Na NoTopo.com, temos desenvolvido uma metodologia que integra várias ferramentas, incluindo muitas versões gratuitas, para implementar um processo de prospecção ativa B2B através do LinkedIn e outras ferramentas, direcionado ao seu público-alvo, obtendo taxas de resposta de até 30%.

Neste post vamos ver o funcionamento do Ramper para uma prospecção ativa via email na nossa Estratégia de Outbound Marketing.

Abrindo a resposta que recebemos por e-mail, a primeira coisa a ser feita é colocar a tag resposta para que o Ramper possa fazer a sincronia com nosso Gmail e então colocar esse lead dentro dos leads que responderam.

Quando ocorre que, através da resposta, a pessoa envia um contato de um outro responsável, nós copiamos este contato [pessoa indicada] e colocamos este lead dentro da cadência “indicação”.

Vamos ver como funciona todo processo

Primeiramente nós procuramos o contato da pessoa que nos respondeu.
Pegamos [dentro do Ramper] o nome da empresa, até para verificar se existem outros contatos desta mesma empresa que estão sendo abordados.

Quando sua busca não mostra nenhum resultado, é possível colocar parte da URL no momento da busca porque as vezes algumas pessoas que trabalham na mesma empresa podem ter e-mails com domínios diferentes.

Fazendo isto, o que se faz ? Marcamos a opção como ‘sem interesse’.
Se no e-mail a pessoa responder que toda empresa não está interessada nós devemos colocar todos os leads como ‘sem interesse’.

Inserindo novos contatos de indicação

Mas se a pessoa não disse que não está interessada mas sim falou de entrar em contato com outro responsável, eu deixo a abordagem com as outras pessoas da empresa.
Se a pessoa que nos respondeu, indicou outra pessoa, nós precisamos inserir este contato, certo ?

Inserimos o novo contato, preenchendo com as informações que temos disponíveis.
Como no Ramper nós não temos a variável de quem indica então usamos uma variável chamada “departamento” que é uma variável que nós aqui da NoTopo não utilizamos de outra forma.

Clicamos em ‘avançar’ e escolhemos a segmentação ‘INDICAÇÃO’ e automaticamente o contato vai entrar na cadência indicação.
A pessoa assim que entrar nessa segmentação vai ser impactada pelo template, como podemos ver na IMG a seguir, o template puxa a variável ‘departamento’ que colocamos.

E é desta forma que funciona a cadência ‘indicação’.

No caso o lead responda: “Sim! podemos marcar uma conversa”.
Como no nosso caso a pessoa prospectada posicionou a empresa, será necessário copiar o domínio da empresa.
Vamos na lista de contatos do Ramper, buscamos a empresa, selecionamos todos os contatos marcando a opção interesse.

Criando a oportunidade dentro do CRM

Após isso, vamos em nosso CRM e criamos a nossa oportunidade colocando todas as informações que temos disponíveis sobre a empresa.
Fonte (de onde veio), marcamos a opção do Ramper; Em campanhas (ação de marketing/vendas) nós selecionamos o script que foi utilizado.
Uma coisa importante também é colocar o nome da empresa [oportunidade] dentro do Linkedin.
Desta forma, eu consigo obter mais informações sobre a empresa, consigo ver o número de funcionários (tamanho da empresa), esta informação é importante para qualificação da empresa ou seja, para a análise do nosso ICP ( Ideal Customer Profile).

Depois é só salvar.

Tag de respostas

Dentro do Gmail, vamos escolher a opção ‘Ramper_Respostas’ para fim de sincronia.
No nosso caso citado, temos um contato que abriu a porta.
Vamos copiar a informação da empresa e colocar dentro do Ramper para buscarmos os contatos. Por fim, selecionamos todos os contatos e colocamos todos com ‘interesse’.

Depois de todos esses passos, vamos no CRM e criamos a oportunidade.
O Ramper promete integração com a RD Station, isso quer dizer que podemos fazer este trabalho diretamente do Ramper, procurando o contato [lead interessado] e enviando para integração RD Station CRM.

Nós aqui da NoTopo, não confiamos 100% neste processo porque muitas vezes ele não funciona.
Então o ideal é fazer o trabalho manual mesmo.

Oportunidade criada

Oportunidade criada, envio a tarefa para a pessoa responsável.
Seria interessante também colocar na descrição todo histórico da conversa para o responsável poder acompanhar.

Então, se nosso lead nos responde enviando um novo e-mail de contato, com um responsável diferente. Nós precisamos entrar no Ramper, procurar a empresa [prospectada], verificar todos os contatos da empresa que foram encontrados e colocarmos a pessoa que se posicionou (enviando novo contato) como ‘sem interesse’.

E o restante dos contatos continuamos abordando pois a pessoa não disse que a empresa (no geral) não estava interessada, ela somente fez uma observação e nos indicou um novo contato.
Por fim, coloco a tag Ramper_respostas e envio um e-mail de agradecimento pelo contato e a atenção que o lead nos deu.

Neste post nós vimos alguns exemplos de leads que abriram a porta de respostas que vieram do Ramper, alguns que foram para cadência de ‘indicação’, outros que mostraram falta interesse, outros que mostraram interesse e fizemos isto com o nosso CRM juntamente ao Linkedin, que serve para fazer uma análise da situação da empresa (total funcionários entre outras informações).

Faça você também essa integração e veja na prática o resultado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *