Termos de Pesquisa e Palavra-chave – qual é a – Diferença?

termos de busca

Neste post vamos ver qual é a diferença entre palavra-chave e termo de pesquisa.

Você sabe como funciona o Google Ads?!

Google Ads representa uma das tantas possibilidade de impulsionar seu negócio via Links Patrocinados.

É um canal essencial nas estratégias de Inbound Marketing

Quem trabalha com esta ferramenta já deve estar familiarizado com esta diferença.

Então vamos lá !

Palavra-Chave

A palavra-chave é aquela palavra que você vai inserir no conteúdo do seu site ou nas campanhas de links patrocinados ( caso você esteja trabalhando com campanhas do Google Ads por exemplo ). 

Termo de Pesquisa

O termo de pesquisa, diversamente, é o termo ou os termos que o próprio usuário coloca na busca do Google para procurar o conteúdo, serviço ou produto que ele está precisando no momento.

Vamos ver na prática um exemplo: 

Imagine que você seja um consultor, um advogado que vende serviços de consultoria jurídica. Desta forma, você vai querer usar as palavras consultoria jurídica no seu conteúdo ou nas suas campanhas para que o seu site fique mais relevante ou para que os anúncios apareçam pela palavra-chave: consultoria jurídica. 

Vamos imaginar que o usuário, na hora da sua busca, não procura como consultoria jurídica mas sim como: ‘preciso de um advogado’. 

Cruzando as informações

Nós precisamos entender como fazer este cruzamento entre o que nós queremos vender, o que de fato queremos mostrar, e o que o usuário está procurando.

Outro caso na prática seria por exemplo, de você querer aparecer somente pela palavra-chave: ‘consultoria jurídica’ e não por outra palavra. Neste caso nós utilizamos o que se chama de correspondência de frase

Quando utilizamos palavras-chave dentro das nossas campanhas do Google Ads, nós usamos as aspas (“”) para informar ao Google que não queremos aparecer pelos sinônimos mas sim somente através de palavras-chave específicas.

Otimização do Site

Quanto ao seu site, estamos trabalhando fora do Google Ads e não podemos de certa forma segmentar a visualização mas podemos sim, orientar de alguma forma os motores de pesquisa.

Por meio do Google Cert Console, nós conseguimos ver quais são os termos de pesquisa que acionam algumas páginas, ou seja, se quisermos otimizar de alguma forma essas páginas vamos precisar refazer este cruzamento entre qual é o termo que faz com que uma determinada página seja visualizada.

Resumindo, criamos uma consistência entre o que o usuário está procurando e a página que está rankeando. Isto com certeza vai ajudar você bastante para o seu rankeamento orgânico. Então, esta é uma pequena parte de um trabalho de otimização para ser feito. 

Um passo de cada vez, em busca de otimizações, veja na prática os resultados.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *