Branded Content é um termo cada vez mais utilizado nas estratégias de marketing de conteúdo de empresas dos mais variados setores. É capaz de trazer excelentes resultados, aumentando a visibilidade online dos negócios.

Mesmo ganhando cada vez mais popularidade, a estratégia não é algo recente, e surgiu mais precisamente no século 19. Mesmo assim, ainda existem muitos profissionais e empreendedores que não conhecem o branded content.

Só que é muito importante desvendar esse conceito porque chamar a atenção do cliente nos canais digitais é cada vez mais importante, e ao mesmo tempo um trabalho árduo.

Antigamente, bastava criar um perfil nas redes sociais para estar no ambiente online, mas hoje isso mudou. Para estar de acordo com o novo perfil de consumo, é necessário produzir e utilizar conteúdos valiosos.

Independentemente do tipo de produto ou serviço que uma marca vende, ela precisa chamar a atenção das pessoas, tendo em vista que o mercado é cada vez mais concorrido e a internet é o maior meio de comunicação.

Entregar material de valor é essencial, por isso, este artigo vai explicar o que é branded content, como funciona essa estratégia, como pode ajudar a empresa e qual é sua importância.

O que é branded content?

Branded content é um termo que significa “conteúdo de marca” e é voltado para a produção de materiais para uma marca específica. Só que não é todo o conteúdo desenvolvido pelas organizações que se enquadra nessa categoria.

Os materiais precisam ser relevantes, ter qualidade e entregar valor para o cliente, mas a publicidade tradicional e as organizações mudaram muito nos últimos anos, visto que estratégias anteriores não traziam os resultados esperados.

Quando o cliente procura alguma informação na internet, como banho e tosa perto de mim preço, também quer saber um pouco mais sobre o serviço em si e até informações sobre o negócio.

O branded content consegue atender suas necessidades, falar sobre a empresa, mas sem abordar sua marca de maneira direta. Ele é focado em entretenimento, publicidade e informação, oferecendo algo muito importante para o consumidor.

Isso é valioso porque as pessoas nem sempre querem saber sobre produtos e serviços e sobre a marca em si, mas obter informações valiosas para conseguir ter resultado com a audiência.

A organização disponibiliza conteúdo relacionado à marca e as pessoas oferecem um pouco de seu tempo para consumi-lo.

Funcionamento do branded content

Não existe uma única fórmula para colocar essa estratégia em prática, mesmo porque existem diversos fatores que definem o sucesso de um conteúdo.

Primeiro, o negócio precisa entender que a maneira como as coisas acontecem no marketing digital é diferente do marketing tradicional.

Ao trabalhar com marketing digital, um fabricante de móveis planejados gabinete para banheiro não tem tanto tempo para planejamento, visto que as ações e reações são instantâneas.

A atenção do público pode se voltar para outros assuntos e isso faz com que o negócio perca chances de visibilidade. Agora, quando o planejamento perde espaço, o monitoramento e o gerenciamento se tornam mais importantes.

Ao trabalhar com branded content, o que a organização faz depois de publicar um conteúdo é muito importante. O objetivo é compreender o que está acontecendo com o material nas mãos do público e mantê-lo engajado o maior tempo possível.

Um dos elementos mais importantes nessa produção é a curiosidade, pois quando a companhia oferece um material que quebra as expectativas das pessoas, gera maior interesse e mais leads.

É por isso que muitas marcas sérias estão desenvolvendo branded content de maneira divertida e humorística. Mesmo assim, o conteúdo precisa ter relevância para que possa ser disseminado.

Trata-se de uma ação com uma dinâmica bem diferente do anúncio, visto que por ser compartilhado nas mídias sociais, ganha mais proporção conforme é compartilhado.

Se as primeiras pessoas que tiverem contato com o material não o considerarem relevante, dificilmente vai passar para frente.

Por isso, uma empresa de instalação de GNV para carros 1.0 precisa compreender a importância do diálogo com outros materiais que já foram produzidos ou que estão sendo produzidos para melhorar ainda mais o engajamento.

Sempre tendo em mente que se trata de um fenômeno espontâneo, por isso é difícil planejar para que a interação aconteça. Mas quando ela acontece, gera interesse e identificação, e isso traz ótimos resultados para a publicidade do negócio.

Como a estratégia ajuda as marcas

O branded content é uma excelente estratégia porque traz diversos benefícios para os negócios, como:

  • Constrói uma marca forte;
  • Engaja o público;
  • Gera leads qualificados;
  • Aumenta as vendas.

Também é capaz de destacar a organização como líder em seu segmento, além de educar o público alvo. Investir em outras estratégias de marketing e publicidade, como distribuição de folder de festa é importante, mas o branded content não pode ficar de fora.

Isso porque ele consegue destacar o negócio no mercado, mesmo diante da grande quantidade de concorrentes. Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por informações e anúncios o tempo todo, por isso, é necessário investir em outras práticas.

Mas para combater essa grande quantidade de propagandas, as corporações estão recorrendo a métodos mais evoluídos para anunciar seus produtos e serviços, sem necessariamente precisar criar anúncios o tempo todo.

É justamente nesse propósito que o branded content consegue ajudar os negócios, fazendo dele uma ação extremamente importante para as marcas.

Importância do branded content

Depois de compreender um pouco mais sobre o conceito e o funcionamento de branded content, é necessário saber um pouco mais sobre a sua importância.

Trabalhar com a produção de conteúdos melhora muito o relacionamento com o consumidor. São materiais que conseguem manter um diálogo constante com as pessoas, fazendo com que potenciais clientes sim cantem pela marca.

Para alguma confecção roupas, isso é essencial para melhorar seus resultados de vendas. Além disso, é uma excelente ação para ter mais conhecimento sobre o público.

Quando o negócio quer saber o que interessa ao cliente, precisa conhecer suas características, e implantar uma estratégia de marketing também exige um bom planejamento.

É assim que a corporação vai compreender os hábitos de seus clientes e potenciais clientes, contribuindo muito para os resultados de vendas.

Investir em branded content também é uma excelente maneira de aumentar a presença digital, visto que oferece para o negócio, de maneira espontânea, um aumento de sua presença no ambiente digital.

Isso é muito valioso para qualquer marca, e se alguns dos materiais se tornarem virais nas redes sociais, a empresa terá um posicionamento privilegiado, sem precisar investir boa parte de seu orçamento.

Também é por meio do branded content que um fabricante de case de óculos personalizada consegue fortalecer o valor de sua marca.

Trata-se de uma estratégia que se transforma em oportunidade para fortalecer os negócios, uma vez que conteúdos produzidos com qualidade se tornam referências, e facilitam o reconhecimento da corporação e de suas soluções.

Dicas para fazer branded content

Como falado anteriormente, não existe uma fórmula única para fazer branded content, principalmente porque uma das principais características dessa estratégia é o elemento surpresa.

De qualquer forma, existem algumas ações que ajudam muito, por exemplo, contar uma história. As histórias conseguem pegar palavras simples e utilizá-las como conceitos, de modo que tenham vida própria.

Uma das melhores estratégias para um fabricante e piso tátil adesivo é o storytelling, Visto que a organização aumenta a sua capacidade de prender a atenção da audiência e atingir suas emoções.

Vale muito a pena investir nesse método e melhorar o relacionamento com os consumidores. Outra coisa muito importante é manter o bom humor, pois isso também melhora as estratégias de branding.

A companhia consegue captar a atenção do público e gerar percepções positivas para sua marca. Consequentemente, as pessoas passam a enxergar os produtos e serviços como algo alegre, criando uma imagem positiva.

Isso acaba melhorando as vendas, mas a companhia precisa buscar relevância, uma vez que conteúdos vazios não conseguem gerar conexão com o público. Consequentemente, também não vai gerar compartilhamentos e menções.

Uma confecção de camiseta personalizada formatura precisa investir em relevância para que sua estratégia seja eficiente e capaz de alcançar os resultados que a corporação almeja.

Considerações finais

Depois de compreender o que é branded content e de que maneira essa prática pode potencializar a marca, é essencial ter criatividade e fazer um bom planejamento para que os materiais realmente tenham qualidade.

É assim que eles vão chamar a atenção do público e a organização vai alcançar excelentes resultados, solidificando sua presença no mercado. Ao longo do tempo, as vendas melhoram e os lucros aumentam consideravelmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *