O que significa noindex, nofollow, disallow?

Noindex, nofollow e disallow

Neste post vamos ver o que significa a indexação de página no Google, o que é noindex, nofollow, disallow

Vamos ver ? 

Primeiramente, precisamos saber que são configurações importantes dentro uma estratégia de SEO.

Vamos ver de onde vêm as palavras.

Noindex

Noindex vem de índice, de origem latina não inglês. Este índice é como o índice do seu livro, por exemplo, no índice do livro você está vendo os tópicos que vão ser abordados no livro.

No Google, a questão é muito parecida, o índice nada mais é do que as páginas que o Google armazena dentro do data-base dele. 

Então, é sempre bom ter todas as nossas páginas dentro do data-base do Google? 

A resposta é NÃO. 

Nós temos que fazer com que o Google acesse as páginas mais relevantes. Para fazer isso nós precisamos comunicar ao Google quais são as páginas que ele não deve considerar e para isto nós precisamos colocar uma tag que se chama noindex.  Mas lembre-se, isto não significa que o Google não entre na página, ele entra na página mas a diferença está no fato que ele não coloca a página dentro do data-base dele. 

Disallow

Disallow = não permitir

Desta forma esta tag não permite o Google de entrar na sua página.

Na maioria das vezes essas tags estão juntas mas a diferença substancial é que quando o Google entra na sua página ele pode seguir os links que a sua página possui. Para fazer isto o ‘noindex’ é suficiente. Lembrando que neste caso nós permitimos que o Google entre na nossa página. Já quando colocamos a tag disallow o Google não tem a permissão para entrar na página, ou seja, se tiver algum link dentro da página ou só dentro de uma determinada página que você não quer que o Google considere, usando esta tag o Google não terá como acessar a página. 

Imagine então que o Google entrou na sua página mas você não quer que ele siga alguns dos links. Você quer que ele siga somente alguns.

Nesse caso utilizamos outra tag.

Nofollow

Nofollow = não seguir 

Neste caso nós informamos ao Google quando ele não precisa seguir determinados links.

Você sabe quando nós precisamos fazer isto? 

Por exemplo, quando você vende publicidade, tem um banner publicitário em um site que vai para outro site. O link de um banner ele não é considerado um link qualificado então quando você manda esse link para outro site, o Google está sabendo que este link não é qualificado então se a gente não colocar essa tag, o Google poderá entender que seja um jeito de enganar o trabalho de Link Building. 

Portanto para ter certeza, nós colocamos a tag nofollow e falamos para o Google de não seguir determinado link. 

Gostou ? Utilize você também essas tags de conteúdo e dê relevância para seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *