A cada ano surgem novas tendências de marketing, estudos de comportamento social, estudos de comportamento econômico, entre outros, que são aplicados nos mais variados setores para buscar compreender o consumidor e buscar o aumento das vendas.
E no setor imobiliário, essa questão não é diferente.
Nesse post trataremos justamente o marketing digital para imobiliárias. Confira!
Novas abordagens comerciais e de marketing
A penetração da mídia digital está aumentando, fazendo com que o mundo dos negócios encontre nesse caminho uma oportunidade mais eficaz para se aproximar de um número sempre crescente de usuários cheios de dúvidas, desejosos de conversar e fazer compras satisfatórias.
A maneira como uma pessoa procura um imóvel mudou e não podemos virar as costas para as novas exigências e novos hábitos dos consumidores.
Atualmente, seu cliente em potencial procura sua próxima casa através de seu sofá, usa seu telefone celular para encontrar ofertas imobiliárias, pede recomendações de seus amigos nas redes sociais, analisa e compara todas as opções que a Internet tem a oferecer.
Portanto, agora, se você está procurando vender mais propriedades, é essencial utilizar estratégias de marketing digital que funcionem para esta nova era tecnológica.
A tecnologia pode ser sua aliada (ou sua inimiga) e é impossível que seu negócio imobiliário não seja afetado por ela.
Porém, calma!
É quase nula a probabilidade da tecnologia substituir o serviço do agente imobiliário devido à complexidade dos fatores envolvidos (tributário, judicial, econômico, etc).
Portanto, a agência imobiliária que melhor aplicar o marketing imobiliário digital em seus negócios obterá grande vantagem sobre os concorrentes.
Saiba o que é o marketing imobiliário digital e porque você precisa dele.
O que seria o Marketing digital para imobiliárias?
O marketing digital imobiliário são todas as ações e estratégias publicitárias que são realizadas nos canais que a internet oferece, com o objetivo de conseguir mais clientes para seu negócio imobiliário. O principal objetivo do marketing digital imobiliário deve ser prospectar clientes para seu negócio. A adaptação a esses novos hábitos, necessidades e mudanças na forma de adquirir bens determinará a sobrevivência dos seus negócios.
O marketing digital para imobiliárias tem uma particularidade: é um marketing em “duas pontas”. Se no mercado tradicional o intermediário compra o produto do fabricante e o revende ao consumidor final, o agente imobiliário também é um “intermediário” entre comprador e vendedor, porém não efetua a compra. Ele busca fazer convergir os interesses de ambos.
Sendo assim, você deve estudar e aplicar o marketing digital imobiliário em dois frontes:
- Marketing digital para seus serviços, ou seja, aquele que ajudará sua empresa a obter mais propriedades para anunciar;
- Marketing digital para seus imóveis, ou seja, para conseguir clientes que queiram comprá-los ou alugá-los.
Novas tecnologias
Se os seus potenciais clientes estão no sofá de casa procurando imóveis na internet, então você não deveria se adaptar para atraí-los e vender ou alugar mais propriedades?
Assim, o marketing digital para imobiliárias inclui um conjunto de ações focadas em atrair, converter e manter os clientes potenciais de seu desenvolvimento, através de diferentes táticas.
É claro que, primeiro, você deve descobrir as características de seu buyer persona, como e onde ele busca informações para definir a estratégia, as ações, os canais que você vai utilizar e até mesmo seu posicionamento estratégico.
Por exemplo, se o imóvel que você vai vender está localizado em um condomínio, seu comprador pode ser uma pessoa casada sem filhos, mas se for um edifício de escritórios, então seu cliente pode ser um advogado, um contador ou uma pessoa com características e interesses completamente diversos. Conhecer hábitos e necessidades é essencial.
Dicas para realizar o marketing digital imobiliário?
Com o marketing digital imobiliário é possível atrair prospectos qualificados e melhorar o seu posicionamento online.
Entretanto, primeiro você deve ganhar autoridade e gerar a confiança dos clientes potenciais. Algo que não é fácil de se conseguir. Para isso, é necessário implementar algumas práticas que o ajudarão a captar a atenção das pessoas que realmente se interessam e aumentar as oportunidades de vendas de seus imóveis.
Um dos principais conselhos é aumentar sua presença nos canais digitais. Por quê? Porque você deve estar onde seu cliente está! Mas não se trata de criar contas em todas as redes sociais ou plataformas que encontrar. Você vendendo imóveis de luxo e alto padrão não vai colocar anúncios no Zap ou no OLX, vai?
Então, a chave é descobrir em quais redes seu comprador interage mais frequentemente e usar essas redes em sua estratégia de marketing digital.
Aconselha-se também a criação de um website que seja otimizado de acordo com os critérios SEO e que, além disso, facilite a navegação rápida dos usuários e lhes forneça informações úteis e ordenadas (é a User Experience Design – UXD or UED).
Com seu site pronto, o próximo passo em sua estratégia de marketing digital imobiliário é atrair “estranhos” para ele. Usar um blog para oferecer conteúdo relevante e útil aos usuários é uma tática eficaz e lucrativa pois um artigo que você escreveu há um ano ainda pode gerar visitas hoje. Essencial é deixar suas qualidades de lado e falar sobre as necessidades e interesses de sua buyer persona.
A adoção de um inbound marketing pode gerar muitos leads. Para converter essas visitas em contatos, você oferece ao usuário algo útil de modo que ele forneça seus dados em troca. Claro que você pode optar pelo outbound marketing ou ainda por uma combinação de inbound e outbound marketing.
Usando landing pages, formulários e CTAs, você pode influenciar eles a se registrarem para depois você direcioná-los ao seu pipeline de vendas. Quando você tiver leads qualificados mas que ainda não estão prontos para comprar, você deve realizar a “nutrição” deles, educando-os com informações úteis para ganhar confiança até que eles optem por realizar uma compra ou um contrato de locação.
Essas são algumas dicas de estratégias que ajudam sua agência imobiliária a encontrar novos clientes nas “duas pontas”. Portanto, é aconselhável que o agente mobiliário deve saber como aplicar o marketing digital e observe como a concorrência está procedendo, ou seja, realize um benchmarking. Para se diferenciar em um setor tão competitivo como o setor imobiliário, é necessário ter uma estratégia de marketing digital completa e bem planejada.
A cada dia é mais difícil se diferenciar em um mercado que muda e está cada vez mais digital. Ainda mais com os tempos em que vivemos, é por isso que precisamos fazer uso dos recursos que apresentam os melhores resultados.
Caso não conte com uma estrutura própria dentro de sua empresa, considere seriamente a contratação de uma consultoria de marketing digital para aumentar o desempenho e os lucros da sua empresa.
Sucesso!