Dicas para E-commerce

Ecommerce para b2b

Investir em um e-commerce com  bom planejamento ajudará o seu negócio a ter melhor resultado, sem citar a precaução de possíveis transtornos que podem surgir no futuro. Aqui, listamos algumas dicas que irão lhe auxiliar com o melhor planejamento para a criação da sua loja virtual.

Planeje seu E-commerce

Planejar é o principal conceito que devemos ter para qualquer projeto, e para o e-commerce não seria diferente! Saber qual propósito você quer atender, alinhado ao segmento que você deseja atingir, lhe ajudará a ter estratégias propícias para cada cenário. 

Identificar buyer persona, jornada de compra do cliente e como ele pesquisa seu produto/serviço lhe dará uma visão ampla para planejar as futuras conversões do seu site.

Plataforma de E-commerce

A escolha da melhor plataforma para o seu modelo de negócio é imprescindível para você ter bons resultados alinhados às suas expectativas. Devemos ter em mente que o e-commerce vai funcionar como uma loja virtual e como todo “estabelecimento”, será preciso se ater a detalhes para ter resultado consolidado e alinhados à logística, maquininha de cartão, estoque, etc. Vamos aos exemplos – Saber a plataforma tem integração nativa com determinados serviços terceirizados, como por exemplo: gateway de pagamento, sistema de ERP ou marketplace, lhe trará melhor respaldo com as tarefas do dia a dia. Vale ressaltar que você precisa estar ciente de todas as vantagens oferecidas pela plataforma, assim como todas as limitações que possam existir por nível de serviço contratado, por exemplo. Ter a garantia que sua plataforma não irá “cair” com grande fluxo de tráfego (Black friday) ou determinada quantidade de SKUs (produtos cadastrados) já é um bom começo! É essencial que estejamos cientes de todos as funcionalidades que a plataforma pode oferecer e com isso, saber se há limitações para evitarmos futuros transtornos relacionados ao seu negócio ou ao cliente.

Saber se seu negócio irá performar com atendimento B2C ou B2B, por exemplo, lhe ajudará a orçar, de forma mais clara, com a plataforma a ser contratada.

O mercado oferece diversas plataformas como: Vtex, Magento, Rakuten, Shopify, entre outras. Cabe a você identificar qual se encaixa melhor ao seu negócio, visando: performance, entregas, limitações e benefícios (preço) que ambas podem lhe oferecer.

Design – Resolva uma dor!

Aqui poderíamos citar exemplos de UX, que é um serviço esssencial para quem quer deixar o layout do site otimizado e performando da melhor maneira para conseguirmos aumentar as conversões, mas, gostaria de citar alguns detalhes simples que podem agregar melhorias à sua página.

Ter conteúdo relevante (entendamos aqui que não necessariamente precisa ser textão de blog ou algo relacionado, mas claro, se tiver, melhor ainda!) detalhando às especificidades do seu produto ou serviço, fazendo com que o potencial cliente se identifique com os detalhes é uma das melhores técnicas para alcançá-lo. Devemos lembrar que toda busca, independente da palavra-chave, é carregada de intenção. Qual a intenção o cliente teve em fazer aquela busca que o direcionou para o seu e-commerce? Tendo isso em mente, nos ajudará a construir um site focado na dor (necessidade) do cliente. Qual intenção o cliente busca aquele produto/serviço? Qual “dor” do cliente posso sanar com meu diferencial? Qual problema o cliente quer resolver com meu produto? Pode parecer perguntas simples, mas que fazem toda a diferença no contexto geral. É importante enfatizarmos os textos ou descrição dos  produtos/serviços com a visão de quem tem a dor! Sabendo que o cliente tem “y” necessidade, qual seria a melhor forma de expor meus diferenciais de forma clara e que ele entenda que posso ajudá-lo a resolver? 

Estrutura – Criação de Conteúdo 

Seu site precisa se comunicar de forma clara com o cliente, tendo em mente que, diferente das lojas físicas, aqui o cliente navega por toda a loja e deve ter as informações de forma clara para que ele possa comprar qualquer produto sem ter muita burocracia ou dor de cabeça. Lembre-se, aqui não tem vendedor, na porta, esperando para atender o cliente de forma clara, tirando suas dúvidas. Ou seja, quanto menos complexo, mais otimizado e detalhado o seu e-commerce for melhor será o resultado do seu planejamento.

SEO – Search Engine Optimization

 Como sempre citamos em nossos posts, aqui não seria diferente citar sua importância! SEO  é a sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Em suma, é um grupo de  técnicas para fazer com que o conteúdo (site,blog,e-commerce) tenha melhor performance ao indicar uma ou mais páginas para aparecerem nos melhores resultados dos motores de busca (buscadores). Essas técnicas têm como foco, indexar o conteúdo, da página em questão, para que a sua página apareça nos primeiros resultados do Google.

No caso do e-commerce, não basta simplesmente otimizar o SEO referente ao conteúdo. É importante que conceitos como: Google Search Console, H1 e URL amigável, Title e meta description, Otimização de imagens, entre outros, sejam otimizados para você ter melhores resultados com a sua loja virtual. 

Estratégia de Marketing

Como dito anteriormente, para obter de forma significativa os melhores resultados é necessário ter um planejamento detalhado com todos os pontos necessários para criar seu e-commerce. Mas vale lembrar que todo planejamento tem maior retorno se mensurado de forma paralela com uma estratégia de marketing! Há vários cenários que você vai vivenciar em seu e-commerce, como: Identificar as melhores estratégias para vender em um marketplace; induzir, de forma inteligente, os clientes que adicionaram alguma compra ao carrinho e por algum motivo não finalizaram ou até mesmo traçar a jornada de compra do cliente em vários ambientes (seu site ou marketplace), entre outros. Independente do cenário que possa surgir, um bom planejamento de marketing lhe trará clareza e processualização das ações a serem feitas, proporcionando melhor desempenho das suas vendas.

Se você precisa de mais dicas para estruturar seu e-commerce, baixe nosso ebook e obtenha insights para pôr em prática desde já! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *