sua empresa.
Para realizar uma gestão financeira eficaz é importante ter total controle sobre os gastos e recebimentos da empresa, assim como, que essas informações estejam acessíveis, podendo ser analisadas a qualquer momento.
Existem muitas formas de fazer esse controle, mas a mais eficiente é, sem dúvidas, através de um sistema ERP para gestão empresarial.
Com os módulos integrados que representam os principais setores da empresa é possível controlar fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos, bem como fazer projeções de investimentos, vendas, etc.
Ao mesmo tempo, com um ERP também é possível controlar estoques, pedidos de orçamentos, emissão de notas fiscais eletrônicas, informações de clientes e fornecedores. Ou seja, contribui muito mais do que apenas com as finanças da empresa.
Gestão financeira
A gestão financeira de uma empresa é a administração eficiente de todos os valores do negócio. Além disso, conhecer, organizar e gerenciar os recursos disponíveis, distribuindo valores suficientes para cada setor funcionar adequadamente, sem sobra ou falta de investimento.
E o marketing?
Já diziam por ai que a gestão do Marketing é a alma do negócio. Portanto, sem divulgação eficiente os clientes não saberão da existência da sua empresa e, obviamente, não comprarão seus produtos ou contratarão seus serviços.
Mas é fundamental saber exatamente onde investir seus recursos e quanto investir, para obter os resultados desejados.
Todo investimento em marketing deve trazer retornos palpáveis para a empresa. E certamente ter um orçamento de marketing bem definido faz toda a diferença para esses resultados.
É fundamental criar um orçamento condizente com o mercado, que atenda as necessidades do negócio, mas também as expectativas de geração de resultados.
Definição de meta para o marketing
O principio básico do marketing é que precisa existir um objetivo bem definido. Não há como criar uma estratégia sem saber o que se deseja alcançar. Sendo assim esse é o primeiro passo para traçar uma estratégia de marketing, e claro, seu orçamento.
Os objetivos de marketing podem mudar completamente de um ano para o outro. Por exemplo, pequenas e médias empresas que abriram recentemente precisam formar seu nome no mercado e conquistar clientes, já àquelas com mais tempo de mercado podem desejar mudar de segmento, ampliar seu mercado, etc.
Em ambos os casos há necessidade de investimento, porém, com estratégias diferentes. E quem poderá definir onde será melhor investir é o profissional de marketing.
Como estimar valores?
Existem diferentes respostas para essa pergunta, e todas são válidas.
- Usando referências anteriores
Se você já investiu em marketing nos meses anteriores pode utilizar esses dados como parâmetro para novos investimentos. É preciso fazer uma análise rigorosa sobre como o valor foi utilizado e os resultados obtidos para decidir as novas ações, mas esse é um bom ponto de partida.
- Fazendo cotações online
Se você nunca investiu em marketing e, portanto, não tem essa experiência, pode entrar em contato com fornecedores e solicitar cotações para saber o valor praticado pelo mercado.
Faça uma média com os valores obtidos e inclua no seu orçamento anual.
- Trabalhe sempre com uma margem de segurança
Os dois métodos citados acima são imprecisos e por isso você precisa ter uma margem de segurança no orçamento de marketing. Calcule cerca de 15% a 20% do valor definido inicialmente.
- Considere a disponibilidade financeira da empresa
Tudo o que foi falado até agora orienta sobre como planejar um orçamento de marketing, entretanto, se a empresa não tiver flexibilidade para acomodar esses gastos de nada adianta.
Em caso de Marketing Digital para empresas B2B que enfrentam restrições de recursos, o melhor é partir do valor que podem ser disponibilizado ao setor e então distribuí-lo entre os gastos previstos.
Nesse caso pode ser que seja necessário eliminar alguns itens da estratégia, e redistribuir os valores. Portanto, o ideal é conhecer muito bem o seu público-alvo para identificar as melhores formas de impactá-lo. Assim, você otimiza os recursos disponíveis.
Um orçamento bem feito traz segurança para a empresa, aumentando as boas perspectivas do negócio.
Aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a gestão financeira eficiente para o marketing da sua empresa.