Fala-se muito de estratégia de Marketing Digital e de processo.

fala-se de metodologia, cursos e palestrantes de marketing digital.

Se tudo que é falado a respeito destes itens fosse verdadeiro, todo mundo atingiria facilmente as metas estabelecidas.

O problema é que focamos muito em enviar provas sociais positivas das nossas metodologias para mostrar que funcionam. Nunca falamos dos casos em que não funcionam.

Enfatizamos sobre o que deu certo do nosso trabalho, saturando a comunicação de depoimentos.

E até aqui tudo bem.

Mas você já parou para pensar o que acontece com aqueles para os quais a estratégia, o processo, metodologia e curso não deram certo?

Quanto é importante uma palestra de Marketing Digital para ter sucesso?

Pense em uma palestra para 300 pessoas na plateia.

O palestrante vai divulgar a palestra enfatizando que fulano de tal partipou e virou a sua vida, ele teve a tal de ‘transformação‘.

Mas o que aconteceu com aqueles outros 299 ou até 290, 200, que seja, o que aconteceu com aqueles para os quais não deu certo?

O palestrante vai falar que eles não conseguiram porque não seguiram a risca as orientações, a metodologia, o processo, a estratégia, o curso.

Mas não será este uma forma de de-responsabilização, orientando sem botar mãos na massa?

Porque não falar para quem ainda não se inscreveu na palestra, que tem risco de ficar entre os 200 que não vão conseguir nada?

A verdade é que a honestidade intelectual teria um impacto negativo nas vendas.

Como Seth Godin, guru mundial de marketing digital titula um dos seus livros de maior sucesso: ‘all marketers are liars’ (todo marketeiro é mentiroso – veja livro neste link: all marketers are liars).

A importância da operacionalização da sua Estratégia de Marketing Digital

Em um ecosistema como o de marketing digital, em que todo mundo tem acesso fácil às ferramentas e ao conhecimento sobre elas, o gargalo não está mais na estratégia, curso, palestra, metodologia, processo.

Menos ainda no conhecimento teórico.

A gargalo está na implementação do marketing digital, operação, nas mãos na massa.

Não quero dizer, obviamente, que estratégia e método não são importantes, até porque a NoTopo.com é posicionada como empresa de Estratégias Digitais para Aquisição de novos clientes.

A questão é que não existe uma boa estratégia sem uma implementação efetiva.

O acesso a ferramentas e conhecimento facilitou muito a capacidade de executar tarefas.

Mas o resultado disso não é simplesmente que fazemos as tarefas em menos tempo.

Pelo fatos das tarefas serem mais fáceis de serem executadas, acabamos acumulando mais tarefas no tempo que economizamos graças à tecnologia.

Quanto mais as tarefas a serem executadas ficarem mais simples, mais vão se acumulando e mais o problema vai estar na gestão da execução delas.

Assim acabamos sempre executando a tarefa mais urgente, deixando do lado a tarefa mais importante.

Você vai pensar que com um processo efetivo as tarefas serão executadas da melhor forma.

Na verdade nem sempre. um processo é um plano, a execução tem peculiaridades que nenhum plano vai te mostrar.

Uma Estratégia de Marketing Digital não é o Projeto

O filósofo, engenheiro Alfred Korzybski dizia que o mapa não é o território.

Este conceito é usado muito em PNL (programação neuro-linguística), conhecido também através da frase: a bula não é o remédio.

O fato é que existem peculiaridades do caso a caso que nenhum mapa ou metodologia pode mostrar.

Como qualquer mapa, um método é um guia, o que vai fazer a diferença é o território, o caminho, a operação, quem bota mãos na massa.

Sendo assim, as caraterísticas mais importantes, hoje, em um mundo saturado de métodos e fórmulas, estão no perfil de quem implementa.

O perfil de quem implementa a Estratégia de Marketing Digital

A Estratégia ajuda, mas quem a implementar é que vai fazer a diferença.

O perfil dele ou dela.

E o perfil você não muda em um curso, uma palestra.

A transformação digital é antes dr tudo uma transformação. Isso significa mudança cultural, profunda. Muito além da otimização da rotina.

Meu avô dizia: ‘quem nasce círculo, não morre quadrado‘.

Eu não quero ser tão drástico assim, mas posso afirmar na base da experiência que as alterações no perfil de cada um acontecem com tempo ou com trauma, raramente de forma controlada.

Melhor capitalizar os pontos de força do que melhorar os fracos

Em vez de gastar energia em transformações utópicas, focando excessivamente no desenvolvimento dos pontos fracos, não seria melhor aceitar as caraterísticas de um perfil, de cada um, e aproveitar ao máximo os pontos de força?

No livro Unique Ability: Creating the Life You Want (clique no link para conferir o livro) as autoras Catherine Nomura, Julia Waller enfatizam o fato que mais do que focar na resolução de pontos fracos, teríamos mais sucesso focando no aproveitamento dos pontos de força, dos diferenciais, das nossas habilidades únicas.

Claro que cada ponto fraco precisa ter um limite aceitável (se não sei ler preciso aprender a ler), mas muitas vezes focamos em transformações caras e frustrantes para tentarmos nos tornar o que não somos (caso contrário seriamos diferentes…rs – deu para entender?)

Então como fazer para escolher o perfil certo se não posso contar com a transformação do que já tenho?

A experiência vale mais do que o conhecimento para implementar um projeto de Marketing Digital.

A experiência.

Isso que faz a diferença.

Se quiser implementar uma Estratégia de Marketing Digital para sua empresa, você tem várias formas de fazer isso:

  1. Pode adquirir um curso, palestra, metodologia e acreditar naquela transformação utópica mencionada;
  2. Pode contratar alguém quem aprendeu a mexer nas ferramentas, o tal de freela, mas ai tem que educar o seu freela sobre seu segmento de mercado, seu produto.
  3. Pode contratar uma consultoria que vai te passar o passo a passo do que você deveria fazer e que você nunca fará, pois terá sempre outras prioridades na frente;
  4. Ou pode contratar uma Agência de Marketing Digital (como a NoTopo.com….rs) que vai disponibilizar alguém com experiência no seu ramo de mercado, alguém que tem conhecimento prático das ferramentas que serão usadas, para entender quais usar e principalmente como contornar os inúmeros bugs das ferramentas que pontualmente aparecerão.

Não existe decisão errada, tudo depende do momento da sua empresa

Qualquer que seja a decisão que você irá tomar para sua empresa, será a decisão certa, pois a decisão nunca é absoluta, precisa sempre ser contextualizada no momento da sua empresa.

Se você não tem experiência no mundo digital, é justo que tome decisões mais do tipo ‘eu faço tudo‘, pois precisa entender até onde você consegue ir sozinho.

Esta abordagem irá lhe ajudar também a tomar a decisão certa na hora de escolher um parceiro que tanto define a melhor Estratégia de Marketing Digital, quanto bota mãos na massa para operacionalizar a estratégia.

Estratégia de Marketing Digital para gestão empresarial

Uma Estratégia de Marketing Digital é essencial para uma gestão empresarial eficaz nos tempos atuais, pois oferece um plano direcionado e adaptável para alcançar e engajar o público-alvo de forma assertiva.

Ao utilizar ferramentas como SEO, redes sociais, marketing de conteúdo e análise de dados, essa estratégia maximiza a visibilidade da marca, aumenta a interação com os clientes e impulsiona as conversões.

Além disso, a flexibilidade e a capacidade de mensuração em tempo real permitem ajustes contínuos, direcionando os investimentos para as áreas mais eficazes, otimizando os resultados e mantendo a empresa alinhada com as demandas e tendências do mercado digital.

Prospecção Ativa - fale conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *