Neste post vamos ver como um gerador de código booleano pode nos ajudar em uma pesquisa no linkedin para fim de prospecção, otimizando nosso processo de Outbound Marketing

O que significa Gerador de Código Booleano?

A álgebra de Boole representa uma relação lógica entre várias variáveis.

Por exemplo: se eu preciso prospectar no linkedin alguém que seja diretor e que trabalhe ao mesmo tempo em uma empresa de tecnologia, eu posso usar a variável: ‘Title’ para definir que ele é o diretor AND  ( ou seja eu crio uma conexão lógica ) com outra informação que eu preciso.

Neste caso: ‘Company: tecnologia. 

Isto significa que eu quero procurar pessoas que tenham tanto a palavra ‘Diretor’ na descrição do título, quanto a palavra ‘Tecnologia’ na descrição da empresa onde eles trabalham.

Portanto, essa relação através da palavra ‘AND’ significa que eu quero uma pessoa que tenha tanto a primeira característica como a segunda. 

Essa é uma relação que define a Álgebra Booleana, ou seja, esta relação entre as duas condições. Seria possível também colocar ‘OR’ na busca.

Como vimos anteriormente, no primeiro caso eu quero uma pessoa que tenha tanto a primeira quanto a segunda condição. Ou eu posso considerar (utilizando ‘OR’), uma pessoa que tenha ou uma ou outra condição.

Sem familiaridade com as ferramentas

Caso você não tenha muita familiaridade com a Álgebra Booleana ou as variáveis do LinkedIn, nós aqui da NoTopo criamos um gerador de códigos, 

(Disponível no vídeo min. 2.19).

O gerador de código que criamos é uma planilha Excel, muito simples. Ele é uma folha de Excel, que tem uma rotina por trás programada em Visual Basic. Infelizmente a gente não tem conhecimento de como fazer isso no Google Sheet porque o código de visual basic do Google Sheet é diferente. 

Gerador de código do Excel

Ao abrir a planilha pela primeira vez, indo em ‘opções’, será necessário habilitar o conteúdo. Ou seja, habilitar a ‘Macro’ que representa a programação feita em visual basic. 

Imaginemos que queremos prospectar um diretor e um gerente da área comercial e do segmento de tecnologia. Vamos colocar as quatro condições dentro da planilha (nós aqui da NoTopo sugerimos que você trabalhe sempre com 4 condições/VER IMG):

Se as 4 condições estão preenchidas, você pode clicar em ‘gerar código’ e a fórmula irá aparecer (todo o código gerado que você programou).

Para copiar, é necessário clicar na caixa amarela (VER IMG):

Após você copiar o código que foi gerado, é necessário colar o código dentro da caixa de busca no linkedIn. Logo em seguida, irão aparecer os resultados.

É possível também, dentro desta busca, utilizar outros filtros para direcionar ainda mais a sua procura (VER IMG):

Para limpar todos os dados que estão dentro da planilha geradora de códigos, é só clicar em ‘Clear Geral’. Se você quiser limpar somente os resultados, clique em ‘Clear Resultados’. Outra observação sobre o uso da planilha seria: antes de clicar nos botões (Gerar Código por exemplo), você deve clicar fora deste campo. 

Usando muitas condições para geração de códigos

Se você colocar muitas condições dentro das buscas (cargo, área, segmento, cliente/VER IMG): 

Copiando o código gerado e colando o mesmo dentro da busca no LinkedIn, a resposta será: ‘Nenhum resultado encontrado’.

Na verdade, esta informação dada pelo LinkedIn está errada, a conclusão que tiramos é que quando são muitas condições não temos nenhum resultado. 

Se tirarmos algumas condições podemos verificar que a busca é concluída normalmente.

Portanto, não abuse das condições, utilize sempre 4 ao máximo. Nós aqui da NoTopo utilizamos este gerador para pesquisa no LinkedIn. 

Prospectando pessoas que vieram do LinkedIn

Para prospectar os contatos do LinkedIn que foram encontrados após a busca com o gerador de código, você pode copiar a URL e colocar dentro do Catacliente para começar a prospectar todas as pessoas. É possível fazer também uma conexão manual com eles, ou você pode utilizar o Ramper para tentar puxar os contatos de e-mail e começar uma prospecção via e-mail. 

Nós temos então, várias formas de utilizar este gerador de códigos. Ele irá com certeza ajudar na hora da pesquisa feita no linkedIn, principalmente se você não possui uma familiaridade com a Álgebra Booleana e as variáveis do LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *