Para entender a importância da Análise de SEO, começamos por um conceito de Peter Drucker:
o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Então não pode ser melhorado.
Isso significa que em um projeto de SEO, o crescimento orgânico nas buscas do Google só pode ser garantido através da melhoria do que está sendo feito.
Ainda mais porque trabalho de otimização não dá respostas imediatas. Precisa de uma abordagem estratégica a médio prazo e não a curto prazo.
Ou seja, a primeira coisa que precisa fazer é criar uma base de dados históricos.
1. Principais métodos e ferramentas para análise de SEO
Um trabalho de SEO é parte da primeira fase de um projeto de Inbound Marketing, a fase de atração.
Uma Análise de SEO e de Marketing Digital no geral prevê a mensuração de resultados que serão organizados e estudados, visando uma melhor experiência online, com o intuito de atingir os objetivos e resultados com SEO desejados pelos clientes.
Existem várias ferramentas que podem ser usadas para extrair dados importantes para mensurarmos a Otimização do seu Site. Vamos ver as 5 principais:
Google Analytics
É com certeza a mais conhecida e popular.
Principalmente porque é Google, mas também pois é uma plataforma gratuita que, integrada no seu site, permite extrair inúmeros relatórios, tanto de visitas para seu site, como da interação do usuário com ele, durante toda a jornada do usuário até ele se tornar seu lead (contato).
Google Search Console (antigo WebMaster Tools) e Ferramentas de análises estruturais
Também do Google, o GSC permite uma análise de SEO um pouquinho mais técnica das configurações do site e sua programação e o impacto que tem no SEO técnico.
Podemos dizer que o Google Analytics mostra principalmente a interação do site com o usuário e o Google Search Console a interação com o motor de busca. Como o Google Analytics, o Google Search Console também precisa ser integrado com seu site.
O Google Analytics e o Google Search Console nos trazem belos indicativos e são ferramentas gratuitas!
Ambos são excelentes ferramentas para entendermos os dados internos e externos do site.
Alguns exemplos de sugestões relevantes que o Google Search Console indica (como dados internos do site) são possíveis melhorias de Meta tags, apontamentos de erros 404, indexação ou a não indexação de páginas, etc. Nesta ferramenta você pode também estruturar o conteúdo do seu site segundo a codificação Schema.org.
Assim ajudará os motores de pesquisa a entender se o conteúdo é mais sobre um produto, um post, etc.
Moz.com
O Moz já é uma plataforma paga, mas apresenta algumas funções gratuitas, como a análise de site via SERP de cada página do seu site.
Ele é conhecido por ter divulgado o conceito de autoridade de página e autoridade de domínio na web.
Por exemplo, inserindo a página “meusite.com.br/pagina” no Moz, a plataforma dirá qual é a autoridade da página e do domínio “meusite.com.br” como um todo.
A ferramenta Moz auxilia na análise de SEO por meio de leitura de dados internos (programação, tags, erros, etc) e externos (acessos, ranking, etc) do site, oferecendo sugestões de melhorias e verificando se todos os pontos da otimização estão em dia.
Além desses dados que devemos acompanhar semanalmente, quando estamos implementando um projeto de SEO, ele também nos passa uma análise da concorrência, complementando o que o Google Search Console oferece.
Para começar a usar a ferramenta Moz, você pode acessar o site: moz.com ou simplesmente instalar a extensão gratuita para Chrome MozBar.
Usando a extensão, você terá um resumo analítico dos sites já na página de Busca do Google
Na imagem:
- DA significa: Domain Authority e é a autoridade do domínio (ex meusite.com no nosso exemplo de cima)
- PA significa: Autoridade de Página e no nosso exemplo, seria a autoridade da página meusite.com.br/pagina
A versão paga claramente oferece muitas mais funções e requer um investimento mínimo de US$ 99/mês.
SemRush
É uma das ferramentas que mais usamos na NoTopo.com.
Também tem uma versão gratuita, mas é bastante limitada.
A versão paga também precisa de um investimento de US$ 99/mês.
No SemRush você pode analisar a sua concorrência, e ver como se comporta por cada palavra-chave (o SERP dela), como no exemplo aqui embaixo.
Aqui você pode fazer estimativas de volume de busca e nível de concorrência para escolher as palavras-chave que lhe interessam.
O mais importante é que você pode analisar o desempenho do site através do trend do seu projeto de SEO, ou seja, para quantas palavras seu site ranqueia, em que posição ele aparece para cada palavra-chave e com que volume de tráfego.
Na verdade, com SemRush pode fazer muito mais que isso, como avaliar o desempenho das campanhas de Google Ads e nas Redes Sociais, mas estas funções não são foco deste artigo.
É bom lembrar que a análise do volume de busca das palavras-chave é feito também por plataformas como Planejador de palavra-chave do Google.
Todas essas ferramentas disponíveis no mercado são bem utilizadas quando sabemos/entendemos o que temos que olhar e quais dados devemos extrair.
Por isso, sempre alertamos os nossos clientes e leitores que antes de tudo há de serem estabelecidos objetivos e, a partir disso, os mesmos serão trabalhados da melhor maneira possível até serem atingidos.
Para trabalhar performance, é preciso ser o mais objetivo possível e isso significa que o objetivo precisa ser SMART.
Caso contrário, a percepção do resultado de uma Estratégia Digital fica puramente subjetiva.
A NoTopo oferece serviços de expertise em análise de dados que ajudam as empresas a obter relatórios relevantes para o crescimento dos negócios aprimorando as estratégias de posicionamento e venda online.
2. O que medir em cada objetivo na sua análise de SEO?
Isso depende do lugar do funil onde se encontra o público que você quer atingir.
É necessário definir a resposta desta pergunta, bem antes de começar o projeto, para evitar chegar naquela situação de frustração:
‘Fiz Facebook mas não vendi nada então não deu certo’
O Google Analytics oferece uma visão geral do site e o desempenho dele perante os usuários.
As métricas principais a serem avaliadas em um projeto de Otimização de Site são:
- Canal de acesso;
- Número de sessões;
- Permanência no site;
- Número de usuários únicos;
- Número de novos usuários;
- Páginas por visita;
- SERP por palavra-chave.
3. Quando um dado de SEO pode ser considerado bom?
Tanto no SEO como na vida, algo só é mais ou menos bom se comparado a outra coisa.
No nosso caso ideal seria ter um histórico de dados para claramente ver se estamos melhorando os nossos Indicadores de Performance (KPI).
Caso não tenhamos um histórico, as nossas referências podem ser os nossos concorrentes.
Para fazer esta comparação, precisamos de uma análise de concorrência.
Normalmente usamos a palavra bechmark (referência) e concorrente como sinônimos.
Na verdade um benchmark é uma referência e poderia ser uma empresa de outro segmento ou outro país, não necessariamente seu concorrente direto.
No entanto, na maioria das vezes usamos concorrentes como referências, e isso nos leva a sobrepor os dois conceitos.
Veja neste vídeo o que é exatamente um KPI
A análise da concorrência pode ser feita no SemRush ou no Moz para ver como cada concorrente ranqueia se comparado com seu site.
Ao mesmo tempo você pode avaliar quais são os concorrentes mais próximos ao seu site, na base das palavras-chave pelas quais seu site ranqueia.
Caso o SemRush mostre no relatório de concorrência sites que não tem nada a ver com a sua marca, tipo YouTube, Facebook, Wikipedia e outros, significa que você não está ranqueando para palavras relevantes para seu segmento.
4. Quais são as estratégias que geram mais resultados no SEO?
A definição de uma estratégia assertiva depende do objetivo SMART pré-estabelecido. Simplificando podemos sugerir as seguintes abordagens estratégicas:- Google Ads e compra de mídia se seu público-alvo se encontra no fundo do funil;
- Impulsionamento nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) para atingir quem poderia estar interessado no seu produto, mas não está no micro-momento de compra;
- Trabalho de posicionamento de marca para atingir o maior número de pessoas potencialmente interessadas no que você oferece.
Veja o que é exatamente o micro-momento de compra no mini vídeo que segue:
5. Tenha um controle maior do seu orçamento de Marketing Digital
Em uma Estratégia de Marketing Digital, ao contrário do que se pensam, o sucesso de uma campanha não está necessariamente ligado a quanto você investe nela.
Se você estiver começando e tiver um orçamento limitado, tudo que precisa fazer é focar em 1 canal só, naquele que você acha mais válido para atingir seu objetivo.
Teste ele por 3 meses para depois ver se vale a pena ficar otimizando o mesmo ou mudar de canal.
No nosso processo nós consideramos um realinhamento estratégico a cada 3 meses, pois tudo muda tão rápido no mundo digital então re-alinhamentos são necessários.
Podemos dizer que o nosso alvo fica móvel ao longo dos meses, pois muda o comportamento do nosso usuário ou, as vezes, o usuário mesmo.
Não é bom tentar dividir um orçamento muito baixo para mais canais. O resultado disso vai ser a falta de foco, atirando para vários lugares, e também assim, muito provavelmente, você vai fazer um pouco de tudo sem fazer bem nada. Novamente, foque em um canal só.
Conclusão
Vimos neste artigo quais são as ferramentas mais úteis e populares para avaliar o posicionamento do seu site na Internet para definir um objetivo SMART e Indicadores de Performance para acompanhar o desempenho da sua estratégia.
Caso você queira usar outras plataformas para medir os seus resultados com SEO, não tem problema.
O que conta é que você Instale uma ferramenta de relatórios analíticos em seu site para medir o desempenho da sua estratégia.
Caso precise de ajuda para definir plataforma e processo de análise, ou até para definir a melhor estratégia para seu negócio crescer na internet, entre em contato com nossos consultores!
Muito Bom Artigo Parabéns
veja no meu site a importacia De Criar Backlinks
https://goo.gl/EyrGgJ
tbm temos um grupo No Facebook
https://goo.gl/f2hooJ
Gostaria de perguntar qual das duas ferramentas pagas (Moz ou Sem Rush) é melhor para se adquir levando em conta a relação custo beneficio para quem quer ter sua primeira ferramenta de Seo paga. Agradeço se puderem me ajudar.
Olá Luis Cláudio, obrigado pela pergunta. Claramente não existe uma verdade absoluta para responder, mas na nossa experiência, nós usávamos MOZ alguns anos atrás e decidimos mudar principalmente pelo atendimento não excelente do MOZ (pois não tinha atendimento no Brasil). Semrush tem atendimento no Brasil e isso ajuda muito. Desde então ficamos felizes com o SemRush. No geral, para começar com plataformas pagas, eu acredito ambas vão conseguir atendê-lo, mas não subestime o atendimento.
Eu tentaria evitar plataformas sem atendimento no Brasil, não é por uma questão de língua, mas de qualidade de atendimento mesmo.
Esperamos ter resposto.
abs
Top o artigo, pesquisando sobre esse assunto na internet
encontrei aqui alguma das informações que procurava.
Gostei obrigado!!!
Que bom que gostou!
nos siga também no nosso canal youtube.com/EstratégiasDigitais