Gestão de Google Ads – Expectativa X Realidade

Gestão de Google Ads

Quais são os problemas recorrentes quando iniciamos a Gestão de Google Ads as pressas?

A NoTopo está desde 2006 na Gestão de de Google Ads e nesses mais de 10 anos de atividade, nós enfrentamos muito desafios, desafios que vão além de setar a conta de nossos clientes e conseguir rodar os anúncios que ficam entre as 3 primeiras posições.

    Eu não quero fazer com que você veja o passo a passo para Gerenciar Campanhas de Ads, não quero, pelo menos nesse conteúdo, falar como Gerenciamos as campanhas de nossos clientes, abrindo a nossa metodologia.

    Quero falar sobre um passo anterior, que muitos de nossos clientes esquecem: POSICIONAMENTO estratégico!  

    Isso afeta e MUITO a entrega de resultados, fazendo com que a Realidade apresentada, muitas vezes, seja 100% diferente da Expectativa do cliente.

    Claro que trabalhamos com briefing, entendemos a necessidade dos nossos clientes, traçamos uma estratégia que consiga fazer com que o objetivo dele seja alcançado.

    Contudo, muitas vezes, as etapas de planejamento e estruturação do posicionamento são puladas, porque o cliente precisa de resultado para ontem. 

    O que acontece é que muitos gargalos são enxergados quando as Campanha de Google Adsjá estão a todo vapor, fazendo com que todo o processo, que poderia ser planejado antes, seja ajustado com os cliques sendo contabilizados e a verba consumida.

    Para termos sucesso na Gestão de Google Ads, muitos dos gargalos precisam ser analisados antes:

    O que isso significa? Que é essencial a empresa ter estruturado:

    1. Quem são os potenciais clientes e quais são as suas dores?
    2. O que a empresa oferece, quais são as vantagens competitivas, o que faz ela ter mais destaque, quais são os pontos fracos, etc.?
    3. Qual é o propósito da empresa – para que existe e qual é a oferta de valor?
    4. Quem são os concorrentes e o que eles fazem na internet: como eles investem, em quais canais estão posicionados, etc.?
    5. Quais são as vantagens competitivas da empresa, o que os clientes falam sobre o serviço prestado?
    6. Como é o ciclo de venda entre o primeiro contato com a marca até o fechamento e a recompra?

    Sem esses passos estruturados, a empresa perde oportunidade por não se comunicar bem com seus clientes.

    Seja através de Campanhas de Google Ads, Mídias Sociais ou até mesmo estratégias de E-mail Marketing. Se eu falei grego para você, eu tentarei destrinchar mais abaixo o que eu estou propondo.  

    O Gerenciamento de Campanhas de Adssempre foi pensado de forma mais operacional, ferramental.

    O Google Ads sempre foi visto como uma ferramenta poderosa, que possibilitou pequenas e médias empresas a comprarem espaço de mídia, tendo visibilidade em canais na internet e na busca do Google por valores viáveis.

    Essa abertura foi maravilhosa, pois fez com que muitas empresas conseguissem crescer.

    No entanto, o cenário na internet está cada vez mais competitivo, as pessoas estão cada vez mais seletivas e pesquisas apontam que as empresas que mais se destacam na internet são aquelas que conseguem ter um planejamento mais consistente, colocando a experiência do cliente na frente de tudo e entendendo bem como conversar e o que oferecer, no momento certo, para seus potenciais clientes.

    E o que isso quer dizer?

    Isso quer dizer que se você não tiver os pontos acima bem estruturados, não souber bem como integrar suas ações de marketing, sua comunicação será rasa/superficial.

    Você estará em um Oceano Vermelho, competindo por preço, oferecendo serviços e produtos que seus concorrentes também oferecem, tentando falar com qualquer pessoa, sem realmente causar o impacto que sua empresa deverá causar para se diferenciar e prosperar na internet, no universo ou onde você quiser.  

    E por que eu comecei falando sobre Expectativa X Realidade e acabei falando sobre Posicionamento Estratégico?

    Claramente, por ser uma ferramenta de comunicação acessível a todos, o Ads possibilita de forma rápida a empresa estar bem posicionada, recebendo acessos no site e convertendo.

    Mas será que essa equação é tão fácil assim, como muitos dizem por aí?

    Nós temos clientes com excelente ROI, que conseguiram otimizar e muito os custos de aquisição de leads, mas esse processo foi uma conquista.

    Porque muito se fala sobre resultados e ferramentas, mas pouco se fala sobre estratégia, principalmente quando atendemos PME´s.

    Porém chegamos em um ponto que ignorar esse passo é começar a dirigir sem aulas de direção, sem aprender a fazer baliza.

    Sair dirigindo, sem aulas, vai tornar toda a experiência de direção mais difícil, problemática e com muitos traumas.

    Muitas vezes recebemos clientes falando mal de outras agências, desacreditados nas táticas, porque não se estruturaram, não planejaram, não desenharam a melhor estratégia para conseguir realizar seus objetivos.

    Isso nem sempre é culpa das agências de marketing digital, que durante anos foram se posicionando como grandes operadoras de ferramentas.

    Muitas sugerem ações de Posicionamento Estratégico/Planejamento, como serviços, porém infelizmente alguns clientes pensam a curto prazo, por diferentes motivos, e não estão dispostos a pagarem por todos esse planejamento.

    Nós estamos mudando esse posicionamento, muitas agências já não atuam mais com nenhuma ferramenta se não for feita uma análise mais aprofundada do cliente, – nem sempre a necessidade do cliente é a certa.

    Muitas vezes os clientes pedem para Gerenciarmos campanhas de Google Ads, sendo que essa pode não ser a melhor ferramenta para ele.

    Essa “ANAMNESE”  é essencial para que a agência identifique as melhores estratégias e ferramentas e desenhe um plano de ação eficaz para o cliente em questão.

    O que estamos falando aqui nada mais é do que os Conceitos de Marketing, que estavam, de certa forma, sendo dirigidos às agências de MKT “offline” ou aos departamentos de marketing das grandes empresas.

    Nós, que somos nativos digitais, temos que estabelecer essa análise como essencial para melhorarmos a entrega para vocês clientes, que desejam resultados consistentes.

    Caso contrário, nossos serviços serão sempre bastante eficientes, porém pouco eficazes.

    Com todo o planejamento traçado, a empresa consegue estruturar melhor todas as frentes de comunicação, não apenas focada em certas ferramentas de mídia.

    Temos por exemplo, um CASE. 

    Começamos o projeto de Treinamento Estratégico de Mídias Digitais, fizemos o cliente pensar em todos os processos da empresa dele, aplicamos a Swot, monitoramos o atendimento dele, desenhamos as personas, desenhamos a brand persona, fizemos análise de Benchmark, além de outras ações, e enxergamos, logo de início do projeto, o principal gargalo dele: Eles não estavam monitorando as leads que entravam pelos principais canais: Facebook e Site.

    Estavam com problemas em gerenciamento de leads há mais de 7 meses, ou seja, muitas pessoas que queriam saber mais sobre o serviço deles, estavam sendo ignoradas e eles perdendo esses potenciais clientes, que chegavam até eles de forma orgânica.

    Imagina, se esse mesmo cliente tivesse solicitado Gerenciamento de Google Ads e nós não fizéssemos essa análise inicial.

    Nós começaríamos a rodar as campanhas e depois de algum tempo, podendo ser 1 mês ou mais, entenderíamos que o pior gargalo dele NÃO é falta de lead, MAS gerenciamento de equipe, sendo esse um problema interno que NÃO cabe a agência resolver. 

    SABE O QUE É PIOR? Isso acontece e MUITO!

    Muitos de vocês, que chegaram até aqui, devem estar pensando: KKK – EU JAMAIS DEIXARIA ISSO ACONTECER!

    Eu posso te afirmar que isso é muito mais comum do que você imagina!  Seja a empresa grande, média ou pequena.

    Por isso, vale a pena você se estruturar, pagar um profissional para fazer toda essa análise JUNTO com os diretores da sua empresa, trazendo no final insights valiosos, que farão a estratégia ser muito mais eficaz!

    Precisa de ajuda para a Gestão do Google Ads da sua empresa?

    Entre em contato com um dos nossos consultores!

     

    One thought on “Gestão de Google Ads – Expectativa X Realidade

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *