O mundo da internet está cheio delas. As iscas digitais fazem parte da estratégia de Inbound Marketing de muitos sites e empresas para “capturar” você. Mas vamos ver o que é a isca digital ou lead magnet…

O que é a isca digital ou o lead magnet?

A isca digital, como muitos dos termos do marketing digital, se origina de uma expressão americana: lead magnet. Lead você sabe que pode ser traduzido como “cliente potencial” e magnet significa ímã. Então, uma tradução literal seria algo como “ímã de cliente potencial”. Não colou muito bem, não é verdade? Enfim, ainda bem que adotou-se algo mais brasileiro e o que “pegou” mesmo foi a expressão “isca digital”.

isca digital lead magnet

Vamos ao ponto: ela serve para obtermos leads!

Sabe-se que a geração de leads não é uma tarefa fácil, muito menos de leads qualificados. Por certo, hoje em dia, no meio de tanto lixo eletrônico, spam, fraudes…. ninguém está disposto a fornecer informações pessoais de graça? Fácil entender as razões! Não é por nada que extensões que bloqueiam publicidade em browsers possuem milhões de downloads e instalações. Pois ninguém mais quer empresas se intrometendo na tela dos seus computadores e smartphones sem “serem convidados”.

Sinto muito informar, mas se tudo o que você faz é pedir a um “visitante” do seu site que digite seu e-mail para se tornar assinante, você está no caminho errado. Você acha que só isso basta para realmente o convencer a se inscrever? Você deve se preocupar com o buyer persona que está do outro lado. E oferecer algo valioso (aos olhos do cliente) em troca do compromisso de seu futuro cliente é a maneira mais inteligente de superar isto é .

isca digital lead magnet

A isca digital gera melhores leads porque oferece itens que realmente interessam aos seus potenciais clientes. Podem ser conteúdo, itens ou serviços digitais para download gratuito, um guia gratuito, serviço ou desconto etc. Mas você oferece isso em troca de informações de contato, claro! Depois que ele fornece os dados, você disponibiliza o presente.

O que faz de um item uma boa isca digital

Uma boa isca digital deve resolver algo e dar uma solução exata para um problema. Deve fornecer ao visitante do site aquilo que precisa para que se interesse pela sua oferta. O visitante deve ter a percepção que a sua isca pode ajudar a empresa dele a atingir os objetivos.

É interessante que você tome cuidado para que sua isca não seja excessivamente extensa ou complexa. Mas, ao mesmo tempo, deve demonstrar e comunicar um alto valor percebido e real para convencer os visitantes do site a lhe fornecer os dados que você necessita. Outro cuidado que você deve ter é fornecer um acesso instantâneo. O “brinde” prometido deve ser entregue imediatamente para não frustrar as expectativas do visitante.

Para criar uma isca atrativa, você tem que ter bem claro o seu posicionamento estratégico, conhecer seu grupo alvo (buyer persona) e as necessidades dele. Se você puder identificá-lo, você saberá que desafios ele enfrenta e assim oferecer uma solução ideal. Ao mesmo tempo, você pode promover os produtos e serviços de sua empresa, apresentando sua experiência e know how.

Tipos de isca digital ou lead magnet para segmentos B2B

isca digital B2B lead generation

No mundo B2C essa tarefa de encontrar iscas digitais é mais simples. Por outro lado, Em uma Estratégia de Marketing Digital para segmentos business-to-business (B2B), onde o funil de vendas é mais profundo e a concorrência muitas vezes intensa, você deverá disponibilizar itens mais elaborados para agradar seus potenciais clientes.

Mas acredite, como diz o psicologista Dan Ariely, as pessoas não resistem a alguma coisa grátis! Através de uma boa isca digital, você pode construir uma “ponte” entre a consciência da existência de sua empresa e a simpatia/confiança nela. Portanto, pode ser um começo de uma valiosa relação com o cliente.

A seguir vamos ver alguns tipos ideais de isca digital (uma espécie de benchmarking) que são úteis para a sua empresa. Idealmente você pode oferecer inclusive mais de uma isca de forma que possam ser alternativas e aumentar a possibilidade de chamar a atenção de alguma empresa que visita seu site.

Demonstração de produto

Uma versão experimental ou demonstração gratuita do produto ou serviço de sua empresa representa uma ótima isca digital ou lead magnet. Isso porque ela aumenta a chance de converter seus leads. De fato, uma vez que seu cliente experimentou gratuitamente seu produto/serviço ele já instaurou uma certa relação com você. Além disso, experimentar antes de comprar é um método universalmente conhecido para converter potenciais clientes.

Webinars

No ambiente B2B, utiliza-se os webinars porque permitem que as empresas apresentem questões, detalhes técnicos e outros aspectos em profundidade e os discutam com um grande grupo de participantes opt-in (ou seja, que livremente optaram por participar). Como acontecem em um ambiente interativo, você pode construir relacionamento e confiança com seu público, dedicando seu tempo para responder perguntas e demonstrar sua experiência e know how.

Livros Brancos

Os livros brancos são mais usados no ambiente B2B. Seu formato mais longo permite abordar temas importantes em profundidade e fornecer ao público alvo conteúdo confiável e fundamentado sobre como eles podem abordar os principais pontos de interesse. Frequentemente governos e organizações internacionais utilizam os whitepapers para elucidar seus posicionamentos.(veja exemplos da União Europeia e Brasil).

Esses são alguns dos principais lead magnets disponíveis e que sua empresa pode usar para atrair mais lead com qualidade.

Resumindo

As iscas digitais são uma das melhores maneiras de chamar a atenção das suas potenciais empresas clientes, gerar leads e iniciar o processo divulgação do seu produto/serviço (nutrição) para facilitar a conversão final.

Uma vez que um visitante do site se inscreve para receber uma isca (lembre-se: útil, relevante e de alta qualidade) você se torna uma espécie de líder sobre esse o produto/serviço que você oferece e cria uma relação com o cliente. Ou seja, quando precisarem de algo ou de mais informações, eles pensarão em você e possivelmente voltarão para comprar.

Se você entendeu que sempre há espaço para melhorias e acredita que sua empresa pode mais, fale conosco. Agende uma consultoria de marketing digital e nós te ajudaremos a decolar.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *