O Slug é a segunda parte da URL do site, geralmente o nome de uma página específica ou título do assunto abordado.
Aqui vamos falar um pouco sobre como podemos otimizar esse link para fins de SEO.
Esta otimização vale tanto para sites institucionais, quanto para lojas virtuais.
Se preferir, assista o vídeo para entender o que é o Slug da URL:
Falando sobre a URL, ou seja, o link que direciona para uma página do seu site, percebe-se que ela é composta por duas partes principais: a raiz e o slug.
Se você tem uma pizzaria chamada “melhor pizza” e quer criar uma página para um sabor específico, como por exemplo para “marguerita”, sua URL provavelmente será:
www.melhorpizza.com.br/marguerita
A raiz nada mais é do que nome do seu site, ou então, tudo aquilo que está escrito até o “.com.br”. No caso do nosso exemplo: “www.melhorpizza.com.br”.
Já o slug é o que vem após a barra “/”, ou seja, o título de uma página específica do seu site. No exemplo: “/marguerita”.
Como otimizar a URL da sua página?
Para fim de SEO, é muito importante que nossa palavra-chave, ou tema abordado, esteja dentro da URL. Isso ajudará o leitor a saber para onde este link será direcionado.
Nem sempre essa palavra-chave estará na raiz do domínio, então tentamos colocar na parte do slug.
Uma dica importante é evitar de colocar datas no slug, assim seu link não ficará ultrapassado caso precise usá-lo de novo futuramente, atualizando com novas informações.
Por exemplo, se você quer criar uma promoção de black friday para o ano atual, e, para isso, deseja ter uma nova página no seu site, o slug pode ser: “pizza-marguerita-black-friday”, sem especificar o ano.
Assim, no próximo ano, podemos usar essa mesma URL, já indexada e que já tem uma autoridade na internet. Readaptamos o conteúdo dessa página e começamos a ranquear para o próximos anos seguintes.
Você pode, também, utilizar o Yoast para te ajudar na otimização destas páginas.
A Relevância do SEO Técnico na Facilidade da Gestão de Marketing
O slug da página, embora pareça pequeno em comparação ao conteúdo, desempenha um papel crucial no SEO técnico e na gestão de marketing.
Trata-se da parte final da URL que identifica a página de forma concisa e amigável para os mecanismos de busca e para os usuários.
Ao criar slugs claros, descritivos e relevantes, é possível melhorar a indexação pelos motores de busca, facilitar a compreensão do conteúdo e aumentar a relevância da página para o público-alvo. Portanto, ao adotar práticas de SEO técnico na definição dos slugs, as empresas otimizam a visibilidade do site, contribuindo para uma gestão de marketing mais eficiente.